Alguns gostam de pensar que em magia não existe muita regra, principalmente depois do advento de algumas técnicas não amparadas por nenhum conteúdo de cunho moral, como é o caso da magia de sigilação, por exemplo, assim como de alguns axiomas modernos mal interpretados, tais quais: “faz o que tu queres”, e “tudo é permitido”; e de fato, se é que existem regras, elas não são lá muito claras, entretanto, podemos dizer que apesar de não existirem regras pétreas, há algumas diretrizes de consenso geral, algumas poucas recomendações úteis para que as coisas não saiam do controle. E já que não são muitas, me permita enumerar de maneira um tanto tosca o que me ocorre de mais importante:
1 - Se não souber o que fazer (e com isso me refiro conhecer sua Verdadeira Vontade), se não tiver certeza do que está fazendo, não faça porra nenhuma além de procurar saber o que fazer pela via do estudo, da auto observação e da experimentação parcimoniosa e consciente.
2 - Ao descobrir o que fazer, faça! Mas só se tiver certeza. E se não tem certeza, muito provavelmente é porque não descobriu ainda o que deve ser feito. Persevere nessa Busca íntima. A descoberta da sua V.V. e a Comunhão com seu S.A.G deveriam ser a sua única meta nesse primeiro momento.
3 - Não interfira na vida e na vontade dos outros. A sorte do seu vizinho é resultado de todo um histórico de vida, dos atos e percepções dele em relação à sua própria vida, não tente ser o juiz da história do outro, não tenha a presunção de corrigir a órbita de outra estrela. Salve a si mesmo e guarde para si as suas melhores intenções. Mesmo caridade e filantropia podem ser armadilhas perigosas (para ambos, quem recebe e quem pratica).
4 - A única maneira de ajudar quem quer que seja, aliás, de auxiliar a humanidade de um modo geral, é fazendo a sua parte, ou seja, descobrindo e cumprido com a sua Verdadeira Vontade.
5 - Não brinque de Deus, o Universo é malandro e se autorregula desde muito antes de você nascer, e o continuará fazendo mesmo depois que você tiver deixado saudades, assim sendo, (vou repetir!) só mexa na configuração de fábrica se você for um técnico habilitado (e quando for um, provavelmente verá quão poucas vezes será necessária a sua interferência). O UNIVERSO SE AUTORREGULA!
Dito isto, posso compreender que você deve ser um cara legal e que deve ter se compadecido de alguém, e crendo estar em posse de “conhecimentos mágicos” pensou que seria altruísta da sua parte ajudar o seu próximo a, eventualmente, esquecer um trauma. Entretanto, como disse o nosso amigo Draco-Mundi, traumas não devem ser esquecidos, eles devem ser “digeridos” da melhor maneira, e existem várias formas de fazer isso. Sem atalhos, as coisas são como, e o são porque assim devem ser. Soa fatalista, mas é o que a experiência me sugere.
Particularmente eu não acredito em Karma, ao menos não no sentido ordinário do termo, mas acredito sim em consequências desastrosas por tentar mudar o rumo dos acontecimentos e influenciar a vida e a vontade das pessoas.