Vegetarianismo x Ocultismo

Caros Irmãos,

Alguém poderia comentar sobre a visão do ocultismo sobre o vegetarianismo? Quais benefícios e o que é prejudicial para o praticante de misticismo e ocultismo? No mesmo nível também sobre o álcool e o cigarro. Fraternais Abraços!

Olá, boa tarde. Irei dar minha humilde opinião.

Antes de mais nada, a verdade é que o vegetarianismo sempre parecerá tolice para quem não vê os animais como nossos irmãos de evolução. Eu vejo o consumo de carne quase como um vício. Conheço pessoas que se sentem mal se ficarem sem. Por isso geralmente você encontrará razões para justificar esse hábito (mesmo que elas sejam parciais e não correspondam à realidade por se basearem em preconceito ou falta de informação). Um argumento famoso é que não comer carne tornará alguém com deficiência de vitamina B12. Na verdade, a carne não é as única fonte de Vitamina B12. Todos os derivados de animais (leite e ovos) contêm essa vitamina. Mesmo que a pessoa decida se tornar vegana é possível obter essa vitamina sinteticamente (mas esse não é o caso estamos falando do consumo de qualquer tipo de carne). Outro argumento risível é que a falta de carne causa fraqueza. Isso é absurdo uma vez que existem atletas de alto rendimento que são veganos.

Agora a minha opinião sobre o consumo de carne. Existem dois tipos de razões para se aderir a uma dieta vegetariana: as razões egoístas e as razões morais.

As razões egoístas dizem respeito aos malefícios que a carne produz não apenas no corpo físico mas na própria aura da pessoa. Isso ocorre porque o animal, no momento do abate desprende energias densas e negativas causadas pelo sofrimento, a dor e o medo. A carne então fica impregnada com essa energia negativa e quando a pessoa se alimenta da carne o seu campo energético acaba ficando mais denso. A carne é o que mais abaixa a vibração de uma pessoa. Isso acaba acarretando em um comportamento que pode se tornar mais primitivo. Raiva e irritação são alguns sintomas que podem surgir. No meu caso a raiva se tornou quase inexistente. Ao abaixar a vibração também acabamos ficando mais expostos a ataques astrais e o desenvolvimento de alguma doença (porque doenças que não são de origem cármica geralmente se originam no corpo etérico e a baixa vibração pode contribuir para isso). Já li que até magos negros evitam o consumo de carne para não prejudicarem certos trabalhos. Existem alguns estudos sobre o ponto de vista materialista mas pelo teor desse fórum não acho necessário falar disso.

As razões éticas ou morais são bem evidentes. Como eu falei antes alguém que não veja os animais como irmãos poderá achar o vegetarianismo tolice. Ao se perceber que são nossos irmãos de evolução você deveria se perguntar: comeria eu um irmão? Um filho do altíssimo assim como eu? Qual o sentido de se render à barbaridade de consumir baquetes de pedaços de cadáveres às custas da dor sofrimento dos animais? Um matadouro possui uma energia baixíssima e imunda. Um verdadeiro inferno astral. Como pode algo sair disso e ter algo de útil e aproveitável? Basta ver um desses documentários e perceber como eles sofrem. Acho difícil alguém não se sensibilizar. E afinal de contas, deixar de consumir algo, ou seja, vencer um vício deveria ser algo trivial para um iniciado.

Falando de autores ocultistas/esotéricos. O Franz Bardon diz que isso não influencia na evolução espiritual. Olha, concordo com muitas coisas que o Bardon escreveu porém discordo de dois pontos: esse e a pouca menção/trabalho da kundalini e magia sexual. Entretanto é inegável a sabedoria que ele tinha. Porém uma coisa inegável também é que enquanto encarnado podemos ser submetidos a filtros de discernimento que geralmente moldam nosso sistema de crenças. Outro mestre que diz que não há nada demais nisso é Samael Aun Weor. Esses exemplos mostram que é preciso ter discernimento para se analisar um obra esotérica/ocultista, etc. Entretanto também temos aqueles autores ocultistas que defendem o vegetarianismo. Um exemplo é o teosófo Charles W. Leadbeater em seu pequeno trabalho "Vegetarianismo e Ocultismo".

Em minha opinião uma sociedade mais evoluída é vegetariana mas não acho que isso possa impactar tanto na questão de capacidades psíquicas. Já na evolução espiritual (positiva) creio que sim.

Enfim, poderia escrever por muito tempo mas acho que o núcleo da questão foi passado. Abaixo sugestões de leitura que recomendo a você sobre o tema. Use seu discernimento e livre-arbítrio para isso. Paz, amor e luz.

Vegetarianismo e Ocultismo - Charles W. Leadbeater:
http://documents.tips/documents/vegetarianismo-e-ocultismopdf.html

Fisiologia da Alma - Ramatis (pelo médium Hercilio Maes):
http://escoladaluz.com.br/livros/download/149

Mariléa de Castro - Alimentação à Luz do Cosmo:

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjE-omd8KrPAhVIFJAKHexdAyYQFggnMAA&url=http%3A%2F%2Fescoladaluz.com.br%2Flivros%2Fdownload%2F102&usg=AFQjCNEHjVxXRz2FHABLSzutxMptMy9Knw&sig2=yeFihvShNhkNcTMqvrKF9A&bvm=bv.133700528,d.Y2I

Sobre o cigarro e álcool, são outros elementos que abaixam a vibração pessoal e causam aberturas na aura que deixam brechas para obsessões diversas. Um alcoólatra, o fumante compulsivo, o viciado em drogas, etc. possuem verdadeiras hordas de desencarnados que ainda não se libertaram do vício que chegam a ficar colados na aura da pessoa absorvendo a energia do vício. Isso sem contar o que acontece a viciados durante o sono que são colocados em máquinas astrais (que se localizam nos planos densos do Umbral para os quais "descem" obviamente) e cada "gota" de energia é absorvida e depois "reciclada" para o consumo dos mais diversos tipos de seres negativos. Enfim, paz, amor e luz.

Alucard,

Obrigado pelas suas esclarecedoras explicações, já imprimi o texto do Leadbeater e estou lendo. Os outros dois textos já baixei para ler em seguida. Muito bom o que voce escreveu, passei a ver o vegetarianismo por outra ótica. Sou estudante Rosacruz da FRA e lá não existe imposição mas explanações sobre os malefícios tanto do consumo de carne como o uso do álcool e do fumo. Eu estou em processo de me livrar do álcool e do fumo, e já estou fazendo uma alimentação ovo-lacto-vegetariana, mas ainda meio perdido sobre o que pode ou não fazer mal em todos os níveis. Qualquer dica será muito bem vinda e muito obrigado por todas as respostas e arquivos postados, serão de grande ajuda. Fraternalmente.

Eu não pratico qualquer tipo de ritual, sou apenas um estudioso teórico, então não posso falar nada por experiência. Tenho dois irmãos médicos e sou de uma família de profissionais da saúde. Todos eles garantem que a carne faz parte da alimentação do ser humano. Somos carnívoros por natureza, inclusive temos os dentes caninos, que naturalmente servem para rasgar a carne. Eu não vejo os animais como irmãos, até porque os animais também se alimentam de outros animais. Enfim, minha opinião nesse tópico sequer tem por base os preceitos ocultistas, é apenas uma opinião pessoal.

Eu estou em processo de me livrar do álcool e do fumo, e já estou fazendo uma alimentação ovo-lacto-vegetariana, mas ainda meio perdido sobre o que pode ou não fazer mal em todos os níveis.

Qualquer dica será muito bem vinda e muito obrigado por todas as respostas e arquivos postados, serão de grande ajuda. Fraternalmente.

Todos eles garantem que a carne faz parte da alimentação do ser humano. Somos carnívoros por natureza, inclusive temos os dentes caninos, que naturalmente servem para rasgar a carne.

"Faz parte" por escolha e não por necessidade. E não somos carnívoros. Somos onívoros embora as características que tendam às de seres herbívoros.

Eu não vejo os animais como irmãos, até porque os animais também se alimentam de outros animais.

Com todo o respeirto mas não entendi essa parte. Não tem como comparar uma pessoa intelectualk (q

Meu computador travou e acabou enviando o comentário incompleto.

"Eu estou em processo de me livrar do álcool e do fumo, e já estou fazendo uma alimentação ovo-lacto-vegetariana, mas ainda meio perdido sobre o que pode ou não fazer mal em todos os níveis."

Boa sorte em sua jornada.

"Todos eles garantem que a carne faz parte da alimentação do ser humano. Somos carnívoros por natureza, inclusive temos os dentes caninos, que naturalmente servem para rasgar a carne."

“Faz parte” por escolha e não por necessidade. E não somos carnívoros. Somos onívoros embora as características tendam às de seres herbívoros.

"Eu não vejo os animais como irmãos, até porque os animais também se alimentam de outros animais."

Com todo o respeito mas não entendi essa parte. Não tem como comparar uma pessoa intelectual (que possui toda uma tecnologia a disposição para não precisar matar) com um animal. Mas respeito a sua opinião é claro. Paz, amor e luz.

Faze o que quiseres.

Rápidas considerações:

O consumo de carne, não é impeditivo para o desenvolvimento do Homem dentro de uma ascensão mágica/mística, tampouco o serão o consumo de álcool, tabaco e drogas; o vício sim, o é. Conheci pessoas com respeitável desempenho mágico e que não se privavam do consumo de coisa alguma, no entanto também não eram escravos do que quer que fosse.

Tudo o que é sensorialmente agradável vicia ou habitua: álcool, drogas, carne, açúcar, gordura, sexo, conforto, proteção, afeto... alguns, quando em excesso, podem ter efeitos nocivos ao corpo, outros ao caráter, mas todos eles, na sua devida proporção, podem ser benéficos. A moderação é o segredo do sucesso, até água demais faz mal.

O homem é mais um dos animais da cadeia alimentar, e é tão “irmão” dos animais quanto é das plantas, ou mesmo tanto quanto os animais são irmãos uns dos outros. Na Natureza nada está errado, tudo é equilíbrio e tudo tem sua beleza, inclusive quando ela está velada para nós, como é o caso do sangue e do sofrimento, da morte e do putrefato; não há nenhuma expressão ou sensação que não provenha do Divino.

Se concordamos, ou não, com a matança monstruosa e indiscriminada que hoje existe e sustenta um mercado zilhonário, são outros quinhentos, é uma questão que tem sua importância mas que está no campo da ecologia e da sociologia econômica, não do nosso desenvolvimento dentro do Mágico, necessariamente.

Ademais, que cada um siga sem culpa a dieta que melhor lhe aprouver, e que procure, de preferência, não se manter agrilhoado a ela e nem a coisa alguma. A Vontade não está no excesso, muito menos estará na privação; ela está no controle. Amor sob Vontade, isto é (entre outras coisas), aquilo que é prazeroso e maravilhosos na medida que a minha Vontade determina que é razoável para mim (não pra nenhum outro, mas para mim!).

Quando você assimila qualquer substância está praticando um ato de amor, pois nessa assimilação parte daquela substância se tornará parte de você. Quando um Adepto come carne de boi, parte do boi passa a ser o próprio Adepto. Tal ato eleva a substância grosseira do boi a um nível que ele dificilmente atingiria sozinho.

Ainda que não seja um Adepto, se o magista transubstancia alimento, bebida, droga, medicamento, o que quer que seja para que essa substância se torne combustível de seu corpo físico, sua Magick, seu gênio, etc., que mal poderia haver em tal ato?

Se escolher deixar moral e dogma totalmente de lado, o científico a se fazer é verificar o quanto comer ou não de um determinado alimento altera sua capacidade normal de trabalho para melhor ou para pior. Comer ou assimilar uma determinada substância - seja por ingestão, inalação, absorção cutânea, etc., etc. - terá efeitos diferentes em cada indivíduo e cada um deve julgar por si o quanto é útil o prejudicial.

Já experimentei deixar o consumo de carne totalmente por um ano para ver os efeitos e pessoalmente só serviu para testar minha força de vontade e autocontrole. De negativo, gastei um puta tempo e energia compensando os nutrientes faltosos com substitutos geralmente mais caros, o que de meu ponto de vista foi desperdício, mas novamente: Cada um deve chegar às suas próprias conclusões quanto a estes temas.