Corrente 93, desagregadora?

O que está acontecendo é um dos principais problemas da corrente 93, ela em sua essência é desagregadora e pelo extremo cria um novo pensamento, o próprio Crowley dizia que o caminho dos extremos leva ao equilíbrio. Claro que essa frase tem um forte impacto cabalístico e nesse o caminho do meio levaria a santidade o que cá entre nós difere do caminho do mago.

Therión-666 foi o moto mágico de Crowley ao fundar a A.A.(se não estou enganado) como número de criação e perfeição do mundo, pois nessa fase ele estava centrado a reescrever todos os rituais mágicos da época, estes que ele considerava carentes de conteúdo e profundidade mística. Foi descrito como a Besta pela sociedade pelos seu modos e atos extravagantes e aceitou de bom grado este esteriótipo pois além de alimentar seu ego auxiliava-o a cumprir sua meta de quebrar anos de dominância cristã em si e em seus seguidores.

Uma de suas principais críticas aos paradigmas da época como Maçonaria e G.D. foi o empobrecimento do fator iniciático que a seu ver deveria prover ao neófito alterações mágico-espirituais, por tanto foi muito atencioso ao desenvolver os ritos de passagem da A.A. e O.T.O.. Fica aqui a consideração para quem pretende iniciar seus estudos em Thelema.

Na minha opinião as marcas de uma iniciação bem feitas são como tatuagens na alma, uma vez feita não é possível retirá-la nem com tratamento a laser. Este fato foi sentido por Raul Seixas e Paulo Coelho em certo momento de suas carreiras, fiquem a vontade para pesquisar.

Num contexto geral, acredito que faltem telemitas realmente comprometidos como Marcelo Motta que consigam executar a Grande Obra e com isso a corrente se perdeu em um aspecto religioso com a busca de mais e mais adeptos. Ficaram presos em copyrights e busca do reconhecimento de propriedades, esquecendo-se de orientar aos neófitos um quesito básico que é a dissolução do ego.

Pelo que tenho visto a O.T.O., nos últimos anos, se fechou em si mesma buscando mais seriedade em seus estudos e qualidade de seus iniciados o que julgo ser bom para o cenário do ocultismo atual, onde existe informação grátis para qualquer um com conexão discada.

O problema está na lacuna que é preenchida com derivantes como O.T.O qualquerc oisa. e com isso expondo iniciantes com real capacidade e vontade ao ego de seres inescrupulosos.

O fato é: não é a casa que faz a pessoa, mas a pessoa que faz a casa.

Fonte: http://tipheret.com.br/category/thelema/

Essa informação procede?

Seria esse o motivo da "dispersão" da maioria das "organizações thelemitas"?

Uma afirmação dessas é comum de quem teve contato com as fofocas, mas não muito com a obra do Crowley e do Motta.

Em Liber Aleph aparece um argumento que depois o Motta desenvolve em "Dos Propósitos Políticos da Ordem" que diz respeito a 'variação da norma'.

Sobre o texto, bem normal, todo mundo é livre pra fundar uma página/blog e falar o que pensa.

Com licença 1 e todos, bom dia.

Quando publiquei o texto em uma comunidade foi com o intuito de provocar nos participantes um pensamento controverso, buscando talvez o contraponto ou contra-senso, mas tudo o que consegui foi a aceitação passiva.

Não tenho intenção alguma com meu blog de ditar verdades pois estou muito longe disso, mas se apenas uma pessoa for incentivada a procurar respostas já me valeu e muito o trabalho. Fica aqui meu agradecimento ao Lorkshem.

abraço,

H&S

Então, você ficou preso nas fofocas, nos rolos de copyrights (em que o próprio Marcelo Motta esteve envolvido), e etc. Você não percebe o trabalho que outras pessoas vem fazendo, como o Hermetic.com, o Hadnu.org, o College of Thelema e Temple of Thelema, o Collegium ad Lux et Nox, a Ordem dos Cavaleiros de Thelema, a A.M.H.R., e tantos outros grupos que nunca ouvi falar, mas que poderíamos encaixar aqui.

Mesmo assim, thelemita bom não é necessariamente um thelemita evangelizador.

E para sua informação, a atual O.T.O. também é uma variante, a "original" (que já era uma reestruturação) não sobreviveu muito após a morte de Crowley.

Caro Sr. Alan Willms,

Não entendo realmente o que quer dizer com fofocas, veja que diferente do Sr. eu não toquei em nomes ou casos justamente para não propagar situações à aqueles que não estavam envolvidos ou não se interessam. Como bem observado pelo Sr. AJM eu expus minha opinião e foi baseado em fatos os quais fui testemunha e que ao ver são reservados exclusivamente aos mesmos e portanto não vejo necessidade de expor mais sobre o assunto. Este não é o tema.

Não conhecia o Hadnu.org e prometo que irei ler e relevar seu conteúdo. Entretando como vejo que o Sr. tem a necessidade de refutar meu pensamento convido-a a nos brindar com sua verdade. Sendo esta realmente interessante e didática eu a levarei ao meu blog(com sua permissão) e a comunidade que deu origem ao meu texto.

Agradeço a informação sobre a O.T.O., porém nunca afirmei originalidade que aliás para mim é mais uma perda de tempo e ainda se utilizar a palavra copyrights como um termo abrangente, verá que tem a mesma conotação.

Eu não tenho intenção nem compromisso com Thelema de difundir seus conhecimentos ou mesmo buscar adeptos, meu único objetivo é provocar em qualquer pessoa o instinto de questionar suas próprias verdades, pois com isso eu forço a faze-lo eu mesmo. Contudo, creio que desviamos do assunto central do tópico e novamente nos focamos no ego como disse em meu texto.

Aos Sr. Lorkshem sua pergunta se divide em duas, a corrente 93 é desagregadora no sentido de buscar no operador algo fora do seu natural. A "dispersão" das organizações no meu ponto de vista se resume ao ego disfarçado de burocracia.

Abraço

H&S

Do seu ponto de vista as ordens thelêmicas são dispersas uma da outra e faltam pessoas comprometidas com a Grande Obra como o Marcelo Motta. Se eu toquei em algum nome foi justamente para informá-lo de que há pessoas comprometidas sim.

Você não é ninguém para julgar o quão comprometida uma pessoa é para com a G.O., até porque ninguém precisa manifestar na Internet ou em blogs o que está fazendo em relação a isso.

Sobre a O.T.O., você fala das vertentes: "derivantes como O.T.O qualquerc oisa. e com isso expondo iniciantes com real capacidade e vontade ao ego de seres inescrupulosos". Pois bem, a O.T.O. que você vê hoje em dia também é mais uma dessas "derivantes". Interessante pra você ou não, você está falando sem saber.

Não entendo em que parte da mensagem eu te ofendi, mas do meu ponto de vista você não teve contato suficiente com Thelema ou com sua história para lançar uma afirmação dessas. Sem ofensas.

Voltando ao tópicos, alguém saberia dizer quem são as pessoas nessa foto?

no alt

Da esquerda para a direita:

Grady L. McMurtry, primeiro Califa da atual O.T.O. (confundida com a legítima)

Israel Regardie, antigo secretário de Crowley e responsável por trazer até nós o legado da Golden Dawn, como todos conhecem. Também responsável por diversas publicações thelêmicas.

Phyllis Seckler, fundadora do College of Thelema e Temple of Thelema, foi uma das mulheres mais importantes na história de Thelema (embora ninguém saiba porque).

E nessa aqui?

no alt

Jane Wolfe - que esteve com Crowley desde a Abadia pelos anos 20 até sua morte, mestre da Loja Ágape, que foi uma das últimas que haviam resistido da O.T.O.

Karl Germer - herdeiro de Crowley, O.H.O. da O.T.O.

Seckler, da foto anterior, mais nova

Nessa ocasião, Motta, Wolfe e Germer visitavam Seckler. Preciso dizer quem provavelmente tirou a foto?

O que quero dizer com isso? Tava lá o povo, tudo "xunto reunido".

No Brasil não é diferente, mas como quase todos estão vivos, não vou dizer o nome de quem ou como eles possuem laços.

Vejam só, eu digo que você não é ninguém para julgar o quão alguém é comprometido com a G.O. ou não, e digo que "há pessoas comprometidas". Isso foi estúpido, como se eu pudesse julgar e você não.

Corrigindo, não há como saber o quão alguém é ou não comprometido. Não dá pra saber as verdadeiras motivações. Mas não dá pra dizer que só beltrano é.

Allan,

Creio que vc esteja confundindo as coisas e levando pro lado pessoal...

Creio que quem postou o texto, se referiu a grande vertente de pensamentos que thelema criou.

É natural que cada um pense de forma diferente, e creio que o que ele quis dizer foi que Thelema incita essa individualidade.

"Cada homem e cada mulher é uma estrela"...

Mas talvez a mal compreensão desse trecho e a mainterpretação de sua propria vontade "Antigos lideres" de ordens thelemitas mesmo que tendo estado juntos por algum tempo, acabaram se separando por suas divergencias de ideias e seus ponto de vista em relação a thelema!

Interessante, começamos a nos entender.

Não me ofendeu, procuro não sair de meu eixo e isso não acontece com facilidade a menos que eu queira. Ainda se estivesse ofendido com certeza eu simplesmente ignoraria o restante desse tópico, pois deixaria de ser produtivo.

Eu não entendi se você está colocando a O.T.O. como corrupta ou não. Antecipo que esse não foi meu objetivo, e se foi o que entendeu eu preciso revisar meu texto, citei a O.T.O. pois ela se propôs à algum tempo a se fechar procurando a reorganização o que julguei uma iniciativa sublime. Levanto a questão preocupante de organizações que se baseiam simplesmente em sexo e dinheiro às quais o iniciante é atraído pela ilusão de ser uma casa thelemita, situação que penso ser desprezível. Isso, até onde sei, não é a linha da O.T.O, corrija-me se estiver errado e se assim for mais uma ilusão pode ser desfeita aqui e agora.

Realmente não sou ninguém, mas sou todo mundo... Não há parâmetros para medir o comprometimento de alguém com a Grade Obra, justamente por isso seria incapaz de falar sobre alguém em específico, mas posso citar sem problemas a visão coletiva, haja visto que isso é feito socialmente com relação à qualquer grupo. Se foi isso que o incomodou lhe faço duas perguntas, sendo que uma eliminaria a outra:

  • Se os thelemitas não se preocupam e melhorar a sua visão perante a sociedade, qual o motivo de seu incômodo ao meu sussurro dizendo que thelema é mais do que Crowley foi? ou pelo menos deveria ser.

  • Se essa é uma preocupação, porque se vê mais "thelemitas" preocupados com o combate do que com o embate?

Não encare como ofensa, por favor, mas repare na agressividade com a qual você iniciou nosso diálogo. "Fofocas", "você não é ninguém","para sua informação", "falando sem saber", "não teve contato suficiente", em todas essas afirmações você está me julgando sem ao menos expor seu ponto de vista exceto o que pensa sobre mim. Desculpe-me, mas queira você ou não, só este diálogo (pelo menos até aqui) já me daria subsídio para esboçar comentários bem parecidos com o meu texto caso eu estivesse sendo tendencioso.

Enfim, ao contrário do que possa parecer, em meu texto eu enalteço a lei e ataco somente o ego, pois para mim thelema mais do que um sistema iniciático. É um ideal e estilo de vida e choro por dentro ao ver pessoas utilizando a lei para camuflar seus interesse pessoais, seja em grande ou pequenas proporções.

Ps.: Agradeço às fotos e informações. Gostaria de postá-las em meu blog para referência futura, diga-me se isso é possível.

Lorkshem,

Justamente...

E ainda vou além. Os antigos tiveram a sua parcela de culpa, responsabilidade, sucesso e prejuízo, de qualquer forma não podemos nos focar apenas neles, pois com isso diríamos que thelema se exauriu com eles, ou com a dissolução da Ordem A ou B, o que sabemos que não é verdade.

Somos nós que fazemos a história como eles fizeram, cada um à seu tempo. Isso já é mais responsabilidade do que qualquer "ser humano comum" aguentaria.

fofocas, pois é...

mas muito se faz partindo de fofocas, por exemplo:

  • '(...) bem, a O.T.O. que você vê hoje em dia também é mais uma dessas "derivantes". Interessante pra você ou não, você está falando sem saber.'

Isto é uma fofoca né? A O.T.O. de hoje em dia é a que descende de Crowley, pelo menos legalmente. Mas você pode dizer que a 'O.T.O. do Crowley' é de algum modo uma derivante da 'ideia original' devido às modificações das formulas e sua estrutura feitas pelo Mestre de então (Crowley).

  • Dizer que Motta trouxe a OTO para o Brasil é uma fofoca, pois ele nunca foi membro dessa Ordem, apenas poderíamos dizer que ele foi um ponto de extrema importância na promulgação de Thelema no Brasil e que fundou aqui alguns grupos.

  • Até se olharmos para a vida de Euclides vamos encontrar muitas fofocas, pois o mesmo foi expulso de todos os grupos do Motta, pelo mesmo e retirados seu reconhecimento do graus. Então que representação poderíamos ter do Euclides em relação ao Motta? No entanto muitos grupos temos aqui o o mesmo ajudou a fundar.

  • Se bobear, facilmente encontramos fofocas sobre a Loja Nova Isis, antecessora do CALEN?

  • Em relação a muitos textos que se vê por aí com base no site e livros de Peter Koenig, muita e muita fofoca escrita naquele site.

Fofoca há em todo o lado.

Mas mesmo no meio de tanta fofoca há quem tente fazer alguma coisa, e é isso que realmente interessa.

A fofoca faz parte do ser humano, não há muito a fazer quanto a isso. mas infelizmente as pessoas perdem demasiado tempo fofocando e esqueçem o resto.

Em relação às Fotos, são ótimas! Acredito que qualquer pessoa com o mínimo de interesse a historia de Thelema saberia identificar cada um dos individuos. Mas até eles não estavam assim tão juntos, basta ler a edição do Motta do Magick Without Tears.

No final a unica coisa que interessa é cumprimento da verdadeira Vontade, Grande Obra, o Summum Bonum, a Verdadeira Sabedoria e Perfeita Felicidade.

L-L-L-L

Sorath

@ Horus Seth

'Eu não entendi se você está colocando a O.T.O. como corrupta ou não. Antecipo que esse não foi meu objetivo, e se foi o que entendeu eu preciso revisar meu texto, citei a O.T.O. pois ela se propôs à algum tempo a se fechar procurando a reorganização o que julguei uma iniciativa sublime (...)'

Onde viu a informação que a OTO tinha fechado para reorganização?

L-L-L-L

Sorath

Olá, Sorath.

Sim à alguns anos ela se fechou para novas iniciações, atualmente não tenho informação.

Abraço.

H&S

Complementando, me foi dito virtualmente pela Sor. Agarath quando eu participava de um grupo de mensagens do yahoo se não me falha a memória.

mmm... é que a Loja Quetzalcoatl no Rio de Janeiro parece bem ativa, vendo pelo site deles.

L-L-L-L

Sorath

mmm... é que a Loja Quetzalcoatl no Rio de Janeiro parece bem ativa, vendo pelo site deles.

L-L-L-L

Sorath

93

Tem neste forum membros da O.T.O inclusive da loja Quertzalcoatl, se eles acharem necessários iram se manifestar!

93.93/93

Não me lembro exatamente do conteúdo da conversa mas havia uma polêmica com a Quetzalcoatl, então qualquer coisa que eu afirmar será especulativo, mas me lembro bem que a questão era sobre iniciação em SP. Digo novamente que não sei em que pé andam atualmente.

@ Guthiere: Claro, é um forum livre não é?

@ Horus Seth: Interessante.