Simbolismo da Bíblia

Amigos, gostaria de saber mais da simbologia que se encontra nos livros da Bíblia, tanto no antigo testamento como no novo, qual o conhecimento de vocês sobre esse assunto?
Por exemplo, o que sei é que o povo judeu nos primórdios era panteista, acreditavam em vários deuses e que um dentre eles era yahweh o deus da guerra, onde após o exílio babilônico começaram a cultuar apenas ele pedindo força e vitória em guerras, então resolveram unir todos os atributos e características dos vários deuses em um único, assim surgindo o monoteísmo do povo judeu. Eu acredito como explica um professor de história que sigo, agora…e a questão simbólica, jesus seria um filósofo? iniciado em alguma ordem esotérica?ou um mito criado por roma para ser criada uma das maiores religiões de controle mental apartir do medo?
Onde se encontra verdadeiro simbolismo?

qual o conhecimento de vocês sobre esse assunto?

A Bíblia é a literatura fonte de toda a tradição oculta, é de muita valia estuda-la, especialmente vinculando o estudo com a Teologia. No Brasil o tópico é meio capenga mas a literatura norte-americana tem muitos livros e artigos a respeito tanto do A.T quanto do N.T.

Por exemplo, o que sei é que o povo judeu nos primórdios era panteista, acreditavam em vários deuses e que um dentre eles era yahweh o deus da guerra, onde após o exílio babilônico começaram a cultuar apenas ele pedindo força e vitória em guerras, então resolveram unir todos os atributos e características dos vários deuses em um único, assim surgindo o monoteísmo do povo judeu.

Panteísta não me parece o termo mais adequado. Os israelitas flertaram muitas vezes com o politeísmo, adotando as religiões dos vizinhos. Freud escreveu um livro no qual ele teorizou que Jeová era um deus do vulcão midianita, o sogro de Moisés seu sumo-sacerdote. Quando os hebreus saíram do Egito Moisés decidiu unificar os conceitos teológicos do culto de Amon com os do culto de Jeová, surgia assim o culto basilar do monoteísmo hebreu. Tanto essa quanto a teoria que o seu professor adotou são apenas teorias, não fatos em si. O povo judaico “nasceu” quando Esdras leu a Torá para o povo, ele leu em hebraico e seus auxiliares traduziram ao povo para o aramaico. Antes disso já existia uma Torá oral, digo, um hábito ou tradição oral. Voltaire sugere que os hebreus acreditavam que os outros deuses eram reais, mas que somente o deus deles era superior e digno de adoração. É incorreto portanto afirmar que eles fundiram as esferas dos outros deuses em um só, fazendo um tipo de Megazorde, sendo mais adequado dizer que eles excluíram muitas esferas e se concentraram em outras. Por exemplo, Jeová não é um deus do mundo dos mortos, nem do amor e da beleza, mas sim uma deidade da soberania e poder, dos atributos que podem ser deduzidos por analogia com o vulcão e as montanhas mesmo.

e a questão simbólica, jesus seria um filósofo? iniciado em alguma ordem esotérica?ou um mito criado por roma para ser criada uma das maiores religiões de controle mental apartir do medo?

Não acho que ele possa ser considerado um filósofo no sentido grego da coisa, como Aristóteles ou Platão por exemplo, mas certamente ele era um filósofo em sentido amplo: alguém que refletiu a respeito daquilo que os homens devem fazer para serem felizes e viverem bem. Os ocultistas acreditam que Jesus foi um iniciado, assim como sua mãe. Mas se ele era um avatar, um deus encarnado, então ele era mais um iniciador do que um iniciado. Os gnósticos parecem ter acreditado que ele fez parte da comunidade de Curã, membro da ordem dos essênios, mas meu conhecimento sobre o tema é muito raso por enquanto.
Um mito ele certamente é. Não digo no sentido de “coisa falsa” mas sim no sentido literário: um mito é um estilo literário que visa edificar o leitor conectando-o com a esfera do Sagrado. O Jesus dos católicos certamente é distinto do Jesus de João, o Jesus do Edir Macedo também. Tudo varia conforme a interpretação que a comunidade faz da personagem dos Evangelhos. Por exemplo, que tipo de interpretação levaria um conjunto de homens adultos, com estudo, concluírem que uma personagem que diz “amai o próximo como a ti mesmo” aprovaria as fogueiras da Inquisição e suas ferramentas de tortura ? O Jesus católico certamente foi uma invenção da igreja católica.

Onde se encontra verdadeiro simbolismo?

O ocultismo é todo permeado pela bíblia, além do platonismo e da astrologia. A Cabala é um bom exemplo disso, na Árvore da Vida você pode deduzir muitas coisas. Por exemplo, o apóstolo Pedro diz que Jesus foi morto numa “árvore” - literalmente, em grego ele diz isso - embora algumas traduções tenham optado por traduzir árvore por cruz. Ora, um cabalista logo identificará que Jesus foi erguido na Árvore da Vida - o que faz recordar do sacrifício de Odin - e de todo simbolismo que isso implica. A melhor leitura a respeito, para o ocultista, é o Eliphas Levi, Dogma e Ritual de Alta Magia. Não há obra melhor sobre o assunto na minha opinião, o resto fica por sua conta e do seu estudo.

2 curtidas