Qual a diferença entre misticismo, esoterismo e ocultismo?

E a Thelema pode ser "classificada" como qual delas? Obrigado.

Retirando os termos do dicionário:

Misticismo - busca da comunhão com Deus (ou com a realidade última, ou com a divindade ou com a verdade espiritual) através da experiência direta ou da intuição ou de insight.

Ocultismo - o estudo desses fenômenos [poderes sobrenaturais ou supranormais]; o conjunto das artes ou ciências ocultas, como a magia, o espiritismo, a astrologia etc.

Esoterismo - atitude doutrinária, pedagógica ou sectária segundo a qual certos conhecimentos (relacionados com a ciência, a filosofia e a religião) não podem ou não devem ser vulgarizados, mas comunicados a um pequeno número de iniciados.

Adicionalmente:

Ex*oterismo* - passível de ser ministrado ao grande público e não somente a um grupo seleto de alunos.

Acredito que o significado de algumas dessas palavras se "entrelaçam" entre si.

E que a Thelema por ser "A Lei" pode ser classificada em e"S"oterismo.

Mas talvez não em misticismo, assim como a meu ver podem ser classificadas as "ordens iniciaticas" espalhadas por aí (não que isso seja algo "ruim" ou pejorativo)!

Acredito que o significado de algumas dessas palavras se "entrelaçam" entre si.

E que a Thelema por ser "A Lei" pode ser classificada em e"S"oterismo.

Mas talvez não em misticismo, assim como a meu ver podem ser classificadas as "ordens iniciaticas" espalhadas por aí (não que isso seja algo "ruim" ou pejorativo)!

Sei não. Não gosto de rótulos. Acho que as é um pouco de cada coisa.

"Realizar a Grande Obra", "Buscar o conhecimento e conversação do SGA", "Descobrir a Verdadeira Vontade" seriam classificados por mim como "misticismo". Já os vários livros escritos por Crowley e outros autores são estudos, e seriam classificados como "ocultismo".

"Faze o que tu queres" ou escolha o termo que tu queres...

Creio que podemos entender da seguinte forma:

Aquele que tem necessidade de uma busca espirutual, depara-se com a religião e a aceita, então este está envolvido por misticismo, pois aceita os dogmas(mistérios/misticismo) daquela religião e a segue.

No momento em que essa pessoa começa a desenvolver a necessidade de compreender esses mistérios ela necessariamente vai encontrar apoio no ocultismo, porém como ainda não tem conhecimento da matéria ela irá se identificar com o exoterismo.

Num segundo momento ela terá necessidade de ir mais a fundo e irá ter ensinamentos esotéricos.

Tanto os ensinamentos exotéricos quanto os esotéricos vem das ciências ocultas, são "camadas" desta.

Mas qualquer ensinamento torna-se vazio se não for empírico, ou seja, se não for praticado o conhecimento nunca se tornará sabedoria.

Eu estou começando mas acho que melhor do que querer classificar Thélema, é procurar entende-la e pratica-la.