Meu caro
Faz o que tu queres há de ser tudo da lei
Boba e errada se me permite a correção.
Aluvaiá é um dos nomes de um deus iorubá, a saber o primeiro e um dos principais Orixás cultuado em todas as nações de Candomblé. Nada em comum com os chamados "encantados". E mesmo esses se diferem dos eguns ou cascões, sendo que estes últimos são restos humanos em decomposição astral.
Aluvaiá ou o Orixá Exú é um deus que rege a fecundação e o sexo, sendo ele responsável pelo princípio criador da existência e pelo fogo vital (Vontade) no coração dos homens, é "aquele que gera o infinito infinitas vezes". Ele pode ser associado a Lúcifer, Prometeu e Pã.
Esse deus foi inclusive associado ao demônio pelos antigos senhores da moral (escravos escravizadores). No entanto não é interessante que você se deixe enganar por primeiras impressôes, nem tudo o que você ouve por ai deveria ser tomado por verdade absoluta.
Eu poderia passar uma tarde inteira falando e enumerando as influências, qualidades e defeitos (claro que ele os tem) deste deus, mas acredito que seja inútil.
Mas só complementando, só é médium desse Orixá quem tem uma parte de sua natureza identificada com as influências que ele rege, portanto não se lhes poderia causar "coisas desagradáveis". Tampouco existe força capaz de baní-lo, muito pelo contrário, ele é o primeiro a ser festejado, a ser servido, a ser agradado. Ele é o primeiro em tudo. Quando Exú está satisfeito, tudo tende a dar certo.
Qualquer um que te diga algo em contrário "ou está enganando, ou está enganado".
E muito embora eu não seja um "rodante" de Aluvaiá, pois não sou candomblecista, sou um admirador do arquétipo e considerado por alguns como sendo "filho" de Exú e portanto sinto-me honrado e orgulhoso de poder adotar o motte.
Se é verdade que "não há deus senão o homem", paradoxalmente também é que não há deus mais próximo do homem do que Aluvaiá.
Veja bem esta é apenas a minha opinião sobre um arquietipo divino, não estou não estou fazendo apologia ao Candomblé ou coisa alguma. Mas é interessante que alguns conceitos sejam esclarecidos e certas coisas postas no devido lugar.
Amor é a lei, amor sob vontade.