Sobre a "Lei" do “Faze o que tu queres há de ser tudo da lei".
Há várias coisas a se dizer sobre a palavra “Lei” presente na frase “Faze o que tu queres há de ser tudo da lei”. Este ensaio de dividirá em quatro partes: Sobre a Lei do Amor e Vontade; sobre a Lei cósmica Universal; sobre a Lei pessoal ou o Caminho; e sobre a Lei Social. E como estas quatro partes da Lei se tornam uma unidade. O autor do presente ensaio buscará ampliar o que foi dito Crowley na tentativa de trazer complemento a Lei de Thelema e dar um contribuição aos Thelemitas.
I
A Lei como Vontade e Amor.
A frase “Faze o que tu queres há de ser tudo da lei”, deve ser lida junta com a complementar frase “O amor é a lei, amor sob vontade”. Existe uma equivalência entre a Lei, a Vontade e o Amor, os três devem ser entendidos conjuntamente. O que seria a Lei? Amor, Amor é a Lei. Como devemos entender este Amor? Amor sob Vontade. E o que isso quer dizer? Temos vários fatores envolvidos. Temos o aspecto prático que remete o Amor à Vontade no ato de mágica sexual. Isso, por si só, já diz que deve haver Amor no Sexo Mágico. O Amor, no sentido da mágica sexual, não deve ser entendido como o simples sinônimo para Sexo tal qual quando dizemos “fazer amor” para se remeter ao sexo. Amor sob Vontade não é simplesmente fazer Sexo sob Vontade mágica substituindo a palavra Amor por sexo, mas, em um sentido mais profundo, quer dizer que deve haver Amor no Sexo Sagrado.
“Pois Eu estou dividida pela causa do amor, pela chance de união.” A quem o Amor sob vontade deve ser dirigido no Ato sexual mágico? Nuit nos diz: “tomai vossa fartura e vontade de amor como quiserdes, quando, onde e com quem quiserdes! Mas sempre a mim.” O Amor deve ser dirigido a Nuit e tudo aquilo que ela representa. Somente àquilo que é Nada, à Nenhuma coisa (ver Liber CL), que é também o Todo, que é Deus, que é Nuit deve ser dirigido o Amor no Sexo Sagrado. No parágrafo 65 (65 é o número de Adonai) do primeiro capítulo de AL é dito somente duas sentenças: “A mim! A mim”. Nuit também exorta em tom severo: “se o ritual não for sempre para mim: então esperai pelos terríveis julgamentos de Ra Hoor Khuit!” Amar a Deus acima de todas as coisas é um credo Thelêmico.
Há outros fatores na Lei entendida como Vontade e Amor. Deve ser entendido que Vontade é Amor e que Amor é Vontade e que ambos compartilham a mesma natureza na igualdade do número 93. A frase Amor Sob Vontade, que é a Lei, refere-se a pelo menos dois fatos. 1º Toda Verdadeira Vontade possui a natureza do Amor. Isso quer dizer que o Amor faz parte da Thelema de cada pessoa. O cumprimento da Verdadeira Vontade é o cumprimento do Amor, ou seja, é amar. A Verdadeira Vontade é Amar. Amar a que ou a quem? Já foi nos dito, Amar a Nuit. E também amar o Caminho e o Próximo, pois Nuit está dividia. Para se amar a Nuit deve-se “amarrar aquele estado de multiplicidade” amando o próximo, ou seja, o Todo. A Verdadeira Vontade é Amor. Em cada aspecto particular, a Verdadeira Vontade “pessoal”, o caminho “pessoal” possui algo Universal com todos os outros caminhos, ou seja, o Amor. O Amor é a Universalidade presente em cada Verdadeira Vontade
O 2º fator do Amor sob Vontade é que o Amor deve ser querido, ou seja, o Amor deve estar sob a Vontade. Isso também quer dizer que nós devemos querer amar, o Amor deve ser uma escolha livre da Vontade. Nós de Thelema escolhemos o Amor. Há o ódio, a indiferença, a tristeza e sofrimento, há a alegria e êxtase. Os de Thelema escolhem o Amor, a alegria e o êxtase. Pela liberdade, nossa decisão é o Amor. Nós escolhemos o Amor e o Amor nos escolhe e nos invade em nossas Verdadeiras Vontades como Estrelas no corpo de Nuit.
II
Sobre a Lei cósmica, ou Universal.
Outro aspecto da palavra “Lei” contida na frase “Faze o que tu queres há de ser tudo da lei” é a Lei cósmica ou Universal.
Nuit, - o Espaço infinito e as infinitas estrelas- está dividida pela chance da união. O Espaço infinito abriga uma multiplicidade de Estrelas. Uma Estrela não é somente um Homem ou uma Mulher. Uma Estrela é qualquer existente, pois Hadit é o centro de toda existência e não somente do Homem. Há uma multiplicidade de existentes no Universo e todos estes existentes estão em relação. A relação destes existentes se dá, em Thelema, devido ao Amor. A maldade, o egoísmo, o ódio, por mais estranho que possa parecer para a mente na primeira vista, é uma manifestação, em certo sentido, do Amor. A Lei, presente no “faze o que tu queres há de ser tudo da lei”, é, também, uma Lei cósmica. Cada existente do Universo, seja ele qual for, cumpre sua Vontade, seu caminho, seu percurso em Amor. O caminho de cada existente no Universo só acontece em relação com outros existentes. Uma estrela isolada, sozinha, não seria mais uma Estrela, não poderia agir, pois ação presume relação. Unidade é Multiplicidade e Multiplicidade é Unidade em uma relação para além desta dualidade onde um inclui e exclui o outro em uma união para além destes contrários. A Lei cósmica do Faze o que tu queres é a relação de tudo com tudo, cada qual em sua particularidade que não é particular pois encerra a relação dentro da Totalidade. E esta relação dentro da Totalidade é Amor e é a Lei. Faze o que tu queres é uma Lei Universal e Cósmica que vai de uma partícula, a um animal, planta e Homem.