Quirologia e Quiromancia

O Objetivo deste tópico será o de discutir sobre Quirologia e Quiromancia.

Já ouviram falar em "Dactilodiagnose"?

Sei que não é quirologia e nem quiromancia! [:P]

Não, não é.

Mas como ninguém pareceu muito disposto a falar sobre "o que é", quem sabe queiram falar sobre "o que não é". [:)]

Se interessa saber, dactilodiagnose é um método bem interessante de análise das características dos dedos e das mãos que denota traços da personalidade e aspectos da saúde do corpo e da psique da gente.

Movimentos de abrir e fechar as mãos, posicionamento e formato dos dedos, jeito de pegar as coisas, etc. Cada dedo estaria relacionado a um orgão do corpo. Se não me falha a memória, o polegar ao coração, o indicador ao estômago, o médio aos pulmões, o anelar aos intestinos e o mínimo aos rins.

É um dos ramos estudados pela parapsicologia. Conheci a partir de um livro antigo de um parapsicologo brasileiro chamado Artêmio Long. É bem curioso.

Não tenho o hábito de comentar o que eventualmente percebo referentemente a esse tipo de peculiaridade nas pessoas, mas as poucas vezes que me senti à vontade para fazê-lo me pareceu fazer bastante sentido.

Deiuma pesquisada rapida na net e não achei nenhum material a respeito disponível para download.

Temalgo que possa compartilhar conosco a respeito?

Eu não tenho nada em arquivo digital, e também não achei nada a respeito para dawnload. Tomei conhecimento do assunto a partir de um dos livros do meu pai.

Achei foi o livro para vender aos montes em sites de venda de usados à preço de banana. O nome é "Dactilodiagnose e Parapsicologia" foi editado no começo dos anos 70.

Também achei informações a respeito do autor, o Prof. Artêmio Longhi (e não "Long' como antes postado), que parece ser um renomado psicólogo e parapsicólogo. Inclusive existe aaté um tal Instituto Longhi de Orientação Pessoal e Profissional.

Uma das poucas informações relevantes que consegui colher é que a idéia da assim chamada "Dactilodiagnose" foi desenvolvida por ele mas seria originárias das pesquisas de Jung e J. B. Rhine.