Vontade e Verdadeira Vontade

Boa noite caros irmãos, 93!

Faze o que tu queres, há de ser o todo da lei.

É a primeira vez que escrevo neste fórum, sou um recém estudante de Thelema e não sou afiliado a nenhuma linhagem de qualquer ordem Thelêmica (ainda).

Tenho uma dúvida quanto ao comportamento adotado por alguns Thelemitas, em especial nas redes sociais. OBS: essa é uma visão que EU tenho e existe dúvida quanto a isso para MIM, o que peço aqui é ajuda para desmistificar isso. Continuando, Existe na Thelema uma conduta que nos coloca em posição de protagonistas de nossas vidas em todos os aspectos, e foi a impressão que tive também, maratonando várias conferências da A .´. A .´. no youtube.

Em resumo, o que eu entendi é que deve-se fazer apenas o que se quer, não no sentido de violar a liberdade do outro, mas no que diz respeito a si mesmo. Se quer beber, bebe, se quer transar, transa, se não quer, não faz, se quer estar com uma pessoa, esteja, se não quer, termina, ou seja, não existe lei além de faze o que tu queres.

Esse comportamento seria uma espécie de preparação para a busca da verdadeira Vontade? Digo isso pois a impressão que tive é que essa conduta nos leva a tentar ser autênticos em quem somos e no que fazemos, entretanto, tive certo desconforto devido a padrões familiares e religiosos impostos durante toda a vida, que estão sendo trabalhados e alinhados. Seria essa conduta, um preparatório mental e espiritual para o que poderemos encontrar mais á frente nessa longa jornada? Ou isso é adotado apenas por quem quer levar o faze o que tu queres no stricto sensu?

Me corrijam no que eu estiver errado e desde já agradeço a todos que contribuírem.

93 93/93!

Esbarrei com essa citação do The Cult of Aleister Crowley de Jerry Cornelius que parece responder à sua pergunta:

Thelema é algo que apela muito em alguns círculos modernos, especialmente para aqueles que ainda não se livraram totalmente do Velho Aeon. Depois de anos ouvindo que eles não podem fazer isso ou aquilo, Thelema oferece às criancinhas sujas da escola uma justificativa para concretizar suas neuroses sob o pretexto de faz o que tu queres. É por isso que memorizar e estudar O Livro da Lei e sua filosofia corretamente é tão importante. Você não pode escolher acreditar no que você quiser e depois pendurar sobre isso um casaco chamado Thelema. Há certa crença inerente à filosofia que deve ser aderida. O primeiro passo é perceber que um Thelemita é uma pessoa que acredita que seu espírito escolheu sua encarnação para ganhar uma certa experiência e então, após a puberdade, receber a livre escolha de “Faz o que tu queres”. Mas não há garantia de que nosso espírito cumprirá sua encarnação desejada porque “Faz o que tu queres” é uma faca de dois gumes. Por um lado, implica que recebemos a licença para seguir nossa experiência terrena como quisermos. No entanto, o perigo dessa suposição como finalidade é que nossa Alma mercurial, tendo passado pelo Rio do Esquecimento, poderia facilmente concentrar toda a sua atenção no “faça o que quiser” terrestre, o que poderia inconscientemente nos desviar do verdadeiro motivo pelo qual encarnamos. Aleister Crowley disse isso claramente: “deve tornar-se claro que ‘Faze o que tu queres’ não quer dizer “Faze o que quiseres’”.

Em outras palavras, ser um Thelemita é muito mais complicado do que simplesmente dizer que isso lhe dá uma licença para acreditar em qualquer coisa e fazer o que quiser. Aqueles que perseguem seus desejos diários em sua busca para descobrir sua verdadeira vontade são o que chamamos de ‘telomitas’. Este é um termo baseado na palavra grega Θέλω para ‘desejo’. Por definição, um thelomita (Θέλω) é uma pessoa que desconsidera a Vontade dos outros e age de acordo com crenças ou desejos pessoais em contraste com o Thelemita, que respeita os Direitos dos outros … Lembre-se sempre, de acordo com o Liber AL vel Legis, todos os Thelemitas começam no nível de Homem da Terra e eles têm apenas um requisito: aprender a Lei e viver de acordo com ela. Esta Lei não está enraizada em nosso direito de fazer o que quisermos ou impor nossa religião, nossa política ou nossas opiniões sobre os outros, como se nossa verdade fosse algo que todos deveriam seguir. Em vez disso, como aponta Crowley, Thelema é uma filosofia enraizada em nossa capacidade de permitir que todos ao nosso redor vivam sua vontade antes da nossa. Resumindo: Simplesmente chamar a si mesmo de Thelemita não faz de você um Thelemita…”

Não acho que tenha algo inerentemente errado nesse hedonismo (desde que respeite o direito dos outros), mas há algo mais.

2 curtidas

93!

Obrigado pela resposta.

Me peguei pensando nisto esses dias e vi que é bem mais complexo do que eu imaginava, a resposta caiu em bom tom. Creio que a minha reação confusa tenha se dado por basear o julgamento justamente na internet, que é considerada por muitos como “terra sem lei”. Mas olhando mais profundamente essas personalidades e suas nuances percebi que o erro, estava mais no que eu refletia nelas mas que dizia respeito a mim. Com certeza uma ligação com o velho aeon em desconstrução.

Estava convesando sobre querer estes dias com minha esposa, não é um pensamento diretamente ligado à thelema, é mais uma conclusão tirada de vários lugares, meio que tentando extrair a base de várias histórias contadas pela metade.

Você só quer de verdade aquilo que está disposto a pagar pra ter.

Quando você quer algo que não custa nada você nunca vai ter certeza se realmente quer aquilo ou se é apenas um caprixo, esse é o ponto.

Quando você compra um carro, está abrindo mão do que poderia fazer com o valor da entrada, na realidade se você juntou $ pra entrada já abriu mão de muitas coisas pra isso, está abrindo mão do $ que vai gastar nas parcelas e das coisas que poderia fazer com ele, está abrindo mão do $ que vai gastar no seguro, na manutenção, no IPVA, etc.

Quando você trai sua esposa é porque está disposto a abrir mão do seu relacionamento para dormir com uma pessoa aleatória… Se você não está disposto a abrir mão do seu relacionamento então você não quer realmente dormir com aquela pessoa.

Todos os exemplos que deu são apenas pessoas que não tem mais a necessidade de cumprir algo porque não tem mais uma crença que as force a seguir fazendo escolhas que não tem custo, é bem provavel que não seja algo que elas realmente queriam mas nunca vamos saber.

2 curtidas