Uno ou múltiplo

Estou interessado em praticar o Thelemismo.

É um universo novo que se abriu pra mim.

O Thelemismo é uma corrente única no ocultismo ou coexistem várias vertentes?

Se várias podem indicar quais são?

Grato.

Thelema acho que foi "descoberta" ou "desenhada" pra ser una, mas cada ordem, cada mestre de cada ordem acaba inevitavelmente passando a coisa toda com uma pitada de pessoalidade e cabe ao neófito separar o joio do trigo, se bem que nesse caso o joio pode ser trigo e o trigo joio, muito subjetivo e complexo, como tudo o que concerne a conteúdo oculto, que na minha opinião, é pura especulação, 100% especulação, mas até na especulação existe ciência, vide bolsa de valores

Grato.

Eu acho que esse termo “Thelemismo” não existe; fala-se em Thelema e em thelemitas os que adotam-na como diretriz.

Thelema é a palavra do Aeon, quero dizer com isso que ela é, grosseiramente falando, a palavra síntese do influxo da Era vigente, a saber, o Aeon de Hórus. Thelema é do grego, significa “Vontade”, seu correspondente numérico pela Gematria (espécie de numerologia hebraica/cabalística) é 93, portanto, já que você usou o termo “corrente”, acho que cabe dizer que Thelema é também conhecida como a “Corrente 93”.

Thelema é única e múltipla ao mesmo tempo...

Única porque não existem “vertentes” ou dissidências, já que não se trata de uma instituição ou movimento num sentido uniforme e organizado do termo mas, como lhe disse, uma diretriz, uma Lei, um influxo energético a ser seguido (ou ao qual se opor, depende de você).

E múltipla porque cada qual a interpretará de acordo com a sua própria capacidade e visão de Universo. A compreensão errada da Lei pode ser perigosa e degenerar-se em aberração comportamental, mas isso cabe a cada um julgar, cada estrela em sua órbita.

Existem várias ordens que adotam a Lei de Thelema, cada uma é uma, com seus próprios códigos e ensinamentos. Nenhuma delas é representante ou porta voz de Thelema, pois a Lei é para todos, ou seja, é um patrimônio da humanidade, não sendo propriedade de ninguém.