Sobre ordens iniciáticas

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

Olá caros frateres, sorores, etc…
Hoje venho com mais uma questão, e gostaria de saber qual a opinião de vocês que leem esse texto.
Tenho alguns amigos que me questionaram o porque de nunca me filiar (não sei se é o melhor termo) a uma ordem, seja da mão esquerda, direita ou do meio.
Me encontrava um tanto quanto relutante em fazer parte de uma ordem, pois me vejo mais como um “lobo solitário”, e talvez alguns de vocês entendam o que aqui digo, até porque a não filiação me trás a sensação de liberdade de estudar o que quero, quando bem entendo.
Não sei se vocês já sentiram isso, mas me sinto impulsionado á me ver estudando de forma mais séria, estruturada, e sistemática. O que tal situação um grupo de estudo ou uma ordem poderia me influenciar beneficamente.
Mas enfim, a minha questão se resume a quais ordens poderiam me indicar para um estudo sério, ou mesmo se existe grupos de estudo sem filiação (se é que existe) que vocês possam indicar.
*Outro fator que tenho que mencionar, e de não menos importância para mim é que eu busco algo que não tenha valor monetário para pagar e para manter a filiação, sei que existem algumas (bem poucas), entretanto queria uma segunda opinião. Até por que a situação econômica que estamos vivendo não é das melhores.
**Tenho muito a agradecer ao pessoal que movimenta o fórum, pois muito me ajudam e me ajudaram.

Amor é a lei, amor sob vontade.

Vou falar um pouco da minha experiência com algumas ordens e o que acho delas. Só vou falar de grupos baseados em GD ou Thelema, não vou falar de AMORC, Maçonaria, etc.

A∴A∴: para mim é o melhor sistema de consecução espiritual que existe, porque mistura as tradições do oriente e do ocidente de uma forma harmoniosa: Cabala, Yoga, Budismo, devoção, etc. Essa ordem é de trabalho individual, não existem “grupos”, você trabalha sozinho sob a orientação de um instrutor. Não há custo, não há taxas, porém o trabalho é avançado, eu não recomendaria para um iniciante, você precisa saber se virar porque o instrutor não é seu professor particular. É mais como um conselheiro, um amigo mais experiente na jornada.

Ordem dos Cavaleiros de Thelema: pode ser trilhado solitariamente ou em grupo (onde houver outros membros). O curso vai de iniciante a avançado, e é bastante abrangente, cobrindo a maior parte dos rituais da A∴A∴ e da tradição esotérica do ocidente. O trabalho é bem explicado, porém é puxado, você precisa conseguir trabalhar duro. Atualmente a mensalidade é de R$ 20.

Collegium ad Lux et Nox: funciona no modelo de escola, somente presencialmente. Os cursos são organizados em módulos independentes (como magia elemental, magia planetária, geomancia, astrologia, tarô, etc.), você escolhe qual quer fazer. A maioria dos cursos são mais introdutórios, mas volta e meia eles lançam alguns workshops avançados também. Última vez que chequei o custo por módulo era de R$ 150.

Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn): modelo maçônico de loja, iniciações, graus, etc. Mais focada em magia cerimonial (tradição ocidental), mas ensinado passo a passo. Existem vários grupos de GD mundo afora, este grupo do qual participei só opera no Rio de Janeiro e eu não sei te informar quais são as taxas vigentes.

Templo da Estrela de Prata: possui dois modelos de afiliação: Acadêmico (onde você estuda sozinho com webinars ou frequenta um grupo para assistir aulas presenciais num modelo de escola, com a ideia de melhor preparar o aspirante para a A∴A∴) ou Iniciático (uma ordem de templo, com iniciações, graus, etc., num modelo baseado na estrutura da GD, porém revisado com Thelema). O custo de afiliação é de USD 93. Para a trilha iniciática, existe também uma anuidade de USD 45. Existe uma ajuda de custo para quem não tem condições de pagar estes valores.

1 Curtida