THELEMA. A 'QUEDA' DO HOMEM E DE LÚCIFER

..............................93...........................................

Caríssimos Thelemitas,

Interesso-me muito pelos mitos da 'queda do Homem' e da 'queda de LÚCIFER'...

Gostaria de saber se há alguma explicação thelêmica para os referidos mitos...

Sol in Taurus - luna in Pisces - Dies Mercurii - VI : xviii e.v

Caro amigo,

93

Ao meu ver e ao ver mitologicamente quando houve a queda de Lúcifer e do Homem ainda não havia se propagado a lei de Thelema, e não havia ainda nem se quer a espera do novo AEON,

porém se queres uma resposta ao meu ver, penso que Lúcifer agiu de forma a procurar sua Verdadeira Vontade.

Normalmente os Thelemistas não associam Lúcifer a uma imagem nem positiva nem negativa pois o Panteão de deuses é grande e a quem se agrade com ele.

93,93/93

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

Não existe uma posição "oficial" thelêmica.

Não é considerado como um "ser" propriamente dito, mas sim como um símbolo, o mito do anjo que trouxe a L.V.X. para que os homens se tornassem como Deus.

O gnosticismo pode te revelar mais sobre esse assunto.

93

...................93..............................

Caríssimo Thiago,

Quando falo em 'queda do Homem' e 'queda de LÚCIFER' não estou me referindo a um acontecimento histórico, realmente ocorrido, mas a uma figuração ou criação humana para explicar porque estamos aqui, em Malkuth, e não em Kether.

Por que fomos 'expulsos do paraíso' por Deus?

Lembre-se, as palavras e nomes empregados são figurativos...

.................93.................

Gnosticismo... muito bem, caríssimo Alan... obrigado pela informação...

93!

Há é claro toda uma mitologia, porém não há uma explicação thelemica e sim vários thelemitas com suas explicações distintas mas semelhantes.

Uma das várias explicações e que creio, que Lúcifer somos nós mesmo, nossa Luz interior, nosso Eu Superior... Somos portadores da Luz... Há toda uma significação oculta nesta mitologia cabendo a cada um (se assim queres) procurar tal significação para si.

Um livro não é thelêmico mas que recomendo bastante é a Revolução Luciferiana do ocultitsta/draconiano Adriano Camargo Monteiro publicada pela editora Madras.

93, 93/93!

Caros amigos,,

93

"Quando falo em 'queda do Homem' e 'queda de LÚCIFER' não estou me referindo a um acontecimento histórico, realmente ocorrido, mas a uma figuração ou criação humana para explicar porque estamos aqui, em Malkuth, e não em Kether."

Responda-me seria o homem digno de estar em Kether ? temos que vencer "superar" os limites e esses são impostos não por uma figura "Lucifer" e sim escalar os degraus que leva a Luz "verdadeira Luz"

Quem disse que não foi um acontecimento histórico?

Não há figuração humana quanto a isso ...

não espere uma resposta concreta de nenhum Thelemista ....

93,93/93

Fraternalmente;

THIAGO CARDOSO

93!

Primeiramente, conforme o Alan falou, não existe uma posição Thelemica.

Thelema é uma filosofia, (poderia ser até religião - e se fosse seria Satanismo - palavras de Crowley, rs). De qualquer forma, não existe como no Catolicismo Cristão Romano, uma posição assegurada por um hierofante - o Papa.

O que se pode conseguir é a posição dos ditos "Thelemitas".

Ao meu ver, eu o mito da Queda de Lúcifer, refere-se ao aprisionamento do Khabs do Homem, de sua alma. Como bem retrata o sistema de Graus da O.T.O: O homem (ou Lucifer) fez livre. E flutuou a deriva no espaço infinito. Foi atraído para uma estrela, e fez homem.

A meu ver, representa o aspecto da complementação do próprio יחוח. A complementação da estrutura divina, está no ח (final) na noiva perdida. O ו lança-se de seu reino a fim de ter suas bodas e poder assumir seu local de direito no Trono.

Mas eu levaria ainda o questionamento proposto mais adiante. Essa "QUEDA DO HOMEM" se deu pela perda da Luz, ou para alcançá-lo. A luz se retraiu, ou a luz entrou em extensão!?

93's

...............93......................

Caríssimo Thiago,

Tu estás enganado, enquanto houver 'pessoas', ou o ser humano, haverá a queda... Por isso, trata-se de acontecimento ATEMPORAL, sem qualquer relação com fatos históricos. Ou se há de crer LITERALMENTE na história de Adão e Eva?

.........93.............................

Prezadíssimo Anatta,

Impressionante sua resposta. Confesso que não tenho argumentos, tampouco conhecimento, para contribuir com a extensão do tema proposta por ti.

Quando eu souber mais, dialogaremos sobre o assunto.

FilhodoSol - AJustiça8

Bem, pode parecer que eu esteja mudando de assunto...

Mas acredito que uma das principais características da "vida" seja o movimento (não me pergunte como, mas acabei chegando a essa conclusão lendo um livro de raja yoga e refletindo um pouco sobre as três gunas).

Porque houve desequilíbrio pra que o universo fosse criado?

Porque elas não ficaram eternamente "equilibradas" e imoveis?

Porque a existência devias descer até os níveis mais "densos" (assim como Jesus precisou descer aos infernos para que fosse ressucitado) como a matéria?

Pra que houvesse vida!

Por que?

Já não havia "vida" antes disso?

Creio que não...

Acredito que a "vida" como entendido por mim em "De Lege Libellvm" está manifesta nos ciclos (movimento) de descida e subida "da árvore". E que talvez essa seja uma forma de "refinar" o "Ser" que somos todos "Nós". (dificil me expressar quando quero expor meu ponto de vista a respeito disso!)

Acredito que Nuit seja um ser (é a palavra mais proxima que tenho pra explicar isso) e que esses ciclos ao que nós também fazemos parte sejam seus "Ciclos Vitais" e que a alimenta.

mas desde já adianto, é um ponto de vista pessoal.

Sol in Taurus - luna in Pisces - Dies Mercurii - VI : xviii e.v

Prezado Thiago Cardoso,

93!

Onde posso encontrar essa referencia acima, citada por você? Estou tentando encontrar um livro que explique isso: Sol in Taurus - luna in Pisces - Dies Mercurii - VI : xviii e.v

Att,

G.'.

93.93/93

Caro Guthiere como vai ?

93

..não é nada demais é simplesmente o calendário Thelemico...é imprescindível que qualquer pessoa que estude Thelema saiba...

Bom não vou prolongar, eis ai um link ótimo para estudos....

http://www.ocultura.org.br/index.php/Calend%C3%A1rio_Thel%C3%AAmico

93,93/93

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

Caro Guthiere como vai ?

93

..não é nada demais é simplesmente o calendário Thelemico...é imprescindível que qualquer pessoa que estude Thelema saiba...

Bom não vou prolongar, eis ai um link ótimo para estudos....

http://www.ocultura.org.br/index.php/Calend%C3%A1rio_Thel%C3%AAmico

93!

Obrigado cardoso, o pior de tudo é que sempre olho o ocultura e dessa vez nem o consultei para ver essa questão rsrsrsrs.

93.93/93

93,93/93

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

e ai ?

93

Que nada, sempre que surge uma duvida vou logo no Ocultura, depois eu vou em outros sites...

93,93/93

Ftt:

THIAGO CARDOSO.