Rituais da GD, Thelema e Paganismo

A cerca de dois anos atrás, quando comecei a me interessar por ocultismo, me foi recomendado praticar diariamente o RMBP e o RMBH. Fiz isso por algum tempo, mas a ideia de praticar rituais de uma ordem fora do contexto dessa mesma ordem nunca me pareceu "correta". Isso me levou a aprofundar estudo sobre a Aurora Dourada e, analisando os estatutos originais da ordem e documentos mais antigos, pude perceber inúmeras incongruências entre a utilização original dos rituais e as maneiras pelas quais estes vêm sendo utilizados e recomendados na atualidade.

São inúmeras as irregularidades e distorções, práticas e teóricas, que foram integradas aos rituais no último século, principalmente ao Ritual do Pentagrama (em suas diversas variantes), mas vou limitar a discussão de apenas uma delas.

Percebe-se a ENORME influência do cristianismo gnóstico e da cabala-cristã sobre o sistema da GD, o que não é apenas nítido, mas expressamente ressaltado nos estatutos originais da ordem. A própria "Cruz Cabalística" que compõe o Ritual do Pentagrama (e suas diversas variantes) é uma versão sofisticada do popular sinal da cruz católico, acompanhado de visualizações e a vibração, em hebraico, do trecho final da oração Pai Nosso.

Dessa forma, por que telemitas e outros grupos pagãos (inclusive grupos classificados como sendo da "Mão Esquerda"), que buscam se relacionar com correntes espirituais totalmente adversas ao cristianismo, utilizam e recomendam rituais da Aurora Dourada, especialmente o RMBP??? Por que diabos invocar forças ligadas a Jeová (os arcanjos elementais) para se trabalhar com forças totalmente antagônicas?

"A própria "Cruz Cabalística" que compõe o Ritual do Pentagrama (e suas diversas variantes) é uma versão sofisticada do popular sinal da cruz católico, acompanhado de visualizações e a vibração, em hebraico, do trecho final da oração Pai Nosso."

Nunca li algo tão ridiculo em minha vida.

Desculpe não conseguir dizer isso de maneira mais suave amigo, mas isso ai que você escreveu está completamente errado.

Você quer dizer que o "Catolicismo" é mais antigo do que tais formulas?

Thelemitas não são pagãos, até onde eu sei. Se eu estiver errado, que me corrijam por favor.

"que buscam se relacionar com correntes espirituais totalmente adversas ao cristianismo" Amigo, ao meu ver, até um mago negro é cristão. O filho do homem representa a sexta esféra, e após alcançar o grau correspondente vc pode muito bem escolher ser um "irmão negro", seja lá o que isso significa.

Talve, com cristianismo, vc esteja se referindo à doutrina Romana, que não é ocultismo, e não passa de lixo. No entanto, considerando que a simpatia com o simbolismo é algo de grande importancia pratica nas artes, recomendo que use o Ritual Gnostico do Pentagrama, ou que crie o seu próprio ritual de banimento, mas eu alerto que não deve escolher essa ultima opção a menos que tenha absoluta confiança no que está fazendo. Então, mais uma vez, recomendo usar o RGP, que busca livrar o operador de qualquer simbologia judaico-cristã. Eu recomendo também, amigo, que busque quebrar todos os teus preconceitos para ter uma visão não-tendenciosa a respeito dos fatos mágicos, e entender que todas essas tradições tiveram um papel fundamental e indispensável no que você é hoje.

Qualquer pessoa que vá de contra a "Jeová", na minha opinião, não passa de uma criança rebelde, que insulta seus pais reclamando de besteiras, mesmo só estando viva por causa deles. Por enquanto, você está nele, e nada do que tu vês a tua volta está fora dele.

Pelo que entendi, o objetivo do topico é apontar o envolvimento e mistura do ocultimo Ocidental com Oriental?
Mistura de tecnicas em rituais de religioes Ocidentais com Orientais?
Mas a mistura e o envolvimento das praticas são esclarecidas no capitulo "Religiao" do livro: Magia Pratica de Franz Bardon.

Por favor alguem com entendimento maior esclareca... não possuo tanta experiencia e seria aqui somente meu ponto de vista :/

E outra, se tu queres trabalhar com forças antagonicas a jeová, boa sorte, mas me parece que você não sabe ao certo o que está dizendo. Queres trabalhar com essas forças pra que? E que forças seriam essas mais exatamente?

Ta confuso esse topico na real...

Ok. Vamos lá...

Primeiramente boa tarde prezados,

A formula quaternária (sendo Jeová uma opção linguistica/simbolica de expressa-la) busca expressar a natureza em sua(s) dualidade(s). O neófito deve se equilibrar nessas forças para começar o seu trabalho (existem as equivalentes subjetivas e as objetivas, melhor dizendo, esta formula busca de maneira generalisada classificar, dividir o universo manifestado por certos aspéctos dualisticos, com o único intuido do operador se equilibrar em si mesmo e no universo. É uma etapa de extrema importancia.) Não existe "caminho da mão esquerda" no sentido de agir sobre o desequilibrio. Caso tu venha agir sobre o desequilibrio, você será um fraco. Nada além disso. Você não resistirá a natureza. Ela vai te jogar no chão não importa quantas vezes você levante, pois ela é maior que você, ou melhor, você está nela, e por isso deve seguir as regras dela, pra entrar em harmonia com ela. Para trabalhar com o universo, portanto, tu deves estar equilibrado em tu mesmo, ou vais cair por terra, se tornando o fraco, que não possui poder sobre si nem sobre a natureza.

O que importa, portanto, é que tu entenda e trabalhe com a formula quaternaria nesse grau, independente de tu usar o YHWH como sua expressão simbólica. Entende?

No entanto, usa-se o YHWH pois ele já está dentro de um sistema complexo, e até certo ponto completo, coerente e de grande funcionalidade prática. Se queres trabalhar com qualquer força que não seja essas quatro meu amigo, realmente desejo boa sorte, mas espero que saiba o que está fazendo.

Então, me permitam algumas ligeiras intromissões:

1) A Golden Dawn, que foi quem modernamente elaborou e sistematizou o uso dos rituais supracitados, não era necessariamente uma ordem avessa ao modelo judaico/cristão de fé, ao menos não abertamente; muito ao contrário, ao menos assim me parece.

2) A cruz enquanto simbolo não é propriedade do catolicismo, ela é muito mais antiga e, muito provavelmente, de origem pagã.

3) Oath fez uma rápida menção a algo importantíssimo que deve ser enfatizado: Todo aquele que está na Busca iniciática e que, mergulhando no coração da Árvore, entende (e vivencia!) o Mistério da Rosa-Cruz, pode-se dizer um Cristão no sentido literal do termo. Eis o motivo pelo qual Motta fazia uso do termo "cristita" para se referir à horda de seguidores de um mítico Jesus histórico. A cruz e seu simbolismo pertencem a nós, não a eles! Se alguém tem direito de usá-la somos nós que a compreendemos.

4) Seja como for, pra fugir dessa simbolização judaica (e claro que não apenas por isso), Crowley criou versões thelemicas para os rituais da G.D., como por exemplo o Ruby Star, que é uma versão ampliada e melhorada do RmP.

Eu, como criança rebelde que sou, confesso que também não gosto de Jeová envolvido nas minhas práticas diárias, assim sendo, primeiramente aderi ao Ruby Star com muita facilidade e alegria, e logo criei meu próprio ritual, algo mais adequado para o meu cotidiano e rico em simbolismo que me satisfaz o coração e a alma. Entretanto, compreendo perfeitamente que pra pessoas mais dogmáticas (e não estou dizendo que seja o seu caso) esse pareça um passo arriscado demais num primeiro momento.

Acho importante dizer ainda que o nosso jeito de fazer as coisas não é obrigatoriamente o jeito que os outros tem de fazê-las. Esses rituais tem um corpo coeso, um centro sob o qual giram, e uma vez que se cumpram determinados pré-requisitos de cunho absolutamente prático e funcional, na minha opinião, o resto é todo adaptável.

Olá Oath

Confesso que meu primeiro post ficou meio confuso, me perdi bastante na parte sobre cristianismo. Mas enfim, meus questionamentos são honestos e não é minha intenção impor entendimentos aqui.

Não sou thelemita, pratico alguns rituais da GD diariamente, porém, interpreto-os tendo como base teórica os próprios preceitos da GD. O RMBP, por exemplo, só demonstrou seu poder depois que eu preenchi dois requisitos (que talvez pareçam absurdos para muitas pessoas): a) fazer as pazes com a ideia de Cristo; e b) buscar executá-lo de maneira fundamentalista, de acordo com os documentos e instruções da própria GD, fugindo das distorções e fraudes que foram incorporadas ao ritual.

Foram minhas anotações do diário que me levaram a este caminho, e tem-se demonstrado efetivo. Depois disso, li alguns autores que recomendavam o mesmo. Por isso me pergunto: qual a utilidade dos rituais deste sistema para pessoas e grupos que são antagônicos às correntes espirituais associadas ao judaismo-cristianismo?

Hoje encontrei um vídeo de um thelemita que chegou ao mesmo questionamento que eu: o vídeo está no youtube, se chama "ShMATh - O Pentagrammaton Retificado".

Aluvaia

é exatamente este o meu questionamento, já que entendo pouquíssimo de Thelema.
Se já existem as versões rituais construídas para o próprio sistema de Thelema, qual a necessidade de se utilizar rituais da GD neste contexto bastante adverso? Ou melhor, por que utilizar rituais da GD em qualquer outro contexto que não o da própria GD?

Por exemplo, a tradição da GD tem como base a existência de quatro corpos sutis (etéreo, astral, mental e espiritual), de forma que, o RMBP visa purificar cada um desses corpos, associando-os com os elementos/pontos cardeais. Assim sendo, se a pessoa segue um sistema diferente, que tem como preceito a existência de um número diferente de corpos sutis, por que vai utilizar o RMBP?

José Humberto,

Complementando o que o Oath e o Aluvaia disseram: a história de Thelema está fortemente ligada à Golden Dawn.

A A∴A∴, a Ordem que inicialmente divulgou a Lei de Thelema para o mundo, foi fundada por dois Adeptos da Golden Dawn, que buscavam reformar o sistema antigo, removendo os problemas que viam na época. Nessa reforma, a maior parte das instruções permanece a mesma como na GD, além da introdução de novos métodos: Raja Yoga, Bhakti Yoga, Budismo, Taoísmo, Molinismo, etc.

Alguns rituais da GD permaneceram os mesmos, outros foram descartados, outros ainda foram adaptados - porém não substituídos - como é o caso do Rubi Estrela (adaptação do Ritual do Pentagrama) e do Safira Estrela (adaptação do Ritual do Hexagrama).

Estes rituais são utilizados com propósitos específicos, e não substituem a prática dos rituais antigos. Por exemplo, eu não consigo invocar o elemento fogo para consagrar uma baqueta usando o Rubi Estrela, nem banir as influências do planeta Mercúrio usando o Safira Estrela. Por uma questão de afinidade, alguns thelemitas preferem usar o Rubi Estrela ao invés do Ritual Menor de Banimento do Hexagrama e o Safira Estrela ao invés do Ritual Menor de Invocação do Hexagrama, mas estas são apenas duas formas daqueles rituais.

Se o nome e a quantidade dos corpos sutis te importa, a A∴A∴ ensina diferentes sistemas, como o hindu (Atman, Manas, Buddhi, etc.), o cabalístico (Yechidah, Chiah, Neshama, etc.), o da Golden Dawn (Consciência Animal, Consciência Automática, etc.).

Eu sinto que você tem um pouco de frustração porque os thelemitas "roubaram" e "distorceram" os rituais da Golden Dawn que te são queridos, mas lembre-se de que a própria Golden Dawn é formada por um genial sincretismo de "irregularidades", "distorções" e "fraudes" (usando as suas palavras) a partir de outras tradições: o sistema de graus da SRIA (que por sua vez herdou da Gold und Rosenkreutz), a Cabala dos judeus, uma adaptação da Magia Enoquiana de John Dee, os Tattwas dos Hindus, o Tarô clássico, os Papiros de Ani, etc.

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."

Por curiosidade, foram thelemitas que popularizaram a Golden Dawn no início do século passado: Crowley publicando os rituais e instruções da GD entre 1909 e 1913 em seu periódico The Equinox e Israel Regardie publicando seu compêndio de instruções em seu The Golden Dawn nos anos 40. Mesmo hoje em dia muitos Thelemitas, inclusive neste fórum, também são membros de vertentes da Golden Dawn.

Veja o próprio Hadnu: este site trata de Golden Dawn e Thelema, porque estas são as bases do sistema da A∴A∴.

Você disse que não conhece muito de Thelema, então se quiser ter uma ideia rápida:

O que é Thelema (como filosofia, não religião): https://www.hadnu.org/publicacoes/135-a-mensagem-do-mestre-therion

A história da fundação da A∴A∴ em cima da Golden Dawn: https://www.hadnu.org/publicacoes/89-liber-lxi-vel-causae

Um resumo do sistema da A∴A∴: https://www.hadnu.org/publicacoes/76-uma-estrela-a-vista

Dyulax

Seu post foi bastante elucidador. Confesso que não sou um grande fã de Thelema, mas é sempre bom aprender um pouco mais. Grato pelas elucidações e indicações.

(Comentário removido pelo administrador)