Uma coisa legal de fazer, e que já devem ter lhe dito, é manter um diário de sonhos. Esse expediente auxilia não apenas a lembrar dos detalhes do sonho à medida que você vai anotando, como também "educa" o corpo a sonhar e lembrar, ocorrendo um aumento exponencial no seu número de sonhos por noite.
Com relação à interpretação, particularmente não levo fé nenhuma na simbologia lugar comum dos almanaques e livros que vendem por aí. Até pode ser que alguns símbolos sejam universais e compartilhados por todos, entretanto creio que nós sejamos muitos mais ricos simbolicamente do que isso, ou seja, o que vale é a sua própria capacidade de significar o que o seu inconsciente lhe apresenta.
Por exemplo, se você trabalha no Instituto Butantan e sonha com cobra, não quer dizer necessariamente que será traído. Se você tem um ratinho de estimação e sonha com ele, não quer dizer que vai ser roubado. Se é dentista e sonha com dente, provavelmente estará sonhando com trabalho e não prevendo a morte de um ente querido...
Com o tempo e a prática você se tornará capaz de entender esse diálogo interno, podendo inclusive entender quando não houver coisa nenhuma para entender, quero dizer, quando o seu sonho for apenas a projeção de um desejo, ou de uma lembrança de algo do cotidiano, ou quando algo simplesmente impressionou sua mente consciente. Nem todo sonho é promonitório ou passível de uma interpretação em especial, muito embora alguns sejam (pra quem acredita!).
Eu, por exemplo, sei que quando sonho com água é porque vou passar por situações que irão me abalar emocionalmente, não tem erro... e o estado da água diz muito sobre isso também, se está revolta, se está suja, se parece ameaçadora, etc. Mas essa interpretação é minha, ela serve apenas pra mim porque é a forma como algo em mim capaz de estar um passo à frente de mim mesmo encontrou de falar comigo (confuso, eu sei rsrsrsrs).