Sobre ordens iniciáticas

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

Olá caros frateres, sorores, etc…
Hoje venho com mais uma questão, e gostaria de saber qual a opinião de vocês que leem esse texto.
Tenho alguns amigos que me questionaram o porque de nunca me filiar (não sei se é o melhor termo) a uma ordem, seja da mão esquerda, direita ou do meio.
Me encontrava um tanto quanto relutante em fazer parte de uma ordem, pois me vejo mais como um “lobo solitário”, e talvez alguns de vocês entendam o que aqui digo, até porque a não filiação me trás a sensação de liberdade de estudar o que quero, quando bem entendo.
Não sei se vocês já sentiram isso, mas me sinto impulsionado á me ver estudando de forma mais séria, estruturada, e sistemática. O que tal situação um grupo de estudo ou uma ordem poderia me influenciar beneficamente.
Mas enfim, a minha questão se resume a quais ordens poderiam me indicar para um estudo sério, ou mesmo se existe grupos de estudo sem filiação (se é que existe) que vocês possam indicar.
*Outro fator que tenho que mencionar, e de não menos importância para mim é que eu busco algo que não tenha valor monetário para pagar e para manter a filiação, sei que existem algumas (bem poucas), entretanto queria uma segunda opinião. Até por que a situação econômica que estamos vivendo não é das melhores.
**Tenho muito a agradecer ao pessoal que movimenta o fórum, pois muito me ajudam e me ajudaram.

Amor é a lei, amor sob vontade.

1 curtida

Vou falar um pouco da minha experiência com algumas ordens e o que acho delas. Só vou falar de grupos baseados em GD ou Thelema, não vou falar de AMORC, Maçonaria, etc.

A∴A∴: para mim é o melhor sistema de consecução espiritual que existe, porque mistura as tradições do oriente e do ocidente de uma forma harmoniosa: Cabala, Yoga, Budismo, devoção, etc. Essa ordem é de trabalho individual, não existem “grupos”, você trabalha sozinho sob a orientação de um instrutor. Não há custo, não há taxas, porém o trabalho é avançado, eu não recomendaria para um iniciante, você precisa saber se virar porque o instrutor não é seu professor particular. É mais como um conselheiro, um amigo mais experiente na jornada.

Ordem dos Cavaleiros de Thelema: pode ser trilhado solitariamente ou em grupo (onde houver outros membros). O curso vai de iniciante a avançado, e é bastante abrangente, cobrindo a maior parte dos rituais da A∴A∴ e da tradição esotérica do ocidente. O trabalho é bem explicado, porém é puxado, você precisa conseguir trabalhar duro. Atualmente a mensalidade é de R$ 20.

Collegium ad Lux et Nox: funciona no modelo de escola, somente presencialmente. Os cursos são organizados em módulos independentes (como magia elemental, magia planetária, geomancia, astrologia, tarô, etc.), você escolhe qual quer fazer. A maioria dos cursos são mais introdutórios, mas volta e meia eles lançam alguns workshops avançados também. Última vez que chequei o custo por módulo era de R$ 150.

Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn): modelo maçônico de loja, iniciações, graus, etc. Mais focada em magia cerimonial (tradição ocidental), mas ensinado passo a passo. Existem vários grupos de GD mundo afora, este grupo do qual participei só opera no Rio de Janeiro e eu não sei te informar quais são as taxas vigentes.

Templo da Estrela de Prata: possui dois modelos de afiliação: Acadêmico (onde você estuda sozinho com webinars ou frequenta um grupo para assistir aulas presenciais num modelo de escola, com a ideia de melhor preparar o aspirante para a A∴A∴) ou Iniciático (uma ordem de templo, com iniciações, graus, etc., num modelo baseado na estrutura da GD, porém revisado com Thelema). O custo de afiliação é de USD 93. Para a trilha iniciática, existe também uma anuidade de USD 45. Existe uma ajuda de custo para quem não tem condições de pagar estes valores.

5 curtidas

Meu amigo parece que sou eu falando, todas as letras e vírgulas de como me encontro nesse momento. Gostaria de saber se você já encontrou um Norte na sua caminhada? O que descobriu em suas pesquisas.
Eu faço uns estudos gratuitos, mas estou sentindo necessidade de algo mais sério e prático. Se quiser que eu te fale sobre esses estudos só falar.

Luz!

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

Eu encontrei um norte, acredito que as respostas só apareceram com a experimentação, e não só na base da argumentação.
O estudo de forma solitária pode ser desafiador e recompensador, mas é inegável que existem momentos em que dúvidas surgiram, e por isso a presença de alguém que já passou por isso faz toda a diferença.
E não encontro meios para acrescentar algo no que já foi dito pelo dyulax no comentário anterior, pois todas essas ordens são muito sérias no que propõe, e só conhecendo mais sobre cada uma é que te pode fornecer os meios de ter mais confiança para participar ou não.
Não quero influenciar sua decisão diretamente, pois cada um tem uma percepção, problemas (o meu era financeiro), e influências exteriores. Mas para mim, essa era a que mais me chamava a atenção.

As respostas muitas vezes demoram um bom tempo para aparecerem, mas acredito que a paciência é bem recompensada.

Amor é a lei, amor sob vontade.