Caro IIr Jvosilverio,
Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.
Sim, Pelo fato de ser um fórum thelêmico as indicações podem correr quase que naturalmente sob esse espectro.
Acredito que seria proveitoso a você se antes já deixasse bem definido o que você procura, no caso, o que estivesse mais alinhado com seu estudo e prática espiritual e ver se existe algum grupo ou ordem que “bate” com sua visão de mundo. É inegável a influência de Crowley e de Thelema no esoterismo ocidental, contudo ainda é possível encontrar ordens iniciáticas que visam outros objetivos mais místicos e menos mágicos. Não que o lado místico também não fosse o objetivo de Crowley - inclusive o místico e o mágico se complementam -, é que ele focava mais numa prática menos moralista de acordo com a visão da época. O negócio do Crowley, falando superficialmente e exdrululamente para um cara do tamanho dele, era obter resultados práticos que o levassem a um fim satisfatório (O SAG, ou qualquer outra coisa de importância semelhante). Algumas ordens ainda possuem um viés bastante cristão quando se fala de “moral” hoje em dia, eu não concordo muito com isso, mas enfim… Isso é irrelevante à pergunta. Voltando às ordens,
Acredito que seria uma boa ver o que as ordens rosacruzes têm a oferecer, já que são bem famosas no Brasil. Uma que curto bastante o conteúdo, apesar de não ser afiliado, é a FRA (Fraternitas Rosicruciana Antiqua), que tem bases gnósticas, um pouco de influência thelêmica e é uma autêntica Rosacruz no sentido essencial da palavra.
Tem a AMORC, como você citou, com a tentativa de trazer um legado e tradição egípcio para o sistema deles e com uma ordem Martinista interna na qual você pode se afiliar ao chegar no 1º grau de templo da AMORC. Eu fui da AMORC durante dois anos, mas acabei saindo por falta de afinidade.
Tem a OKRC (Ordem Cabalística da Rosacruz), que ao que parece, pelo menos no que é mostrado na internet, foca num contexto mais prático e menos místico da coisa.
Fora essas, existem várias vertentes de cunho mais ‘metasistêmico’, como ordens que exploram a magia do caos ou coisa parecida, como por exemplo a IOT (Iluminados de Thanateros). Essas não posso opinar porque não sei praticamente nada, só posso afirmar que são de cunho prático quando se fala em Magia. O melhor é você entrar nos sites dos exemplos acima e devorar tudo o que puder para tirar suas conclusões.
No demais, boa sorte aí! Espero que encontre o que procura.
93,93/93.