Sagrado Anjo Guardião - Dúvida

Bom dia irmãos,

Sou um estudante bastante novato na A'.'A'.', porém me identificando muito com os ensinamentos e reflexões. Fui Agnóstico por muitos anos, após me rebelar contra minha religião aprendida em casa, Catolicismo.

De algum tempo pra cá, comecei estudar Bruxaria (Wicca), magia, etc e me deparei com Thelema.

Li a pouco sobre o Sagrado Anjo Guardião, nesse link:
http://www.ocultura.org.br/index.php/Sagrado_Anjo_Guardi%C3%A3o

Minha pergunta é: o Sagrado Anjo Guardião, pelo que percebi é nossa centelha divina, que todos temos dentro de nós. Porém me confundi um pouco em alguns pontos do texto, que entendi dizer que essa centelha é o único Deus. Na Wicca temos a Grande Mãe, que seria uma entidade superior.

De acordo com o Livro da Lei, o SAG não seria então uma comunicação com algo superior, seria simplesmente nós mesmos? Não estaríamos amparados por Deus/Deuses, sendo eles outras entidades?

Grande Abraços Irmãos, e espero que entendam minha pergunta iniciática.

A'.'A'.'

O Sagrado Anjo Guardião é um termo que aparece pela primeira vez no Livro da Magia Sagrada de Abramelin o Mago, de Abraão o Judeu, que é o relato da jornada do Abraão em busca da verdadeira sabedoria, até que ele encontra o mago Abramelin que lhe ensina um retiro espiritual para que possa atingir o Conhecimento e Conversação de seu Sagrado Anjo Guardião.

Uma versão desse livro foi encontrada e traduzida por McGregor Mathers, um dos fundadores da Golden Dawn, Ordem da qual Aleister Crowley fez parte. Crowley abraçou a ideia e definiu sua Verdadeira Vontade como ensinar à humanidade o próximo passo, que seria como atingir o Conhecimento & Conversação do SAG. Mais tarde identificou Aiwass, a entidade que dita o Livro da Lei, como seu próprio Sagrado Anjo Guardião. Perceba que não aparecem referências diretas ao SAG no texto.

Ao longo da vida dele, Crowley identificou o SAG com três coisas diferentes:

  1. Como seu próprio Eu Verdadeiro ou Interior;
  2. Como uma manifestação do subconsciente (conforme explicou a Frank Benneth na Abadia de Thelema);
  3. No final de sua vida, explicava como um ser no sentido objetivo, totalmente à parte de nós.

Os que vieram depois dele também não foram muito claros sobre qual seria a natureza do Anjo.

Abs

Está escrito "Assim é em cima como é o que está em baixo", portanto, eu acredito que o SAG seja a expressão que está em baixo, do que está em cima...

Agora veja, qual é a definição dada (ou subentendida) no texto do livro "A Magia Sagrada de Abramelin, o Judeu"? É que o SAG é um anjo enviado por A-do-nai para nos ensinar a verdadeira magia e a verdade cabala. Ai fica aquela pergunta, ele é o nosso "eu do futuro"? Se por futuro você se refere a questão do tempo, eu acho que não, nem faria sentido, visto que se olhar a estrutura da Etz Chayim verá que as coisas começaram a tomar forma depois de Da'at (a partir de Yetzirah - Formação) Então, fora da ideia arquetípica há tempo em todos os estágios, incluindo em Tipharet...

Mas voltando a pergunta, se o SAG não poderia ser o "único D'us", uma vez que até mesmo nós podemos transcende-lo (ou eu acho que posso), ai volto na ideia da definição que tive usando o livro do Abramelin...

Abraços.

Quando, despertos deste sono, a vida,
Soubermos o que somos, e o que foi
Essa queda até corpo, essa descida
Ate á noite que nos a Alma obstrui,

Conheceremos pois toda a escondida
Verdade do que é tudo que há ou flui?
Não: nem na Alma livre é conhecida...
Nem Deus, que nos criou, em Si a inclui

Deus é o Homem de outro Deus maior:
Adam Supremo, também teve Queda;
Também, como foi nosso Criador,

Foi criado, e a Verdade lhe morreu...
De Além o Abismo, Sprito Seu, Lha veda;
Aquém não há no Mundo, Corpo Seu.

II

Mas antes era o Verbo, aqui perdido
Quando a Infinita Luz, já apagada,
Do Caos, chão do Ser, foi levantada
Em Sombra, e o Verbo ausente escurecido.

Mas se a Alma sente a sua forma errada,
Em si que é Sombra, vê enfim luzido
O Verbo deste Mundo, humano e ungido,
Rosa Perfeita, em Deus crucificada.

Então, senhores do limiar dos Céus,
Podemos ir buscar além de Deus
O Segredo do Mestre e o Bem profundo;

Não só de aqui, mas já de nós, despertos,
No sangue actual de Cristo enfim libertos
Do a Deus que morre a geração do Mundo.

III

Ah, mas aqui, onde irreais erramos,
Dormimos o que somos, e a verdade,
Inda que enfim em sonhos a vejamos,
Vemo-la, porque em sonho, em falsidade.

Sombras buscando corpos, se os achamos
Como sentir a sua realidade?
Com mãos de sombra, Sombras, que tocamos?
Nosso toque é ausência e vacuidade.

Quem desta Alma fechada nos liberta?
Sem ver, ouvimos para além da sala
De ser: mas como, aqui, a porta aberta?
.......................................

Calmo na falsa morte a nós exposto,
O Livro ocluso contra o peito posto,
Nosso Pai Rosaecruz conhece e cala.

Fernando Pessoa

Tem certos aspectos do conhecimento que só podem ser explicados ( ou talvez não posam) com a experiência empírica. O que é o Anjo Guardião ? Acho humildemente que só buscando a presença dele poderemos tentar entender. E olha rapais que pra coneversar com esse tal de anjo é um trabalho dos infernos.

Acredito que o SAG seja um veículo, um instrumento, um agente, um mecanismo guia, uma ponte (ou aquilo que te faz cruzar a ponte).

O UM maravilhoso que te tenta a achar que é o que você É. Uma ilusão...

...Nossa última ilusão de dualidade antes da Grande Imersão, da Dissolução Inexorável.

Ou não.

O SAG nada mais é que a nossa verdadeira conciencia. Assim como está em cima.

Também considero que SAG é o Eu-Superior.