Thelema e Magia

Sou um admirador da filosofia Thelemita. Penso que as máximas thelemicas tais como "faze o que tu queres, há de ser o todo da Lei", "O Amor é a Lei, Amor sob Vontade", "Os escravos servirão", "Todo homem e toda a mulher é uma estrela" "pecado é restrição" são de grande profundidade filosófica e de grande alcance na vida prática, enfim no processo evolutivo do ser humano.

Mas apesar de tanto conhecimento filosófico e iniciático contido nas ordens e escolas thelemicas, não consegui entender ainda a parte operativa, a parte dos rituais thelemicos de magia, invocação, evocação, etc...

A questão é: Não seria esta parte operativa algo também pertencente ao velho e ultrapassado EON?

Pergunto isto porque percebo certos problemas na consecução destas operações e também questiono a eficácia, o resultado prático da utiização delas, sobretudo em se tratando do estilo de vida e da evolução que temos hoje.

Em relação às dificuldades e problemas da realização de rituais de magia, o Mundo mudou muito e temos nos dias de hoje grandes entraves tais como:

  • Possuir uma vasta cultura geral, conhecimento amplo de diversas áreas científicas, domínio de certas linguas mortas como o latim, o domínio do hebraico, do grego, etc... isso é algo superável, mas reservado a meia dúzia de pessoas que dispõem de tempo e talento para o domínio destas linguas. A maioria não tem nem tempo, nem disposição para estudar com esta profundidade.

  • Tempo e condições para praticar. A preparação e a prática da chamada alta magia cerimonial demandam muito tempo e muito dinheiro. Mais uma vez: algo reservado a meia dúzia de pesoas nascidas em condições financeiras privilegiadas.

Considerando o enorme dispendio de tempo, de toda a dedicação, de toda a ferrenha disciplina, dos gastos e prejuízos financeiros,não posso deixar de perguntar: e os resultados de tudo isso? Qual é a relação de custo e benefício?

Qual a eficácia da parte operativa de Thelema na vida prática do operador? Claro que é difícil avaliar algo tão subjetivo, pois dizem até que mais vale um gosto que dinheiro no bolso. Excentricidades à parte, existe aqui também o problema da auto-sugestão, onde o praticante se auto-hipnotiza e se auto-engana, mas vamos nos ater aos quesitos mais concretos, aos que podem ser avaliados externa e objetivamente, tais como:

Qualidade de vida: os praticantes de magia operativa (digo operativa porque penso que magia não operativa todos praticamos, sejamos conscientes disso ou não), mesmo os mestres, na realidade passam pelos mesmos problemas que qualquer ser humano passa. Passam por doenças, crises, conflitos, dores, reveses, limitações, enfim as alegrias e tristezas, derrotas e vitórias que todo ser humano enfrenta. Os magistas em geral não ficam ricos da noite para o dia, não deixam de ter inimigos pessoais e profissionais, não conquistam qualquer mulher que desejarem, sofrem acidentes, envelhecem como todos nós envelhecemos e não tem mais longevidade que os não magistas (alguns desencarnam até bem mais cedo que o normal). É também o caso dos feiticeiros, macumbeiros, magos negros e afins. Não vejo nenhum destes em posição melhor na vida que qualquer outra pessoa normal não praticante destas atividades. Claro que tudo é muito subjetivo e é subjetivo para todo mundo, tanto para os thelemitas como para os não thelemitas, para os magos e para os não magos.

Diante do exposto, pergunto:

Porque uma filosofia tão moderna, avançada, humanista, científica, pragmática como é a filosofia de Thelema, se alia a algo tão antigo, tão difícil de ser posto em prática e talvez, por isso mesmo tão ineficaz, como aquilo que se chama de magia ou no dizer dos thelemitas "magick"?

Um thelemita necessariamente deve ser um mago operativo ou pode-se ser um thelemita apenas aplicando a filosofia e a Lei de Thelema no dia a dia, na vida prática?

Pois é...

Creio que o principal objetivo da Magick thelemica seja o auto conhecimento para a consecução do Sagrado Anjo Guardião.

Os outros fins que podem ser atingidos por ela servem apenas de "suporte" ao objetivo principal.

E mesmo com todo o "conforto" e tecnologia que temos hje, o auto conhecimento e auto disciplina é algo que só pode ser atingido com as mesmas dificuldades de "antigamente" (sendo que isso varia pra cada pessoa é claro!).

Talvez seja essa a diferença dos thelemitas: O Objetivo!

Não creio que seja de forma superficial que a frase "Faze o que tu queres ha de ser tudo da Lei!" deva ser tomada.

Mas com certeza não creio que diante de todas as influencias (tanto internas como externas) seja algo de se fazer.

Estamos o tempo todo cedendo que estamos fazendo o que queremos quando na verdade estamos fazendo que os outros nos fizeram acreditar que é "certo" ou o que nosos desejos pedem...

Enfim...

Descubrir QUEM é vc e o que vc QUER é algo que demanda bastante disciplina e talvez não tanto tempo.

Mas Magick, cada um vai utilizar de acordo com sua propria natureza, não ha uma regra padrão para isso!

Até porque Magick, não se resume a magia, qualquer ciencia pode se encaixar no postulado de Magick presente no inicio da Parte III de LIber ABA.

E qualquer dessas ciencias podem nos levar a nosso objetivo, que pode variar enormemente de pessoa pra pessoa.

Eu particularmente vejp a magia apenas como uma forma de auto conhecimento, mas a medida que nos conhecemos tambem conhecemos as "leis" que nos conectam aos outros e ao todo. E creio que nada nos impede de usar esse conhecimento a medida do possível para nossos propositos.

Mas é claro, como esta escrito em Magick:

"Qualquer mudança que se queira, pode ser obtida com aplicação da Força do tipo e graus próprios, de maneira apropriada, através do meio adequado ao objeto desejado."

Complemento:

"desejo preparar uma "onça" de Clorito de Ouro. Preciso pegar o tipo certo de ácido, nitrohidroclorídrico e nenhum outro, na quantidade suficiente e com a energia adequada e coloca-lo em um recipiente que não se quebrará suscetível a corrosão, de tal maneira que não produza resultados indesejáveis, com a quantidade suficiente de ouro e assim por diante. Toda mudança tem suas próprias condições. No presente estado de nosso conhecimento e poder, algumas mudanças não são possíveis na prática; não podemos causar eclipses, por exemplo, ou transformar chumbo em lata, ou gerar homens a partir de cogumelos. Mas é teoricamente possível provocar em qualquer objeto, qualquer mudança do qual este objeto é capaz por natureza; e as condições são descritas no postulado acima".

Deu pra entender mais ou menos o que seja Magick?

Não é só dizer ABRACADABRA, e cathabum! Estou rico!^

Ou seja:

aplicação da Força do tipo e graus próprios, de maneira apropriada, através do meio adequado ao objeto desejado

Sugiro o seguinte artigo!

http://www.ocultura.org.br/index.php/Magick

Creio que esse seja um dos principais motivos que faça com que a maioria fique "desiludida" com a Magick Thelemica.

É bem diferente do conceito que a maioria tem de Magia!

O fato de alguns realizarem Rituias não significa que magick seja só isso.

Magick é um postulado cientifico e não apenas um forma diferente de realizar rituais medievais de magia (se bem que tambem pode ser vista dessa forma!)

Acho que vc precisa primeiro saber O QUE É Magick pra depois saber como pode se aproveitar dela! [;)]

E não ha como Magick ser ineficaz, ah não ser que vc não tenha empregado o método ou a força adequada a seu objetivo!

E não se preocupe em realiza-la, vc faz ela o tempo todo mesmo sem saber! [;)]

Estudar seu postulado só fara que vc entenda melhor como ela funciona.

Talvez ler uma das introduções de Goetia fara vc entender um pouco melhor como essa prática é vista do ponto de vista de Magick e não do ponto de vista da "magia"!

http://hadnu.org/goetia-do-lemegeton-do-rei-salomao/interpretacao-iniciada-de-magia-cerimonial

Sim Lorkshem, interessantes os links postados. O primeiro eu já conhecia. Eu tenho procurado olhar pelo ponto de vista da Magick e não misturar isso com a magia. A Magick e seus postulados são totalmente coerentes, plausíveis e até mesmo científicos. É exatamente isto que eu admiro e que me atrai em Thelema.

Mas o que eu ainda não entendo é que, salvo engano meu, num aparente contrasenso, as ordens thelemicas exigem de seus membros o domínio de rituais de magia, invocações, evocações, trabalhos de magia, magia sexual, construção de instrumentos mágicos, talismãs, etc... para que se progrida nos graus das ordens. Não é assim?

Sim claro!

E creio que esses sejam os metodos mais indicados ao auto conhecimento.

E tambem acredito que se efetuados de forma correta eles náo sejam ineficazes em alterar o meio externo.

Mas eh claro...

SE EFETUADOS DE FORMA CORRETA!

Se mal existem probacionistas, imagine a escassez da quantitade de pessoas que possa realizar tais rituais de forma CORRETA!!!

Magia náo eh uma simples reuniáo de aparatos e instrumentos e recitacáo de palavras estranhas.

É um pouco mais que isso, requer concentraçao e interaçao com planos sutis.

Por isso aos que nao conseguem influenciar planos sutis, tal método possa parecer ineficaz.

Mas voltando ao inicio... influenciar o meio externo nao é o principal objetivo (ao menos no meu ponto de vista).

Creio que influenciar o meio externo so seja uma forma de manter o foco principal.

Que no ponto de vista thelemico seria inicialmente a descoberta da V.V. e posteriormente sua realizaçao.

A Magia Cerimonial Thelemica eh bem mais voltada a Alquimia Interior do que a Feitiçaria (mesmo que tal utilizaçao seja valida e possivel se em consonancia com a V.V. como eh exposto no texto da interpretacao da magia cerimonial contida no Goetia de Crowley).

Se essa for a sua verdadeira vontade "A de ficar rica" pode ter certeza que ficará, o jogo de THELEMA e fazer tudo aquilo que você quizer com amor = vontade. Para isso tem que ralar, como qualquer outra filosofia.

Care Guandiro,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

A questão é: Não seria esta parte operativa algo também pertencente ao velho e ultrapassado EON?

Não, não é!

Pergunto isto porque percebo certos problemas na consecução destas operações e também questiono a eficácia, o resultado prático da utiização delas, sobretudo em se tratando do estilo de vida e da evolução que temos hoje.

Você percebe, supoe, acha. Já praticou algum ritual por pelo menos um ano consecutivo sem falha conforme determina os ensinamentos de Thelema?

Em relação às dificuldades e problemas da realização de rituais de magia, o Mundo mudou muito e temos nos dias de hoje grandes entraves tais como:

  • Possuir uma vasta cultura geral, conhecimento amplo de diversas áreas científicas, domínio de certas linguas mortas como o latim, o domínio do hebraico, do grego, etc... isso é algo superável, mas reservado a meia dúzia de pessoas que dispõem de tempo e talento para o domínio destas linguas. A maioria não tem nem tempo, nem disposição para estudar com esta profundidade.

Não generalize de acordo com seu fracasso! O que te impede? Faze o que tu queres.

Considerando o enorme dispendio de tempo, de toda a dedicação, de toda a ferrenha disciplina, dos gastos e prejuízos financeiros,não posso deixar de perguntar: e os resultados de tudo isso? Qual é a relação de custo e benefício?

Julga algo que nem conhece, se tivesse almenos lido Uma Estrela a Vista não diria tanta asneira!

Liber AL cap.2: 21. Nós nada temos com o incapaz e o expulso: deixai-os morrer em sua miséria. Pois eles não sentem. Compaixão é o vício dos reis: calcai aos pés os desgraçados & os fracos: esta é a lei do forte: esta é nossa lei e a alegria do mundo.

Qual a eficácia da parte operativa de Thelema na vida prática do operador? Claro que é difícil avaliar algo tão subjetivo, pois dizem até que mais vale um gosto que dinheiro no bolso. Excentricidades à parte, existe aqui também o problema da auto-sugestão, onde o praticante se auto-hipnotiza e se auto-engana, mas vamos nos ater aos quesitos mais concretos, aos que podem ser avaliados externa e objetivamente, tais como:

"Sucesso é tua prova: não argumentes; não convertas; não fales demais!"

Qualidade de vida: os praticantes de magia operativa (digo operativa porque penso que magia não operativa todos praticamos, sejamos conscientes disso ou não), mesmo os mestres, na realidade passam pelos mesmos problemas que qualquer ser humano passa. Passam por doenças, crises, conflitos, dores, reveses, limitações, enfim as alegrias e tristezas, derrotas e vitórias que todo ser humano enfrenta. Os magistas em geral não ficam ricos da noite para o dia, não deixam de ter inimigos pessoais e profissionais, não conquistam qualquer mulher que desejarem, sofrem acidentes, envelhecem como todos nós envelhecemos e não tem mais longevidade que os não magistas (alguns desencarnam até bem mais cedo que o normal). É também o caso dos feiticeiros, macumbeiros, magos negros e afins. Não vejo nenhum destes em posição melhor na vida que qualquer outra pessoa normal não praticante destas atividades. Claro que tudo é muito subjetivo e é subjetivo para todo mundo, tanto para os thelemitas como para os não thelemitas, para os magos e para os não magos.

Você nunca estudou Thelema, repita-se!

Porque uma filosofia tão moderna, avançada, humanista, científica, pragmática como é a filosofia de Thelema, se alia a algo tão antigo, tão difícil de ser posto em prática e talvez, por isso mesmo tão ineficaz, como aquilo que se chama de magia ou no dizer dos thelemitas "magick"?

Tudo o que é dificil por sua fraqueza é ineficaz? Magick significa Magia. Crowley acrescentou o "K" no final para diferenciar da grafia inglesa que não tinha diferenciação de "magica para magia".

Um thelemita necessariamente deve ser um mago operativo ou pode-se ser um thelemita apenas aplicando a filosofia e a Lei de Thelema no dia a dia, na vida prática?

Estude o que significa "Mago" de acordo com o ponto de vista Thelemico, veja em qual sephirah ele está, veja sua relação, veja seu objetivo para avançar a sephirah de Kether!

Suas perguntas e exposições demonstra que não sabe nada sobre Thelema.

AL, III - 42 – As Ordálias tu fiscalizarás tu mesmo, salvo apenas as cegas. Não recuses ninguém, mas tu conhecerás & destruirás os traidores. Eu sou Ra-Hoor-Khuit; e Eu sou poderoso para proteger meu servo. Sucesso é tua prova; não discuta; não convertas; não fales demais! Aqueles que buscam armar-te uma cilada, derrubar-te, esses ataca sem dó nem trégua; & destruí-os por completo. Célere como uma serpente pisada vira-te e dá o bote! Sê tu mais mortífero ainda que ele! Puxa para baixo suas almas a tormento horrível: ri do medo deles: cospe sobre eles!

Passar bem!

Amor é a Lei, amor sob vontade.

93!

Corrigindo meu post.

Ele está direcionado a ```
Peregrinus!

```

Rapazzzz, achei que era pra mim heim...... [:twisted:]

kkkkkkkkkkkk.