Uso magia/conhecimento esotéricos por movimentos de Nova Era

Bom dia galera,

Sou novo por aqui. É minha primeira interação aqui no fórum.

Então, sou estudante de Ciências da Religião, e atualmente estou tendo como
objeto de estudo este grupo chamado AQUANTAIRUM e gostaria de ajuda de vocês.

São um grupo religioso típico de Nova Era, que mistura elementosde diversas tradições religiosas, como cristianismo, hinduismo, budismo, alguns elementos de esoterismo ocidental e ainda extraterrestres.

Todos esses elementos que citei anteriormente são misturados indistintamente, algo meio parecido com o Vale do Amanhecer, mas em menor escala, eu penso. E todo os conhecimentos e rituais que fazem são para fins imediatistas, sem compromisso a alguma linha ou tradição em específico. Aqui tem uma lista dos rituais mensais
que eles fazem:

https://www.aquantarium.com.br/rituais.aden

Existem também outros rituais que não aparecem nessa lista. Importante pontuar que a maioria desses rituais é feito mediante pagamento em dinheiro. Os cursos oferecidos por eles também são pagos. Eles tem um forte apelo mercadológico e pregam muito sobre prosperidade financeira também.

Mas enfim, gostaria de saber se alguem aqui já teve alguma experiencia com esse movimento direta ou indiretamente e como foi essa experiencia.

Por se tratar de um forum sobre Thelema e ocultismo ocidental em suas
divesas formas, também gostaria da opinião pessoal de cada um, o que pensam
sobre esses movimentos que se apropriam de conhecimentos muitas vezes complexos das tradições esotéricas e fazem uma simplificação desses sistemas de crenças e misturam com elementos que não fazem parte destes, como no caso de extraterrestres, por exemplo.

O que pensam a respeito disso? Pode haver consequências de alguma forma
pelo uso simplificado desses sistemas? Ou tudo é válido?

Grande abraço a todos.

1 curtida

Seja muito bem vindo!