Rmp em vídeos :P

Uma explicação do porque do posicionamento dos elementos.

Que como mostra no texto abaixo pode variar.

Na Magia Enoquiana isso tambemfica bem evidente.

Para trazer a criatura a nosso plano se usa um posicionamento de elementos e para ir ate o plano dela se usa outro.

http://www.1000magias.com.br/?p=878

Mas o link acima não fala de Magia Enochiana.

É verdade.Segundo as lendas gnósticas Miguel baniu Lúcifer do paraíso.Até aí tudo bem,mas em registros de grimórios do Medievo como o Clavicula Salomonis essas informações se desencontram,pois alguns anjos são de nomes diferentes.Em outros livros que folheei,para cada quadrante existe um gênio...esse dito "gênio" é sinônimo de anjo ou uma outra entidade distinta?Se sim,seria relativa aos "djins" islamicos?

Outra referência que encontrei foi que antes dos anjos atuais haviam os ditos caídos,um para cada quadrante e,quando houve a rebelião eles foram substituídos pelos de Javé.

In Veritas,

K.

Pois eh, as entidades mudam.

Mas a oposição dos elementos geralmente se mantem.

Mudando apenas em casos "especificos" e com motivos determinados.

O texto que postei da exemplos disso.

Lorkshem,

Legal esse site.

No mais,percebi que,em geral,os criterios mais recorridos para o direcionamento dos quadrantes são esses: telurico,correntes de ar(fria,quente,seca e umida) e direcionamento solar oriente-ocidente.

Tem vezes que eu fico pensando nisso e fico maluco! [:?]

Bom,mas eu já tou acostumado ao esqueminha da G.D.,vou testar outras variações um dia,pra algum tipo de insight.

[:roll:]

A Golden Dawn tem outro poscionamentos pra Magia Enochiana.

A saber:

Leste: Fogo

Sul: Terra

Oeste: Ar

Norte: Agua

Nao lembro agora o motivo, mas assim que acessar a net de casa, consulto o livro do Regardie e posto aqui.

Lembre-se de que o Leste é atribuído a Ar, o Sul ao Fogo, o Oeste à Água e o Norte a Terra, quando vc convoca os Espíritos ou Forças. Entretanto quando vc proucurar Esíritos ou Forças em seus próprios planos, a atribuição dos elementos aos pontos Cardeais é como no Zodiaco, a saber: Leste para o Fogo, Sul para a Terra, Oeste para o Ar, Norte para a Água.

No zodíaco, o ar se opoe ao fogo e a terra se opoe a agua.

Agora resta saber o porque dessa associação zodiacal,pq pra mim não faz sentido esse tipo de oposição dita por ele. [:?]

Faz sim, é so ver a posição dos elementos na roda zodiacal.

Se Aries que é Fogo, o que se opõe a ele é Libra que é Ar.

Áries por ser o signo da casa I, é o ascendente, ou seja, o signo onde o Sol estava quando vc nasceu.

Daí a associação a Leste.

Câncer que é o "Fundo do Ceu" é Água que se opõe a Capriconio que e o signo correspondente ao "Meio do Céu" que é Terra.

Olha um mapa astral que vc entende!

So que norte e sul e leste e oeste parecem estar invetidos.

Acho que isso acontece pela mesma dificuldade que os iniciantes de astronomia tem de ver mapas celestes.

Um mapa celeste é uma foto vista do angulo de baixo, por isso as direções parecem invertidas.

Bom,por esse ponto de vista faz sentido.

Mas eu não vou pirar quanto a isso.Senão eu fico que nem os mulçumano maluco porque nao sabe para onde se virar para meca no espaço hehe [8-)]

Inté,

K.