Simbolismo dos sonhos

Eu acho esse assunto muito interessante. Porém, interpretar um sonho não me parece nada fácil, ainda mais por não me recordar dos detalhes que compoem um sonho. Eu costumo ler o significado dos meus sonhos neste blog: Significado dos Sonhos

este blog até que me ajuda bastante com os significados, são artigos bem escritos. Mas mesmo assim, as vezes eu não consigo decifrar meus sonhos.

Existe alguma dica ou método para melhorar minhas análises ?

Abraços
Marcos

Uma coisa legal de fazer, e que já devem ter lhe dito, é manter um diário de sonhos. Esse expediente auxilia não apenas a lembrar dos detalhes do sonho à medida que você vai anotando, como também "educa" o corpo a sonhar e lembrar, ocorrendo um aumento exponencial no seu número de sonhos por noite.

Com relação à interpretação, particularmente não levo fé nenhuma na simbologia lugar comum dos almanaques e livros que vendem por aí. Até pode ser que alguns símbolos sejam universais e compartilhados por todos, entretanto creio que nós sejamos muitos mais ricos simbolicamente do que isso, ou seja, o que vale é a sua própria capacidade de significar o que o seu inconsciente lhe apresenta.

Por exemplo, se você trabalha no Instituto Butantan e sonha com cobra, não quer dizer necessariamente que será traído. Se você tem um ratinho de estimação e sonha com ele, não quer dizer que vai ser roubado. Se é dentista e sonha com dente, provavelmente estará sonhando com trabalho e não prevendo a morte de um ente querido...

Com o tempo e a prática você se tornará capaz de entender esse diálogo interno, podendo inclusive entender quando não houver coisa nenhuma para entender, quero dizer, quando o seu sonho for apenas a projeção de um desejo, ou de uma lembrança de algo do cotidiano, ou quando algo simplesmente impressionou sua mente consciente. Nem todo sonho é promonitório ou passível de uma interpretação em especial, muito embora alguns sejam (pra quem acredita!).

Eu, por exemplo, sei que quando sonho com água é porque vou passar por situações que irão me abalar emocionalmente, não tem erro... e o estado da água diz muito sobre isso também, se está revolta, se está suja, se parece ameaçadora, etc. Mas essa interpretação é minha, ela serve apenas pra mim porque é a forma como algo em mim capaz de estar um passo à frente de mim mesmo encontrou de falar comigo (confuso, eu sei rsrsrsrs).