Sobre ordálias e provações em geral

Respeitáveis Ir.'. e queridos (web) amigos de fórum, boa tarde.

Tenho dúvidas sobre o “universo das ordálias” e provações em geral.

Primeiramente, destaco que não encontrei neste fórum a resposta do esclarecimento que busco, sobretudo a uma pessoa muito nova e recente neste mundo da “magia tradicional”, Thelema etc.
Destaco também que não possuo o conhecimento técnico necessário, então não interpretem minhas falas na literalidade, pois não tenho precisão dos termos exatos e posso acabar me confundindo.

Eis a dúvida: as ordálias tão comentadas são RESTRITAS aos iniciados em uma ordem mágica ou poderíamos interpretar todo tipo de “provação cotidiana” como uma ordália em potencial?

Das explicações que encontrei, as ordálias me soaram como “provações postas em nosso caminho para testar nossa ‘fé’ e propósito em determinada ordem mágica”… mas elas se restringiriam apenas à ordens mágicas, isto é, só poderia chamar de ordália aquela provação ocorrida no seio de um momento/etapa na vida de um Buscador em potencial?

Parte desta dúvida surge de um fato particular do qual passo a expor aos senhores: sou Maçom, grau 3 desde 2022. Quase por unanimidade, todos os IIr.‘. que conheço relatam uma certa “dificuldade” ou obstáculos curiosos (vou colocar desta forma) ao adentrar o grau 2 (Companheiro Maçom), logo após o ritual de Elevação. Problemas particulares, no emprego, na família, possíveis doenças, enfim, toda sorte de acontecimentos.
Seriam estas dificuldades e provações experienciadas por mim e meus IIr.’. verdadeiras ordálias? Provações impostas por uma força superior a fim de provar e aferir nosso propósito na Ordem?

Desde já, muito obrigado!

Caro IIr.‘. João,

Faze o que tu queres, há de ser tudo da Lei.

Sobre a primeira pergunta, não acredito que sejam restritas. Contudo, uma iniciação é como um filtro que prepara o apto e elimina o inapto. Logo, a ordália do aspirante inserido numa egrégora vai ser mais nítida e perceptível que a de um buscador solitário que faz as coisas de maneira “aleatória”. No caso, as ordálias existem para todos, mas quanto maior o objetivo, maior é o trabalho sobre o meio e sobre si mesmo, é quase uma lógica universal.

Sobre o segundo comentário, se isso está ligado a desgraças materiais de alguma forma, é impossível determinar. Cada um deve enfrentar seu “demônio” individual e isso é praticamente impossível de prever ou criar-se um padrão. Talvez os IIr.‘. só tenham tido a infelicidade de ter que passar pelo mesmo obstáculo e conciliaram os paradoxos.

Acredito que o termo ordália tenha mais a ver com coisas que tenha que lidar para amadurecer enquanto passa por determinada iniciação, no sentido de aperfeiçoar-se enquanto aspira um patamar que só pode alcançar caso haja esse aperfeiçoamento, voltando ao raciocínio do 1º parágrafo. É como moldar uma roda de madeira até que ela fique com um diâmetro perfeito e incapaz de causar atritos em um caminho plano.

Deixo abaixo o link de um artigo muito bom escrito pelo Frater F. 418 sobre ordálias em diferentes contextos: Quase tudo que sei sobre Ordálias

Amor é a Lei, Amor sob Vontade.

1 curtida

Muito boas suas explicações, meu Resp.‘. Ir.’.! Agradeço!

Acredita que as ordálias estariam ligadas exclusivamente à iniciações mágicas ou elas poderiam aparecer em momentos da vida profana de grande provação (exemplo: atribulações durante um período longo de preparação para concurso)?

Em relação a questão do relato dos IIr.‘. no Grau 2, de pronto, afirmo que foi uma observação minha, exclusivamente. Os IIr.’. sequer mencionaram a questão da “ordália”, apenas comentaram se tratar de uma coincidência grande justamente no grau 2!

T.‘.F.’.A.'.

1 curtida

Caro IIr.‘. João,

Faze o que tu queres, há de ser tudo da Lei.

Sim, elas podem aparecer em diversos contextos. Surgem provações que não existiriam se você tivesse optado por um caminho que não lhe fizesse sair da zona de conforto. Coloque isso num patamar espiritual - no caso uma iniciação - e as coisas ficam ainda mais complexas. Particularmente vejo a iniciação assim, como uma forma de trabalhar em nós algo que precisamos moldar/mudar/deixar para trás como pré requisito para a próxima fase.

O próprio exemplo que você deu de um período de preparação para concurso é um ótimo exemplo. Se você optar por estudar ao invés de fazer o que gosta ou trabalhar para ganhar mais dinheiro, ou passar mais tempo com a família, você enfrenta obstáculos que antes não existiam. Fora isso, tem toda a confusão mental que o desconforto e possíveis consequências da sua escolha causariam no processo e que poderiam te sabotar com mais força que os próprios elementos físicos. É só uma questão de complexidade (e perspectiva), quanto mais fundo você cava, mais difícil fica de enxergar ou respirar. Porém quando você vai adaptando a respiração e a visão ao novo cenário, as coisas vão se tornando mais claras.

Os arcanos da Torre, Roda da Fortuna e Julgamento representam bem a ideia de ordália. Nem sempre é algo ruim ou negativo, mas necessário à construção de algo mais sólido! Falo aqui de uma concepção thelêmica, pois nessa concepção a iniciação prepara o apto e elimina o inapto.

" Beleza e força, riso espontâneo e delicioso langor, força e fogo, são de nós. Nós nada temos com o pária e o desajustado: que eles morram em sua miséria."
Liber AL II:20-21

Amor é a Lei, Amor sob Vontade.

1 curtida

João
93!

Encare Ordalios como sendo a resistência natural a uma condição específica, que em um primeiro momento pode te levar a desistir,as que pode te forçar a agir de maneiras que até então vc não se dava conta que poderia, até suplantá-lo.

Ex. Se vc vai começar a se exercitar, seus músculos vão doer, vc não tá acostumado, para mudar isso, vc vai ter que se dedicar quase que diariamente a continuar se.execitandoz até fortalecer seu músculo. Para isso pode ser que além dos exercícios vc perceba que mudando certos hábitos, o ajudarão na sua rotina e quando viu vc superou os Ordalios inerente aquela condição, e os próprios Ordalios fizeram com que vc avançasse a ponto de buscar novos recursos que até então vc não se deu conta que tinha, para alcançar seu objetivo.

Agora cuidado pois tem muito mito e desserviço por aí. Como vc mesmo mencionou sobre seu grau 2 da maçonaria. Este é um grau voltado a razão e ao trabalho, a participação. Uma doença, ou uma penca de coisa dando errado na sua vida, nao tem nada haver com isso. Mas o que vc que até então era um aprendiz, pode agora, nessa condição nova, fazer para lidar com essas coisas da vida? Algo diferente? Sua cabeça mudou a respeito de quem vc é? Na Maçonaria não temos esse conceito de Ordalios, mas aquele que se propõe a um sistema iniciático, que trabalha com escala evolutiva, vai ter um trabalho aí em enxergar e agir de modos diferentes conforme progride.

Não sei se te ajudei ou se complique, mas cuidado com mitos. Tem gente que pinta a iniciação mais como um problema do que uma superação pessoal com finais, ou etapas, recompensadoras.

93, 93/93

1 curtida