R.M.B.P.

Sobre o ritual menor do pentagrama. das experiências que tive pude sentir mudanças sutis, no ambiente e em mim mesmo. Gostaria de saber os perigos de si exercer a pratica continua deste ritual e suas finalidades praticas sobre o operante.

(Comentário removido pelo administrador)

Sempre tive dificuldade em onde realizar este ritual. Li que ele pode ser executado mentalmente também. Vocês possuem experiencia nas diferenças entre sua execução mental e não mental e os locais que podemos executa-lo?

(Comentário removido pelo administrador)

Saudações,

Venho neste post mais como um intrometido, espero que alguém possa tirar algumas dúvidas sobre um assunto relacionado ao da publicação.

Há algumas semanas venho praticando algumas técnicas de visualização, concentração e especialmente o Ritual Menor de Banimento do Pentagrama. Possuo o objetivo de fortalecer o meu corpo de luz. Como instruído em Liber O eu faço as práticas de imaginar uma "duplicata" do meu corpo imaginário e projetar a minha consciência para este corpo e então elevá-lo (ou caminhar pela casa). Creio que eu esteja alcançando alguns resultados, eu já consigo manter esta "projeção" por alguns curtos períodos de tempo. Quero dizer, é como se eu "Esquecesse" que estivesse Deitado, ou Sentado ou na Cama etc. e assumi-se tudo do ponto de vista deste "corpo projetado". Até aí tudo bem, o problema é que quando eu tento me afastar muito um fenômeno acontece.

É curioso mas é mais ou menos assim: Chega um momento que quero dar um passo à frente e é como se eu estivesse lutando contra uma avalanche que quer levar minha "imaginação" de volta para o meu corpo. Eu tento me segurar em algo, tento agarrar tudo ou pisar firme e resistir mas é uma força extraordinariamente forte que me leva de volta. Este "levar de volta" por favor, entendam, é como se eu voltasse a prestar atenção no mundo a partir dos meus olhos. Eu "lembro" que não estou vendo as coisas lá longe na cozinha, por exemplo, e volto pro lugar que estou. Me desculpem, estou sendo redundante, mas é dificil descrever direito.

A questão é o seguinte: é natural esta força que parece me agarrar e impedir que minha imaginação vague muito distante? É algo criado? Devo me preocupar? Ou é uma barreira natural do próprio inconsciente que precisa ser vencido à fins de se conquistar este lugar mais sutil?

Infinitamente grato;

A.'.

(Comentário removido pelo administrador)

Ethar,

Agradeço pelo tempo disposto para me responder!

De fato agora eu me recordo que uma das instruções é que o aspirante "persista com toda a sua vontade, mesmo que cerrando os dentes, mordendo a lingua ou contraindo todos os seus músculos, mas que ele se eleve e vá além" - ou algo do tipo!

Creio eu que possa ser uma clara citação à esta "barreira natural" hehehe... Posso estar enganado, mas fico mais tranquilizado em saber que é um processo completamente natural.

A.'.

Mais um coisa...

Se me permitem dizer, este é um espaço maravilhoso para discussão séria sobre o tema de Magick e Thelema. Devo admitir que eu sou um mero aprendiz ainda, mas pelo menos sou um aprendiz que não é completamente tolo. Eu vejo as infinitas páginas no facebook sobre estes mesmos temas e, infelizmente, vejo que a maioria das pessoas ali ou estão enganadas ou enganado - tanta tolice é dita hoje em dia! Ah... esses magos de facebook...

Mas encontrar um Oasis escondido - mas nem tanto assim - como este aqui na Internet é realmente um alívio para aqueles buscadores mais sérios. Apenas por ler algumas das publicações ja se pode ver que aqui há pessoas de verdadeiro conteúdo. E por isto eu sou muito grato. Falta mais pessoas assim neste mundo, ou pelo menos falta que elas se mostrem um pouquinho mais!

Sem mais delongas,

Obrigado.

(Comentário removido pelo administrador)

Olá

Sou nova em magia e algumas coisas do Ritual do Pentagrama (genericamente falando) ainda não estão claras para mim. Não encontrei respostas nos livros sobre a Golden Dawn disponíveis em português, e como não sei inglês, peço a ajuda dos membros quanto a algumas dúvidas.

  1. Por que na versão menor do ritual (para banimento) utiliza-se o pentagrama de banimento do elemento Terra em todos os quadrantes?

  2. Em se tratando da versão maior do ritual, os símbolos estão dispostos de acordo com a roda do zodíaco (ar=aquário, fogo=leão, exceto pelo elemento água, que é simbolizado por uma águia. Qual a razão disso? O símbolo correto não seria do signo de escorpião?

  3. Uma coisa que me parece contraditória é que: se traça o pentagrama para banir influências oriundas daquele quadrante/elemento, mas em seguida se invoca a presença do arcanjo que representa o elemento. Isso me parece estranho, qual seria o propósito de banir o elemento e logo em seguida invocá-lo novamente?

  4. Pode ser ignorância de minha parte (ainda estou começando a estudar Cabala), mas na parte final da invocação dos arcanjos, ainda não entendi muito bem o que o hexagrama e o pilar de luz simbolizam.

  5. Finalmente, qual seria o significado do valor numérico dos nomes divinos (gematria) utilizados no ritual?

Desde já agradeço a atenção dos membros.

(Comentário removido pelo administrador)