Qual Ordem buscar/iniciar? Indicações!

Queridos e amados colegas de fórum, boa tarde!

Venho amadurecendo a ideia de iniciar em alguma ordem de “magia ocidental” (estou colocando de maneira genérica mesmo para, depois, explicar).

Contudo, conforme algumas pesquisas aqui no portal, vejo que a grande maioria de ordens com essa finalidade são ligadas a “Lei de Thelema”.
Eis a minha primeira dúvida: a maioria dessas ordens são necessariamente ligadas a Thelema? Digo, não existem ordens desvinculadas a esta filosofia?

Não possuo divergências com Thelema, mas não é o meu “rolê”, entendem? Originalmente, sou da Umbanda/Candomblé, não vejo (neste momento de minha vida) tanto sentido em integrar uma ordem com essa diretriz, me parece meio “falso” da minha parte (pertencer a uma ordem que prega esta filosofia e não pratica-la em sua integralidade), entendem?

Conheço o Calen pelo podcast deles, “Foco de Pestilência”, me parece interessante, mas eles demoram muito tempo para abrir cursos e, na maioria das vezes, abrem cursos de módulos mais avançados.

Portanto, aonde buscar? Seria legal ter um grupo para trocar ideia sobre, viver mais esse lado (acho que este é um dos meus objetivos).

Obrigado a todos!

TFA

Prezado,

Essa impressão decorre da grande influência de Thelema e Crowley no que se seguiu.

É quase impossível encontrar algo que não seja contonuidade, influencia ou oposição a uma proposta paradigmatica ou popular (em qualquer campo).

Existe, no entanto, grupos que têm uma proposta autônoma como a Golden Dawn e a OTOA. Talvez você possa buscar ainda Xamanismo ou Martinismo.

Dessas, arrisco que, talvez, você se interesse pela OTOA/LCN.

Indicações:

GD - das lojas do Brasil, conheço: auroradourada.org.br
OTOA no Brasil: otoa-lcn-brasil.com.br.

Locais com Cursos de Magia:

Templo da Estela de Prata.
Conhecimentos da Humanidade.
Daemon Editora.

Boa pesquisa.

Cordialmente,

93,93/93

Ire
vasv

1 curtida

Opa, querido(a), como vai? Obrigado pela ajuda!

Concordo, vejo que não há como desvencilhar 100% disso. O impacto foi enorme!

Concordo. Esse, na verdade, é o motivo principal dessa publicação: tentar encontrar uma Ordem que ensine tudo que todas essas podem ensinar, porém, sem o viés thelêmico. Vejo que é inevitável evitar (perdão pela expressão!) Crowley - e nem pretendo, acho que trouxe muita coisa positiva - porém não sigo a Lei de Thelema, o que já derrubaria qualquer pretensão de seguir qualquer ordem que tivesse essa diretriz.

Conheço pouquissimo do Martinismo, irei buscar sobre! Pelo que vi, você precisa fazer alguns graus da AMORC para adentrar a TOM (Tradicional Ordem Martinista), certo? Ou existem outras Ordens Martinistas por aí?

Dei uma olhada nessa OTOA. Confesso que nunca ouvi falar, mas parece que descamba ao Vodoo Haitiano, ne? Não é a minha praia, visto que tenho já contato com a umbanda/candomblé, mas valeu pela dica!

Achei interessante os toques, já conhecia o “Conhecimentos da Humanidade”, vou dar uma olhada nos cursos, pode ser um bom início para “colocar o pé na água e sentir a temperatura”.

O Templo Estrela de Prata também parece ser interessante, apesar de também ser um braço da AA e ter o lance de Thelema etc.

De toda forma, muito obrigado pelas suas indicações, ajudaram muito!!!

OBS: Só pra deixar claro, acho interessantíssimo a Lei de Thelema e sei que este é um fórum thelemita, então, chutaria que na maioria das vezes as indicações terão esse viés.
Eu só não sigo mesmo! Não me entendam mal, por favor hahahahaha

TFA

Caro IIr Jvosilverio,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

Sim, Pelo fato de ser um fórum thelêmico as indicações podem correr quase que naturalmente sob esse espectro.

Acredito que seria proveitoso a você se antes já deixasse bem definido o que você procura, no caso, o que estivesse mais alinhado com seu estudo e prática espiritual e ver se existe algum grupo ou ordem que “bate” com sua visão de mundo. É inegável a influência de Crowley e de Thelema no esoterismo ocidental, contudo ainda é possível encontrar ordens iniciáticas que visam outros objetivos mais místicos e menos mágicos. Não que o lado místico também não fosse o objetivo de Crowley - inclusive o místico e o mágico se complementam -, é que ele focava mais numa prática menos moralista de acordo com a visão da época. O negócio do Crowley, falando superficialmente e exdrululamente para um cara do tamanho dele, era obter resultados práticos que o levassem a um fim satisfatório (O SAG, ou qualquer outra coisa de importância semelhante). Algumas ordens ainda possuem um viés bastante cristão quando se fala de “moral” hoje em dia, eu não concordo muito com isso, mas enfim… Isso é irrelevante à pergunta. Voltando às ordens,

Acredito que seria uma boa ver o que as ordens rosacruzes têm a oferecer, já que são bem famosas no Brasil. Uma que curto bastante o conteúdo, apesar de não ser afiliado, é a FRA (Fraternitas Rosicruciana Antiqua), que tem bases gnósticas, um pouco de influência thelêmica e é uma autêntica Rosacruz no sentido essencial da palavra.

Tem a AMORC, como você citou, com a tentativa de trazer um legado e tradição egípcio para o sistema deles e com uma ordem Martinista interna na qual você pode se afiliar ao chegar no 1º grau de templo da AMORC. Eu fui da AMORC durante dois anos, mas acabei saindo por falta de afinidade.

Tem a OKRC (Ordem Cabalística da Rosacruz), que ao que parece, pelo menos no que é mostrado na internet, foca num contexto mais prático e menos místico da coisa.

Fora essas, existem várias vertentes de cunho mais ‘metasistêmico’, como ordens que exploram a magia do caos ou coisa parecida, como por exemplo a IOT (Iluminados de Thanateros). Essas não posso opinar porque não sei praticamente nada, só posso afirmar que são de cunho prático quando se fala em Magia. O melhor é você entrar nos sites dos exemplos acima e devorar tudo o que puder para tirar suas conclusões.

No demais, boa sorte aí! Espero que encontre o que procura.

93,93/93.

1 curtida

Olá caros pontos de luz!
Amor é a lei!

Entendo o que @jvosilverio está passando, claro que por outras vivências!
Muito bem pontuado o que o frater @Pinarius colocou acima!
Para somar nesta conversa; faço uma analogia pararela ao assunto.
Se projetarmos uma simples viagem, percebemos que existem caminhos que vão da beira de rios, estradas de terra, a ruas, estradas asfaltadas e rodovias! Independentemente de qual seguir ou qual percurso seguir… Seu rumo e objetivos deverão ser os mesmos!
Por tanto, cabe a você decidir por onde ir, mesmo que se perca. O foco será sempre o objetivo principal ou endereço final, (vamos chamá-lo de verdadeira vontade). Sendo assim, e ainda sob a luz dessa simplória analogia, cabe a você ser o piloto, copiloto ou até passageiro dessa viagem! E espero que na posição de piloto, preste muita atenção por onde passa. Como copiloto, jamais confunda os mapas. E se for passageiro, que confie nos dois anteriores e aprecie a paisagem!
93/93!