Uma pergunta sobre ordens iniciáticas

Há, no dias atuais, alguma ordem legítima (uma ordem que não é um esquema para fazer dinheiro) que não tenha a Thelema como filosofia? Faço essa pergunta porque tenho algumas dificuldades em aceitar a Thelema como um todo... Talvez por falta de conhecimento, talvez porque ela simplesmente não "combine" comigo, na falta de uma palavra melhor. Agradeço desde já pelas opiniões

(Comentário removido pelo administrador)

@Vasm, só tome cuidado para não classificar qualquer ordem que cobre dinheiro como um "esquema". Qualquer organização que tenha uma estrutura física precisa de dinheiro para se manter: aluguéis, contabilidade, material de escritório, luz, água, telefone, hospedagem do site, etc., então é natural que cobrem alguma contribuição dos membros.

@ethar, concordo com você sobre precisar estudar a Thelema um pouco mais a fundo para identificar o que me incomoda especificamente. Algum material que você possa recomendar?

@dyulax, eu sei que manter uma sede física de uma ordem tem custos. Eu estava apenas fazendo referência à ordens falsas que procuram obter lucro, não divulgar conhecimento.

(Comentário removido pelo administrador)

@ Vasm, não sei o que está buscando.
Mas talvez você possa achar em qualquer lugar, e em vários lugares, você até mesmo poderia tirar ouro do meio de um chiqueiro de porcos imundos e corruptos se você tivesse a chama da verdade em ti.

(eu acredito na providência)

Eu particularmente me identifico com Thelema, pois acho que eu não tenho outro direito a não ser fazer a minha vontade.
(e é claro que isto não é um egoísmo desenfreado, é o contrário disso)

Ou talvez você devesse esquecer este negócio de Espiritualismo e ir trabalhar, ter uma esposa, casar e ter filhos.

Eu conheço a AMORC, e embora as inúmeras ressalvas (ressalvas e críticas que podem ser aplicadas a qualquer ordem), acho que mau não faz, e se você for realmente sincero tudo se abre e as peças se encaixam como se Mágica.

Eu prefiro o caminho solitário, entregue as providências cósmicas, e aos insight provindo das meditações.

A verdade aparece de inúmeros lugares, e não somente de um lugar, você que tem que saber ver e ter a chama da busca e verdade acesa em seu coração.

Mas, aqui, como em tudo que é seu.

Faça o que tu queres.

Não existe uma única ordem verdadeira e um único caminho para a iluminação.

Existe você.

@ethar Obrigada pela lista... Vou imprimir os textos e começar a ler. Talvez encontre algo que mude minha opinião... Ou no mínimo algo que me leve a entender mais sobre a Thelema e sobre o porque de ela não me atrair tanto.

@yezide Sobre a Verdadeira Vontade, eu a entendo como algum tipo de propósito na vida, ou como um destino, na falta de uma palavra melhor. Por favor me corrija se eu estiver errada. Mas eu não tenho 100% de certeza se a Verdadeira Vontade é algo que eu possa escolher. E a capacidade de fazer uma escolha é algo de extrema importância para mim, seja ela a escolha "certa" ou "errada" (se é que isso existe).

Bem, eu não posso corrigir ninguém.

Sim, Verdadeira Vontade é o seu Caminho.

Você diz: "Mas eu não tenho 100% de certeza se a Verdadeira Vontade é algo que eu possa escolher".

Bem, você é resultado do Universo. A natureza te construiu. Ela lhe deu o Sol, a Lua e a Terra e tudo mais, e você não teve escolha sobre isso. Isso são presentes. Você está aqui e agora e pronto. A Natureza te deu a Forma Humana, com esta estrutura biológica com necessidades como o Sexo, a alimentação, respiração etc. E você não escolheu isso. A natureza lhe desenhou por inteira através de seus processos eternos. Sua vida é como um presente, ela foi dada a você, você não pediu e não esperava por isso, é um presente. Então, você tem que cumprir certas coisas neste ambiente cósmico como as coisas da sua biologia, e você não pode escapar disso. A Verdadeira Vontade pode ser entendida como algo parecido, uma Vontade grande e essencial que pulsa no seu ser, que lhe guia secretamente até ela parecer clara em sua mente. Esta é a questão: você entender a sua Natureza, ou seja, descobrir sua Vontade, mesmo que ela lhe leve em seus braços em um abraço que não se separa de ti.

A pessoa deveria "casar" sua mente com seu caminho. Ela deveria ter uma ideia certa do seu propósito. Ou seja, ela deveria descobrir o seu destino e não ser levado as cegas por ele. A mente deveria entender e se unir ao caminho formulando-o como uma conta matemática precisa, realizando um "Casamento Místico" de você com você mesmo mais profundo e eterno. Se isso não acontece a pessoa vive com dúvidas e inseguranças, perdida no mundo.

Para não ser levado as cegas pelo Caminho, você deve descobrir o Caminho, e, então, sanar as dúvidas sobre o que se está fazendo aqui.

E isso não é difícil. A gente sempre sabe o que tem que fazer. Pode estar meio nublada a vista. Mas você sempre sabe o que tem que fazer.

Att.

Se me permitem só uma curta palavra a respeito de Verdadeira Vontade, eu diria que alguns tendem a encará-la como o superlativo da vocação e não necessariamente como um "destino" ou algo que lhe aprisiona .

Enfim, é a expressão de sua Natureza na Terra e normalmente não é algo surpreendente, mas um coisa que sempre esteve ali, bem na frente dos seus olhos.

Espero que tenha dado uma clareada. : )

Boa tarde
Faze o que Tu queres, há de ser o todo da Lei
Na minha opinião depende muito do que vc busca e das suas crenças. Existem diversas ordens e religiões sérias no Brasil. Dá uma nesse gráfico que achei no teoria da conspiração a um tempo (site do Deldebbio) .
http://www.deldebbio.com.br/wp-content/uploads/2013/01/Diagram05_full.jpg
Grande abraço.
Amor é a lei, amor sob vontade

Não, Faze o que tu queres não é fazer qualquer coisa.

É cumprir a vocação, como já disseram aqui, no que diz respeito a vida social de trabalho comum.
E realizar a Grande Obra do casamento do Um com o Todo.

Ah!
Marcelo "marqueteiro" Del Debbio?

Eu não vou perder a oportunidade de falar o que eu penso sobre ele, pois eu não tenho nenhum vinculo com nada e não represento qualquer Ordem iniciática, embora respeite MUITO a A.A e a O.T.O.

E a A.A que falo aqui é a Astron Argon e não a Arcanum Arcanorum do Marcelo, alias, eu até acho que ele não tem o direito de usar este nome, que na minha opinião esta relacionado a Astron Argon, acho que usar as siglas A.A para sua ordem só traz CONFUSÃO e o começo da ENGANAÇÃO, como diz um respeitado brasileiro "ou ele está enganando ou está sendo enganado". Ou é um marqueteiro mercenário, o mais provável.

Eu não sei se ele é membro da A.A legítima. Só sei que ele é membro de trossentas ordens esotéricas dentro de um baláio de gato de dispersão. E também é associado ao Umbanda, o que, na minha opinião, é uma religião que escraviza, que proporcionam possessões e distúrbios mentais além de dar possibilidade da prática de Magia Negra, e qualquer pastorsinho cristista exorcista bota pra correr qualquer Pomba Gira ou Exuzinho (falo isso por experiência)

Ele Tem um jogo de RPG chamado "Pequenas Igrejas Grandes Negócios", ele deveria fazer outro pra ele chamado "Pequenos Magistas Grandes Negócios" para perpetuar seu ganho de dinheiro como um "Mercenário de Almas". Ele sempre posta videos de Evangélicos em seus cultos, o que é ultrajante e desrespeitoso para com a liberdade do próximo, ora, os Escravos Servirão, simples assim, e devemos deixá-los para lá e não ficar pregando e criticando, e eu não vejo ninguém postando videos do Pessoal dos aventausinhos na cintura perpetuando suas empresas.

Enfim, eu, o que pode ser na minha ignorância tenho esta imagem do Marcelo "marqueteiro" Del Debbio, que ganha dinheiro com buscadores de si mesmo. Este debate fala de Ordens místicas e eu acho que a A.A dele é uma que ganha dinheiro a custa de ingênuos buscadores de si. O que me dá embrulhos.

Nesta tabela ele coloca as Ordens de Thelema como da mão esquerda.....ah.....eu não vou falar mais nada....

Bem, eu não o conheço, mas é esta a imagem que ele me passa. E como eu disse, minha palavra é minha e não representa nenhuma Ordem. E eu posso mudar de opinião, é claro.

Os Escravos Servirão.

Não existe Lei além de Faze o que tu queres.

Guerra aos "soldados profissionais".

Att.

Desculpem minha indireta aos Maçons, foi o calor do momento.

Sem querer desviar o assunto, mas...

Atendo-me somente ao gráfico do link postado por @mitratena, basta olhar somente as religiões de matriz africana e “federação espírita” para ver que há algo errado ali.

Faze o que Tu queres, há de ser o todo da lei

@Yezide, não faço parte de nenhuma ordem do Deldebbio, nem muito menos desejo fazer marketing do blog dele, resolvi mostrar a tabela, pois pessoalmente a acho bem legal (e nada mais justo que colocar o crédito).Enfim, creio que independentemente de vc concordar ou não com os posicionamentos, ela pode ser bem útil pra quem deseja conhecer mais ordens e religiões.

Amor é a lei, amor sob vontade

(Comentário removido pelo administrador)

Olha, eu não estou aqui pra defender Del Debbio nenhum, mas marketeiro por marketeiro, não precisamos ir muito longe pra achar um, é só olhar pro próprio "cordão umbilical"... ou ninguém nunca se deu conta de quão sugestivo é o título de "homem mais perverso do mundo" ou "A Grande Besta 666"? Quem não compraria um livro desse cara?

E longe de estar condenando a quem quer que seja, eu estou dizendo que isso é normalíssimo em pessoas com determinada personalidade. E diria mais, acho que uma pessoa que viva de vender livros e ensinamentos tem mais é que "vender o peixe" mesmo.

Del Debbio é marketeiro? É, sim. Claro que é.

Ele é essa Coca-Cola toda? Não sei. Tampouco me importa.

Ele é mal intencionado? Realmente me parece que não.

É o único? Absolutamente não.

De resto, se ele é da Umbanda (coisa que também não curto, ainda que não acredite em possessão), se ele tem uma Ordem cujas iniciais coincidem com outra (coisa que tem direito, sim!), se ele tem um público ávido por comprar conhecimento (que ele julga ter para vender), se ele quer abraçar qualquer criança neo-pagã que acha que ser um magista é brincar de "Patolino Mago" (se não assistiu, assista pois é demais!), me importa pouco.

Feliz daquele que consegue ganhar dinheiro fazendo o que gosta e ainda tendo a ilusão de estar fazendo um bem.

" O Homem tem o direito de viver pela sua própria lei;
de viver da maneira como quiser viver;
de trabalhar como quiser;
de brincar como quiser;
de morrer quando e como quiser."

... e por ai vai. Não é assim?

Sim o Homem tem direito de viver pela sua própria Lei, até mesmo se ele quer ganhar dinheiro com a espiritualidade as custas de buscadores.

É a imagem que ele me passa, simplesmente isso.

Minhas críticas podem se dividir assim:

1º Ele faz a mesma coisa que os Cristãos que ele ridiculariza em seu jogo, ou seja, ganha dinheiro com a espiritualidade.
O que nos leva a perguntar se é legitimo ganhar dinheiro com religião?
Esse é um assunto secular. Cada qual tira suas conclusões.

2º A legitimidade de Usar o nome Arcanum Arcanorum não é jurídica mais espiritual, assim como questionaram Lewis por usar o nome Rosa Cruz em sua Ordem.
Será que ele detém o arcano dos arcanos? O Sumo bonum? A Pedra filosofal? O Elixir da longa vida?
Será que ele recebeu a autorização de alguma pessoa que poderia lhe passar esta autoridade?

3º Ele classifica Thelema com uma classificação que pode ser questionável.

Sobre o Crowley. Bem, ele morreu pobre.
Ele não misturava dinheiro com Espiritualidade.
Ele gastou toda sua fortuna em seu progresso espiritual e para realizar sua Vontade.

Será que o Del Debbio gastará todo seu dinheiro em prol da Espiritualidade?
Será que ele quer ganhar dinheiro ou ajudar o próximo?
Não tem como saber né?

Fui pejorativo ao chamá-lo de Marcelo "marqueteiro" Del Debbio? Fui.
E realmente não ligo para isso pois é a imagem que ele me passa e você concorda.

Quer fazer propaganda da sua venda de Espiritualidade, tudo bem.
Devemos ficar atentos com os "Magos de Televisão".

Sem mais.

Beleza, eu não estou discordando de você quanto ao cerne das suas afirmativas, ocorre que o diabo mora é nos detalhes. Assim sendo, se você não fica muito chateado comigo, vou rebater suas críticas ainda uma vez conforme as enumerou.

1º Ele cobra por informação. E quem não cobra (seja de qual tipo for)? Ele ridiculariza os cristão. E quem de fora da sua crença não ridiculariza, mesmo que lá no fundo, já que aquele circo todo é um bocado ridículo? Ele é hipócrita. E quem não é e nem nunca foi alguma vez na vida?

Não sei se ganhar dinheiro com religião é certo, mas sei que trabalhar de graça não é, pelo menos eu não trabalho. Enfim, como disse, cada um com suas conclusões.

2º Você mesmo levantou a dúvida..."será que ele tem o Arcano dos Arcanos?". E se tiver. É ele a sua consciência que devem saber se está pronto para brincar de "mestre". E quanto a receber "autorização" de alguém pra fundar uma Ordem, acho que não é bem assim que funciona. Eu não vejo "autoridade" espiritual em ninguém além de mim mesmo. Buda recebeu a bênção de quem pra ter seu próprio "estalo". Outra vez, cada um sabe de si.

3º Sim, ele classifica Thelema com uma classificação questionável, mas e quem não classifica? Thelema não é propriedade da A. '. A. '. nem da O. T. O., Thelema é patrimônio da humanidade e cada qual a entende sob sua própria ótica. Ou alguém aqui se arriscaria a classificar Thelema com precisão?

Crowley morreu pobre porque gastou sua fortuna. E não foi só com o seu "progresso espiritual", Crowley comia muito bem, bebia do melhor, gostava de bons charutos, roupas caras, drogas, enfim... E não estou dizendo que estava errado, só estou dizendo que a intenção não era morrer pobre e que esse suposto desapego ao dinheiro é balela.

E se o Del Debbio gastar toda a grana com "espiritualidade", é porque é muito burro, porque ele pode andar de braços dados com os "Mestres Ascensionados" e dois "Sagrados Anjos Guardiões" na rua, que as contas vão continuar chegando. E se não pagar, entra pro S. '. P. '. C. '.

Você foi pejorativo e julgou o cara, e isso é um direito seu, aliás de todos nós e todos exercemos esse direito o tempo inteiro. Repito que não estou ai pra defender ninguém, só não acho que ele fuja muito da regra, apenas está em evidência.

Existe um público alvo infanto-juvenil que suplica por atenção. Aqui no fórum mesmo a gente vê crianças pedindo pelamordedeus pra que a gente ensine sobre esse mundo de “faz de conta”. Ele só resolveu abraçar. Se está certo ou errado, o tempo dirá, mas uma coisa é certa, se ele não abraçar, outro abraça.

Enfim...

Voltando ao assunto original, há continuações legítimas do trabalho da Hermetic Order of the Golden Dawn, seja pela Stella Matutina, seja por alguma outra, e essas organizações nem sempre abraçam a Lei, mesmo respeitando a revelação e o profeta.

@vasm A Arcanum Arcanorum é um esquema de fazer dinheiro?
http://www.deldebbio.com.br/a-a/
aqui ele diz que é gratuito.