A cerca de dois anos atrás, quando comecei a me interessar por ocultismo, me foi recomendado praticar diariamente o RMBP e o RMBH. Fiz isso por algum tempo, mas a ideia de praticar rituais de uma ordem fora do contexto dessa mesma ordem nunca me pareceu "correta". Isso me levou a aprofundar estudo sobre a Aurora Dourada e, analisando os estatutos originais da ordem e documentos mais antigos, pude perceber inúmeras incongruências entre a utilização original dos rituais e as maneiras pelas quais estes vêm sendo utilizados e recomendados na atualidade.
São inúmeras as irregularidades e distorções, práticas e teóricas, que foram integradas aos rituais no último século, principalmente ao Ritual do Pentagrama (em suas diversas variantes), mas vou limitar a discussão de apenas uma delas.
Percebe-se a ENORME influência do cristianismo gnóstico e da cabala-cristã sobre o sistema da GD, o que não é apenas nítido, mas expressamente ressaltado nos estatutos originais da ordem. A própria "Cruz Cabalística" que compõe o Ritual do Pentagrama (e suas diversas variantes) é uma versão sofisticada do popular sinal da cruz católico, acompanhado de visualizações e a vibração, em hebraico, do trecho final da oração Pai Nosso.
Dessa forma, por que telemitas e outros grupos pagãos (inclusive grupos classificados como sendo da "Mão Esquerda"), que buscam se relacionar com correntes espirituais totalmente adversas ao cristianismo, utilizam e recomendam rituais da Aurora Dourada, especialmente o RMBP??? Por que diabos invocar forças ligadas a Jeová (os arcanjos elementais) para se trabalhar com forças totalmente antagônicas?