Qual o objetivo da OTO?

Alguns membros da AA tem publicado por aí que a oto não é uma escola de magia como a aa, e sim uma congregação de pessoas que se reúnem em torno da missa gnóstica. Afinal, a OTO oferece aos seus membros instruções de magia prática como goecia, magia enochiana, conhecimento e c. c/ SAG ou não? a oto oferece instruções magickas propriamente ditas?

Dizem que a diferença entre as duas ordens é que a aa é uma ordem espiritual. e a oto por acaso não é?

Segundo o próprio Crowley, em carta para Karl Germer em 1946:

“A diferença entre a A∴A∴ e a O.T.O., é muito clara e muito simples. A A∴A∴ é uma instituição sempiterna, e inteiramente secreta. Não há comunicação entre seus membros. Teoricamente, um membro conhece apenas seu superior que o introduziu, e as pessoas que ele mesmo introduziu. A ordem funciona por linhas puramente espirituais.

O objetivo de ser membro também é totalmente simples. O primeiro objetivo é o Conhecimento e Conversação com o Sagrado Anjo Guardião. O próximo objetivo, omitindo considerações dos graus 6°=5°, e 7°=6°, é cruzar a travessia do Abismo, e a obtenção de maestria do Templo. Isto é descrito de forma especialmente completa em Liber 418. Muito menos é escrito sobre o grau 5°=6°, ou seja, o Conhecimento e Conversação, por que é muito secreto e individual. É impossível estipular condições, ou descrever a experiência que isto envolve em detalhes.

A O.T.O. não tem nada a ver com isso, exceto que o LIVRO DA LEI e a Palavra do Aeon são bases essenciais para os membros. Em todos os demais assuntos, ela é auto-sustentável como um corpo similar à Franco-Maçonaria, exceto o que envolva aceitação de um sistema social e econômico tencionado a colocar o mundo aos seus pés. Existe, é claro o segredo do IX°, que é, por assim dizer, a arma que eles poderão utilizar mais a frente para estes propósitos.

Interessante!