Eu acho que na verdade resultaria melhor! Adicionar Elementos que de prefenrencia estejam de acordo com a Força com que se está a Trabalhar, e estejam mais entranhados na nossa psique.
Também depende de Estruturas já acossiadas pelo Colectivo! Por exmplo se de manhã usarmos uma vela Amarela, estamos a associar o Poder da Vela com o Ar, que é o Elemento correspondente a essa fase do dia, segundo a associação que é mais partilhada pelo colectivo!
Desde que esteja de acordo com a nossa Estrutura e a do Colectivo ao mesmo tempo, podemos usar o nome que preferirmos, visto que nos últimos 10000 anos o Homem associou a Manhã, Tarde. Meio Dia e Meia Noite, a várias coisas e a vários Deuses! É só alinhar com essas Associações!
Como se virmos a Invocação de Horus, o Mago Invoca a mesma Força por vários Nomes Diferentes, desde Yeheshua e Apollo a Horus!
Se já temos um crença impressa sobre essas 4 Divindades, não vejo porque altera-la, ajusta-la talvez!
O Nome das Divindades não passa de uma maneira de as Contactar, acho que se descobrimos um Ser, é conveniente dar lhe um nome, para efeitos de comunicação! Podíamos por os Archanjos no lugar dos Deuses.
Na Verdade quando eu faço a Evocação dos Quatro Arcanjos no R. Menor do P.; a sensação da Força é semelhante nas suas caracteristicas, mas diferente em Intensidade e na maneira como há contacto entre mim e as 4 Forças seja do Resh ou dos 4 Arcanjos! É como fazer passar s Luz por Tuneis, os Tuneis, estão classificados, consoante a categoria (nete caso Ar, Manhã; Fogo, Meio-Dia, etc. ou Raphael, Michael), também a maneira como essa Luz se manifesta em nós ou para nós!
É a Quadruplicidade na mesma, não importa se é manifestada de uma ou outra Forma! Basicamente estamos a Dividir um Circulo, neste caso o Dia, em 4 Partes e a Sincronizar com cada uma dessas 4 Partes, como fazemos em outros rituais! Mas neste caso, o objectivo, é Invocar a Força Solar das 4 Partes do dia e alinharmos nos com ela, ao fazer isso estamos a criar um vínculo, mental ou não, e para os dois lados!
Resumindo, são Forças que vêm da Divisão da Unidade (Solar neste caso) em Quatro, que podem se contactar ou manifestar em algo, desde um Elemental Grosseiro a uma Força mais Divina!
Por exemplo Ra é o deus solar da Manhã no Egypto, mas se alguém tem Deuses com nomes diferente, como os Gregos chamavam a Rúbea Aurora à manhã, ou pura e simplesmente Eméra; só tem que associar o Deus da manhã ao seu Homónimo!
Assim como as outras partes do Dia! Na Verarde é a mesma Força que se manifesta por Formas, Nomes e Imagens diferentes, a menira como a abordamos faz a Diferença!
Dependendo do Panteão, faz se a Assoçião! E pode até recriar-se os Nomes, mas isso eu penso ser um processo que requer Formulas mais complicadas!
Podemos ver que outros autores, adotaram outras Invocações para fazer o Resh, em que até a ordem desses mesmo Deus está trocada, tendo Khephra na Manhã, visto que ele trouxe o disco do sol, penso que nesse caso estamos a contactar com o Deus depois dele ter feito o seu trabalho!
O 777 ou qualquer pesquisa sobre as quatro fases do Dia e as Divindades, Perfumes, Velas, etc, ajuda a re-criar o Ritual de uma forma Coerente e Práctica para cada um!