Salve pessoal! Sei que já dei minha opinião, mas deixa eu botar mais uma lenha nessa fogueira aí... : )
Essas habilidades devem ser possíveis no plano astral, não?
Naquilo que ocultistas gostam de chamar de "plano astral" virtualmente qualquer coisa é possível; no físico, não. O plano físico é regido por Leis físicas e rígidas (como é característico das Leis, pois senão não seriam "Leis") e, muito embora alguns limites possam ser elastecidos, outros não. Isso não ocorre à toa, posto que Leis sempre servem para algo, no caso, proteger a própria estrutura do Universo (que é pra ser um cara muito mais espero do que nós) da interferência perniciosa de sua crias corruptíveis.
Aproveitando... esse tópico que abri, é justamente pra rasgar o veu das fabulas, mas sempre ocorre de vir historias fantasiosas. Existe um livro, de um autor cristão chamado Daniel Mastral, ex-satanista (desconsiderem o glamour desse título) chamado "filho do fogo", ele era satanista da church of saitan, e no livro ha relatos de que ele tinha a forca aumentada, telecinese, derrubava quem queria, tudo a mando de um demonio chamado Abraxas. Se puderem conferir...o primeiro volume nao tem nada sobre igreja, etc.
Força aumentada, dentro de determinados limites, descargas de adrenalina explicam, hipnose também... até uma academia ajuda rsrsrsrs; derrubar pessoas pode ser feito por meio de sugestão, está cheio de vídeo na internet mostrando pastor evangélico que lança uma "esfera de energia" contra o público e derruba uma platéia inteira, é a conhecida hipnose de palco; telecinese existe, acontece, mas não quando se quer, é um fenômeno espontâneo e involuntário. Esses fenômenos psíquicos físicos, no caso a telecinese, são "descargas" que funcionam como válvulas de alívio de um estresse ou conflito interno com o qual o inconsciente não consegue lidar, algo como uma extrapolação da psicossomatização. E são casos raríssimos. Quanto menos grosseiramente físico, tanto menos raro, haja vista a própria telepatia, que ainda que seja mais frequente, também funciona de maneira espontânea.
A base da (des)crença da Church of Satan é casada com a da Igreja Católica Romana, e isso meio que a limita, na minha opinião, assim sendo, não sei até onde pode ser considerada como referência dentro do satanismo e, muito menos, dentro do ocultismo. Seja como for, começando por aí, Abrasax é uma antiga divindade gnóstica, e não um demônio. Dissidentes tendem a ser fantasiosos, desdenhosos e pejorativos; vendedores de livros sensacionalistas tem obrigatoriamente que vender o "sensacional", ou não tem muito o que vender... entende?
Se fosse para voarmos, teriamos asas; Se fosse para nos teletransportarmos, não teriamos pernas; ivunerabilidade, não seriamos humanos... etc etc. Não faz sentido sermos humanos e buscarmos coisas que fogem da natureza de um humano. Todas essas coisas que você citou não tem utilidade no sentido de vida humano.
Concordo. Ainda assim, acho que é também humana a busca pelo sobre-humano, entretanto, creio que o primeiro passo em direção ao sobre-humano é aceitar determinadas limitações humanas como inerentes. Só consigo ser mais do que sou depois de ser plenamente quem eu sou.
Adoraria ter provas de que esses fenômenos são reais.
Somos dois, seria incrível! Sou um cético que torce para estar errado o tempo inteiro, o advogado do diabo que detesta o diabo. rsrsrsrsrs
Além disso não faz parte do objetivo do caminho mistico, pelo que entendo a respeito.
De fato. Repito que "A Alta Magia, no final das contas, tem a mesmíssima finalidade do verdadeiro caminho religioso e místico: Levar o Homem à Comunhão com o Todo".
Deixando de lado a filosofia e a subjetividade, algumas habilidades que são ditas possíveis aos adeptos mais avançados: telecinese, voo, controle dos 5 elementos, teletransporte, invulnerabilidade, intangibilidade, manipulação do tamanho do corpo, materialização e desmaterialização de objetos, etc. Tudo isso parece fantasioso, mas o entendimento dos planos e de suas leis torna tudo isso de simples explicação, embora ser capaz de tudo isso seja outros quinhentos é claro.
As pessoas tem uma predisposição natural para enxergar aquilo em que acreditam, ou seja, o que o princípio "acreditador" do ser humano, acredita, o princípio "observador" do ser humano, observa; seja por atenção seletiva, ou seja porque a realidade tende a mostrar-se para ele no intuito de reforçá-lo com relação à própria crença, não importa. Seja como for, acho que você já me conhece o suficiente para saber que eu não acredito em nada disso.
Ainda assim, tenho eu também minhas próprias crenças, e acho que sim, algumas coisas são possíveis, tais quais, por exemplo, telepatia por meios indiretos, processos de cura à distância, algum controle sobre fenômenos meteorológicos a médio prazo (horas, dias), capacidade de visão remota e outras sensibilidades... Ademais, crença é crença. Os homens, via de regra, se agarram às próprias crenças mais do que a tudo na vida, e perdê-las, muitas vezes, é perder tudo. Sábio, entretanto, na minha opinião, é duvidar até daquilo em que se acredita.