Dois "Jesus"

Antes que me repreendam por andar por ai pensando nesse tipo de besteira, ressalto que isso não tem nenhuma importância maior, mas por mera curiosidade gostaria de comartilhar uma constatação interessante a respeito da transição aônica e da mudança arquetípica que essa influência pode estar trazendo até para as religiões do aeôn passado e suas novas versões.

Dia destes me surpreendi foleando (acho que era) uma "Isto É" antiga que falava a respeito das igrejas evangélicas e sua popularidade absurda em nosso país em comparação com a Católica, tendo em vista que vivemos num país considerado como um dos mais católicos do mundo, etc.

Soltando perigosamente as rédeas do pensamento comecei a divagar a respeito das diferenças cruciais entre elas e de dei conta que o "Jesus" de uma em muito difere do "Jesus" da outra.

Ainda que ambos possívelmente mantenham potencial vampirizador, enquanto o arquétipo divino católico é o de um deus "bonzinho", coitado e moribundo, o deus evangélico é furioso, iracundo, duro, operador de "milagres" e expulsador de "demônios", assemelhando-se mais ao Jeová hebreu do que ao cordeiro que veio para quitar os pecados.

Além do que, ao contrário do que prega hipocritamente o catolicismo, as religiões evangélicas pregam (e cobram) a riqueza, a fartura e a "alegria".

Então vamos à questão:

Partindo do pressuposto que deuses são aquétipos ou receptáculos (elementais artificiais) dos quais se cria (ou não) determinadas imagens telesmáticas e nos quais se pode represar determinada energia. Pergunto-lhes...

É possível que em uma roupagem antiga uma nova força esteja se manifestando?

Uma mudança no arquétipo é inegável, assim também como a derrocada de uma religião e a franca ascensão da outra, mas isto poderia estar acontecendo por uma harmonização inconsciênte com uma influência aeônica. Uma espécie Hórus deturpado que nasceu ou se transformou a partir de um Osíris com um pé na cova?

É possível que no astral existam dois "Jesus"?

Na verdade creio que vc ta confundindo a força que eh evocada pelos evangélicos com a que eh evocada na igreja catolica.

Vc deve saber que o "deus cristão" se divide em tres pessoas mesmo sendo a mesma ( tipo supernais, com certeza isso tem influencia judaica).

Jeova por ser o pai parece estar a associado a Kether.

O Espirito Santo por ser puro fogo e energia a Chokmah.

E Jesus por ser o Deus feito carne (que tomou forma) a Binah.

Levi fala disso em seu "Dogma e Ritual de Alta Magia".

Enquanto os catolicos evocam mais o poder do "Deus pai" e de "Jesus", os evangelicos apelam ao "Fogo Divino que desce do Céu", ou seja, o Espirito Santo, para operar milagres em nome Dele.

Pelo menos assim eh como vejo.

Só queria dizer que você está generalizando demais. Dizer apenas "evangélico" ou "protestante" é muito amplo. Diferentemente da ICAR que possui um único Hierofante centralizado no Vaticano, as igrejas protestantes são muito fragmentas e possuem filosofias e ensinamentos muito diversos entre si. Existe toda uma "escala", desde os pentecostais, "batistões", metodistas, testemunhas de jeová, presbiterianos, assembléia de deus, o Kaká, etc.

Sim, o que está exposto na televisão é exatamente como você descreveu, mas (acredite se quiser) eu conheço até crentes/pastores/igrejas que levam a espiritualidade a sério (levar a sério = não se desviar do verdadeiro "objetivo da religião", mesmo que o método esteja equivocado), e que criticam muito esse protestantismo pop. Apesar de sérios, eles ainda trabalham com fórmulas defasadas do velho aeon. Mesmo no velho aeon passam com muita dificuldade para a esfera de Yesod, e somente casos raríssimos chegam a Tiphareth. A fórmula I-A-O é bem evidente na iniciação/batismo protestante, em que a pessoa é submersa na água (morrendo) e então levantando (renascendo). Claro que você seria apedrejado se falasse dessa fórmula ou que eles adoram um deus-sol, como evidenciado em seus hinos: http://www.cifras.com.br/cifra/cantor-cristao/contemplacao.

Lorkshem

Acredito que você se refira à chamada "santíssima trindade".

E realmente eu nunca havia pensado nesta divindade trina como sendo o que é, trina.

É bem possível que você esteja certo.

Mas o fato de os evangélico vivificarem o culto e uso do Espírito Santo, ou o "fogo que desce dos céus" não pode ser encarado como uma atitude influênciada pelo Aeon Hórus, um deus de fogo e poder?

Tibuda

Eu generalizei, é verdade. Eu me referia aos evangélicos tipo "Igreja Universal", "Assembléia de Deus", e claro também ao Kaká. [:lol:]

E eu também conheço pessoas dentro do mundo evangélico que são bastante inteligentes, interessantes e que mantém uma certa busca espiritual totalmente disciplinada e sincera, embora equivocada na minha opinião (possivelmente eles pensem o mesmo ao meu respeito).

Infelizmente o mesmo eu não posso dizer dos católicos, sendo que conheço um único praticante desta religião.

A religião católica é, até onde eu saiba, a única religião do mundo na qual as pessoas se dizem "não praticantes". Você possivelmente não irá encontrar um umbandista não praticante, ou um thelemita não praticante, ou o que quer que seja. Já católicos... [:?]

O catolicismo se apresenta como um enorme manto sob o qual se escondem todos aqueles que querem fazer uma "média" com "deus", mas não querem perder o seu precioso tempo com religião, igreja, reza, culto e todo esse tipo de "superficialidade".

Usam um escapulariozinho, beijam uma medalinha de São Sinfrônio, e todos estão protegidos, serão perdoados e salvos, oba!!! [:twisted:]

Lorkshem

Acredito que você se refira à chamada "santíssima trindade".

E realmente eu nunca havia pensado nesta divindade trina como sendo o que é, trina.

É bem possível que você esteja certo.

Mas o fato de os evangélico vivificarem o culto e uso do Espírito Santo, ou o "fogo que desce dos céus" não pode ser encarado como uma atitude influênciada pelo Aeon Hórus, um deus de fogo e poder?

Tibuda

Eu generalizei, é verdade. Eu me referia aos evangélicos tipo "Igreja Universal", "Assembléia de Deus", e claro também ao Kaká. [:lol:]

E eu também conheço pessoas dentro do mundo evangélico que são bastante inteligentes, interessantes e que mantém uma certa busca espiritual totalmente disciplinada e sincera, embora equivocada na minha opinião (possivelmente eles pensem o mesmo ao meu respeito).

Infelizmente o mesmo eu não posso dizer dos católicos, sendo que conheço um único praticante desta religião.

A religião católica é, até onde eu saiba, a única religião do mundo na qual as pessoas se dizem "não praticantes". Você possivelmente não irá encontrar um umbandista não praticante, ou um thelemita não praticante, ou o que quer que seja. Já católicos... [:?]

O catolicismo se apresenta como um enorme manto sob o qual se escondem todos aqueles que querem fazer uma "média" com "deus", mas não querem perder o seu precioso tempo com religião, igreja, reza, culto e todo esse tipo de "superficialidade".

Usam um escapulariozinho, beijam uma medalinha de São Sinfrônio, e todos estão protegidos, serão perdoados e salvos, oba!!! [:twisted:]

Soy un tosco mesmo...

Repeti a porcaria da mensagem!

Por favor desconsiderem. [:D]

Mas o fato de os evangélico vivificarem o culto e uso do Espírito Santo, ou o "fogo que desce dos céus" não pode ser encarado como uma atitude influênciada pelo Aeon Hórus, um deus de fogo e poder?

Provavelmente mas inconscientemente sim.

Prezados,

93

Realmente acho que nosso amigo se perdeu um pouco, ao que diz respeito como nosso amigo mesmo disse o JESUS da igreja católica tem aparência de pobrezinho, coitado etc...porque ele morreu na cruz tanto é que na igreja católica existe sempre a imagem de Jesus crucificado.

Porém na igreja evangélica existe o mesmo Jesus porém aquele o qual ressuscitou no 3° dia e não mais esta na cruz...."perceba que quando um evangélico usa um crucifixo ele sempre será somente uma cruz, porém quando um católico usa um crucifixo certamente terá a imagem de Jesus pregado lá"

Isso determina a divergência crucial das pessoas terem essa duvida a qual você teve.

É um assunto para ser discutido mas que porém nunca terá fim ainda mais se discutido entre católicos e evangélicos.

93,93/93

Grande abraço.

THIAGO CARDOSO.

Eh, talvez a visao de Jesus das duas vetentes sejam difeentes.

Mas continua sendo o mesmo Jesus.

Já fui católico e "evangelico" praticante, e sei que se trata da mesma egregora.

O Jesus "coitadinho" dos catolicos eh o mesmo dos "protestates".

Talvez a diferença seja na entonaçao da invocaçao do "nome de Jesus" pelos "evangelicos".

Como eu disse antes isso se deve a associação ao Espirito Santo que de certa forma eh o "mesmo" Jeses.

Mas falo isso do meu ponto de vista.

Realmente ha divergencias não so entre catolicos e protestantes como tambem ha diferenças entre os evangelicos entre si.

Alguns reconhecem a trindade e outros não.

Eu to tomando isso influenciado pelo ponto de vista de Levi e de minha interpetação cabalista.

Mas eh justamente dessas divergencias que surgem as diferentes vertentes do cristianismo.

Mas creio que a egrégora continua sendo a mesma.

As vezes isolada da trindade e outras vezes associada! [;)]

"Eu sou Jesus"

Thelemitas: Carta a um maçon

93

Infelismente não posso dizer o mesmo ate atingi o nível de Adeptus Minor! [:cry:]

Se vc pensa ser um deus em tão é aquilo que pensa ser.

93

Acho que tambem não eh bem assim não! [:)]

Resumo da ópera... só prá eu ter certeza. [:D]

Todos são unanimes em achar que eu tô viajando e esse negócio de dois aspectos (ou três) de uma mesma divindade cristã já existia e continua sendo como sempre foi, e toda comparação com qualquer tipo de influência aeônica é mera coincidência?

Sim, a reforma de Lutero que causou o primeiro grande cisma da Igreja aconteceu em meados do seculo XVI ao XVII. Bem antes mesmo de Levi e consequentemente de Crowley e do Novo Aeon.

93

E depois ?

93,93/93

Depois foi so a continuação de um processo que ja tinha sido iniciado a muito tempo... [:)]

93

Caramba legal, mas e depois ?

93,93/93

Acho que tambem não eh bem assim não! [:)]

93

Que bom que só acha!

93

Caramba legal, mas e depois ?

93,93/93

Onde vc quer chegar?

Vc poderia dizer logo ne! [:lol:]