Purusha, Atma, Ishvara e o Verdadeiro Eu

93!

Bom dia,

Recentemente terminei de ler o Raja-Yoga, de Swami Vivekananda. Sinto que foi uma leitura tão proveitosa que fui possuído por um desejo inquietante de ler todos os outros livros do autor a respeito de Yoga. Também é notável o quanto alguns dos seus pensamentos se assemelham aos de Crowley e Thelema. No entanto, não é exatamente sobre isso que eu gostaria de falar.

Eu possuo uma edição do Bhagavad-Gita transliterada, onde o tradutor optou por traduzir o termo “Atma” como “si-mesmo,” e esse é mais ou menos o significado mais provável da palavra, pelo menos dentro de todas as fontes que busquei. “Ishvara” por outro lado, é significado como “Deus Pessoal,” que difere sutilmente de “Atma.” Esses dois termos são bem mais recorrentes no Bhagavad-Gita do que o “Purusha,” por exemplo, por isso me sinto mais familiarizado com eles, e é sobre isso que gostaria de discorrer.

No caso do Raja-Yoga, Vivekananda utiliza com muito mais frequência o termo “Purusha” para se referir ao “Ser,” que seria nosso Eu Verdadeiro Imutável, que transcende até mesmo a natureza, posto que a natureza é mutável. Não tive acesso ao livro original em inglês, mas acredito que “Ser” provavelmente foi uma tradução de “Self.”

Acontece que eu achei os significados de Atma e Purusha um pouco conflitantes, por isso gostaria de saber se alguém tem mais informações para agregar dentro desses termos. Eles aparentemente significam coisas diferentes, mas são usados em contextos muito semelhantes. Muitos outros textos Hinduístas usam “Atma” para se referir ao “Eu Verdadeiro Imutável,” - Bhagavad-Gita, Yoga Sutras de Pantajali, etc - enquanto Vivekananda utiliza o “Purusha.”

Atman e purusha são as mesmas coisas o verdadeiro eu divino, ishvara é o supremo governador criador do universo de acordo com o hinduísmo, a diferença do nosso purusha para o purusha de ishvara é que o nosso está coberto de camadas de ilusão chamados koshas, e nosso dever é se libertar dessas camadas, já ishvara não possui nenhuma camada de ilusão é puro e auto consciente da sua verdadeira essência.

3 curtidas

Eles são usados no mesmo contexto porque um está dentro do outro. Imagine no caso que Ishvara está contido em Atma. A priori, se tem contato primeiro com Ishvara, e confome você vai se libertando das ilusões através Dele chegará a Atma; mas isso pode variar, e falo apenas da minha experiência subjetiva.

1 curtida