Sagrado Círculo de Thelema

Saudações!

Meus caros amigos, qual a opnião de vossas pessoas à respeito dessa organização dita "Sagrado Círculo de Thelema" e seu "Neo Liber Legis"?

Segue o site representante da mesma:

http://www.nitcult.com.br/SCTgeral.htm

Caos!

Caríssimo, 93!

Não acredito que essa seja a "única religião de acordo com o novo aeon" como ele diz, não acredito que "neo liber legis" valha uma linha do Liber Al, nem acredito que essa "spira legis" valha uma linha da Santa Qabalah. Tenho certeza de que a existência disso tudo denominado "corrente 156" tem uma razão de ser e uma aplicação para alguém em algum lugar, mas não consigo pensar em nenhuma.

Estou falando superficialmente, por que francamente, não tenho um pingo de curiosidade de ver onde o cara que criou uma nova Otz Shim de 12 esferas com 29 caminhos, um novo livro da lei, e declara a sua ordem "a única de acordo com o aeon de Hórus" quer chegar.

93, 93/93.

Pois é, me pareceu um tanto confuso.

Confesso que não tive saco para ler a tese do cara, só corri rapidamente os olhos e me detive em alguns pontos, mas não chegue a construir uma opinião formal a respeito.

Mas o que eu achei curioso foi o fato de não ser possível o acesso à leitura do tal "Neo Liber Al".

Também não me agradam as conotações cristãs, estranho muito quando leio coisas do tipo "Cristianismo Esotérico Thelemico" ou histórinhas sobre o "Mestre Jesus" que fez e aconteceu.

E por falar nisso, o que é aquele negócio de"Hórus vem cobrar e punir os que agirem contra os ensinamentos do Nazareno" [:!:]

Mas cadê o diabo do respeito?! [:shock:]

Não sei você, mas eu não gosto de ameaças.

Afinal de contas o que aconteceu com o bom e velho "Faz o que tu queres"?

Caros,

Isso me parece uma mistura muito tosca de FRA com gnose samaeliana e thelema.Tou longe dessas coisa...vou para as colinas,alguém me acompanha?

Sandice por sandice,prefiro mil vezes o Keneth Grant e suas paradas ufológicas que fazem mais sentido...

Inte,

K.

93,93/93!

Caros Frateres,

93

Tudo isso tem se tornado uma falsa Sephirah, e é uma das formas do Égo de achar que o minimo necessário sobre magia e misticismo seja o todo e absoluto.

Muitas pessoas "Mestres" de coisa alguma via internet, são pessoas que acharam saber mais que seus legitimos instrutores e fundam "Ordens" para saciar o Égo. Quanta mediocridade!

Até mesmo Frater Achad foi vitima do Ego e achava ter superado Crowley e declarado um Novo Aeon invertendo a arvore da vida, isso fez com que Crowley tirasse a prova de que Achad não teria dissolvido o Ego no Abismo e da insanidade e loucura. Também Motta em Liber ABA aponta as confusões das Sephirah e das formas que Achad tentou atingir a Sephirah de Binah (se não me engano é liber aba mesmo).

Quando se deu tal feito Crowley outorgou-lhe o grau de Magister Templi.

Att,

G.'.

Meus caros,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

Não creio que criticar sem conhecer seja uma atitude inteligente e creio que todos aqui concordam comigo nisso.

Ainda mais criticando-se grosseiramante o trabalho de Irmãos sinceramente empenhados na Grande Obra.

Até onde sei, todos nós aqui estamos trilhando o Caminho (muitos apenas pensam estar), mas o importante é reconhecermos que há muitos métodos para se alcançar o Objetivo.

Humildade e Sabedoria são ferramentas essenciais. Aprendamos essa lição.

E, sobre tudo, o Amor.

Amor é a lei, amor sob Vontade.

Caro Marcelo, 93!

Há muitos métodos de trilhar O Caminho, e há muitos caminhos que conduzem à Grande Obra. O que critiquei duramente, e o farei novamente, é a audácia de se autodenominarem "A única ordem de acordo com a Lei de Thelema". Nisso, eles mentem, restringem, e envaidecem-se! As demais coisas parecem-me total descabimento, mas provavelmente terão utilidade para alguém, em algum lugar, em algum degrau de desenvolvimento. Por que não?

Cito também Liber Al II - 59 e 60, o qual tu interpretará como preferir:

  1. Portanto cuidado! Amai a todos, para que não haja porventura um Rei encoberto. Tu dizes assim? Tolo! Se ele for um Rei, tu não podes feri–lo.

  2. Portanto golpeai duro & baixo, e para o inferno com eles, mestre!

Marcelo

Acredito que nenhum de nós tenha aprofundado-se completamente no estudo deste sistema para dizer com certeza o que ele "é" (pelo menos eu não o fiz), no entanto, todos temos o discernimento e a liberdade para dizer o que ele "parece".

Algumas afirmações que foram lidas no link postado "me parecem" equivocadas, pelo menos para o meu uso pessoal. Se fazem sentido para você ou para quem quer que seja, excelente. Mas num primeiro momento continuo com o meus antigos paradigmas.

Se eventualmente você se ressentiu com as minhas críticas, desconsidere-as. A intenção jamais é agredir gratuitamente. Mas é que neste fórum volta e meia as nossas opiniões divergem e às vezes tendemos a ser naturalmente veementes.

Nada pessoal... [:)]

Até mesmo Frater Achad foi vitima do Ego e achava ter superado Crowley e declarado um Novo Aeon invertendo a arvore da vida, isso fez com que Crowley tirasse a prova de que Achad não teria dissolvido o Ego no Abismo e da insanidade e loucura. Também Motta em Liber ABA aponta as confusões das Sephirah e das formas que Achad tentou atingir a Sephirah de Binah (se não me engano é liber aba mesmo).

Ond há essa observação de Crowley?

Meus caros,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

Eu entendo o ponto de vista de vocês, mas a questão é:

Se se tem tanta certeza da superioridade do Liber Legis e de que o Neo Liber Legis é pura bobagem e presunção, então por que perde-se tempo criticando o que se despreza?

Não faz o menor sentido.

Continue cada um com o seu próprio ponto de vista e pronto.

Pra quê alguém vai querer "provar" que o outro está "errado" e que o meu caminho é melhor que o seu?

Espiritualmente falando isso é pura tolice...

Falemos então de coisas mais edificantes.

Dificilmente alguém critica com a intenção de ajudar, então...

Um grande e fraternal abraço a todos!

Amor é a lei, amor sob Vontade.

Caríssimo Marcelo, 93!

Poderíamos então fazer vista grossa aos comentários pouco elogiosos que fiz e que outros fizeram, e voltarmos à questão inicial do Adriano, nos dando sua opinião sobre o "Sagrado Círculo de Thelema" e o "Neo Liber Legis"? De todos nós, você parece o mais informado sobre o mesmo, então nos fale um pouquinho dele. Se puder postar um link do Neo Liber Legis completo, ou ao menos esclarecer por que ele não é disponibilizado na íntegra, também agradeço.

93,93/93

É que na verdade Marcelo, o Adriano que foi quem criou o tópico pediu a opinião do pessoal a respeito dessa questão. E diga-se de passagem, é justamente para isso que serve um fórum de discussão, **para discutir **e cada um expressar a sua opinião sobre os diversos assuntos.

Algumas serão favoráveis, outras não.

Não é uma simples questão de "perder-se tempo criticando-se o que se despreza", mas de comentar-se aquilo que é posto em pauta da melhor maneira possível, isto é, de forma que se contribua de algum jeito na compreensão do próximo se a isso nos propomos.

E por aqui o pessoal, com raras excessões efêmeras, costuma sim criticar na intenção de ajudar, meu caro. Pelo menos assim sempre me pareceu.

Rs'

Saudações Amigos!

Minha opinião não se diferencia de tudo o que foi posto em diálogo aqui.

Meu Intento colocando o link em questão foi exatamente esse criar um diálogo à respeito desta dita organização Thelemica.

O link para o Neo Liber Legis segue abaixo:

http://www.nitcult.com.br/NLLeNLLr.pdf

Não querendo ser ofensivo com alguém que siga ou tenha interesse em seguir essa "linha" mas acredito que ela seja no mínimo absurda, vide o próprio Neo Liber Legis... [:lol:]

É amigos...

Interessante ler, pois acredito que o texto fale por si só.

Mas na minha opinião tudo parece muito confuso, vago, redundante, contraditório, presunçoso e em alguns momentos até esquizofrenicamente meio utópico/meio catastrofista.

Até poderia apontar no texto a motivação de cada um dos adjetivos que citei, mas não acho sejá necessário, pois uma rápida leitura os tornará evidentes.

Se eu não me engano era o poeta Mario Quintana que dizia que quando um poeta pela sua poesia não se faz entender ao seu leitor, é porque um dos dois é burro. [:lol:]

De repente o limitado seja eu.

Se assim for, e eu tendo às mão uma jóia de valor inenarrável e, ainda assim, tenha preferido permanecer na ignorância e obscuridade, não aderindo "à única ordem iniciática detentora dos segredos da Real iniciação", rogo para que tanto o Nazareno quanto seu agente Hórus, que vieram para me punir e me colocar no meu devido lugar, se apiedem da minha alma. [:roll:]

Se aqui fosse o "facebook", teria em baixo do seu post, aluvaia, "AJM curtiu isso". lol

Caros Irmãos,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

Caro Irmão Rafael, o NLL de forma alguma nega a importância do Liber Legis, mas o completa. Temos a tendência de não aceitá-lo creio que porque não entendemos o sentido da palavra "revelação". Qualquer um de nós aqui poderia recebê-la se estivéssemos na condição propícia para tal. O texto do NLL, para aqueles que deram-lhe alguma atenção sincera, nos esclarece coisas simples e de forma alguma desconhecidas para um buscador sem preconceitos como, por exemplo, a necessidade da utilização dos Poderes de Transformação (Magikos), sem a dependência criada pelos rituais e cerimônias físicas. O texto a princípio parece incompreensível, é verdade, mas apenas para exigir alguma meditação de quem o lê.

Sabe, Rafael, eu respeito profundamente o trabalho do SCT pois é sincero e ninguém está enchendo os bolsos de dinheiro nem nada. Apenas difundindo uma nova forma de lidar com a Grande Obra.

Caro Aluvaia, defendo sempre o direito de duvidar e discutir sobre o que quer que seja, porém, o Respeito e o Amor são características do Forte. Apenas o escravo, enredado em seus preconceitos e arrogância, tende a ridicularizar ou agredir. Talvez teus preconceitos não te permitam ver quem é o "Nazareno" e, talvez, nem quem é "Horus". Quando não entendemos algo, devemos ter a humildade (e sabedoria) de nos calarmos. Quem esbraveja sobre tudo o que não conhece, sem discernimento, é apenas um tolo, não acha?

Caro Adriano, quando te referes ao SCT como "essa dita organização thelêmica", mostras aí o teu preconceito, pois não conheceste o SCT para poderes criticá-lo. E mesmo se tivesses todo o conhecimento sobre ele, o Respeito e o Amor que deverias usar para com os sinceros irmãos que o compõem te coroariam.

A todos um fraternal abraço.

Amor é a lei, amor sob Vontade.

Caro Marcelo, 93.

O SCT realmente acredita ser a única ordem de acordo com o aeon de Horus, ou seja, que entre outras, a A.'.A.'. e a O.T.O. não o são? Essa alegação é a que mais me impede de levar o SCT a sério.

93,93/93.

Caro Marcelo

Faz o que tu queres há de ser tudo da lei.

Acredito que quando não entendemos algo devemos buscar pelas respostas e questionar, não calar. Mas sendo que perguntar é uma atitude aparentemente reprovável pelo Neo Liber Legis, penso que você esteja apenas cumprindo com os seus ditames pessoais quando tenta me restringir.

Quanto aos meus assim nomeados preconceitos, cabe dizer que existe uma coisa chamada "conceito" que é o que vem depois do pré-conceito. Claro que você pode rotulá-los como quiser quando estes não concordam necessariamente com os seus próprios.

E já que estamos falando dos meus conceitos, permita-me esclarecer que no Universo que me absorve, eu sou o Deus que eu mesmo busco, quaisquer outras deidades são arquétipos, máscaras ou aspectos deste grande Um. E seja Hórus, o Nazareno, ou quem for, eu não aceito deus algum me cobrando ou me punindo pelo que quer que seja. E a perspectivas disso realmente me deixa um tanto ácido.

E eu também não "esbravejo sobre tudo sem discernimento". Esbravejo contra qualquer ideia que me tente fazer sentir avassalado, principalmente por forças que não considero como externas, mas criadas por mim mesmo como é o caso dos deuses que abraço no modelo de realidade que adoto.

No entanto, minha intenção não foi agredir ninguém. Fui meio sarcástico, é verdade. Mas é que não achei que não houvesse a necessidade de "andar pisando em ovos".

Se você se ressentiu, me desculpe. Quero deixar claro que respeito o direito de existência e expressão desta ou quaisquer outras organizações sinceras de busca espiritual - thelemicas ou não - assim como aqueles que resolvam aderir aos seus preceitos. Pois para mim continua não havendo lei senão "faz o que tu queres".

Amor é a lei. Amor sob vontade.

Cordialmente

aluvaia

Marcelo, de fato em alguns pontos posso ter sido ofensivo contra o direito de "faze o que tú queres" daqueles ligados ou simpatizados ao SCT...

Porém, quando eu afirmo "dita organização thelêmica" me refiro justamente a um preconceito, um conceito pré -definido, aliás eu nunca disse conhecer o SCT , inclusive criei esse tópico justamente para isso, para com base num diálogo eu pudesse descentralizar minha visão baseada no conteúdo do site oficial do mesmo.

Quando eu uso a palavra "Dita" eu me coloco num ponto em que não afirmo nem nego a organização, mas faço referência a um fato: a organização se diz thelêmica (ora bolas!). Se é ou não de fato, não posso concluir no exato momento...

Caos!