Ego! O que é isso?

Bem...

Ultimamente quando tento mostrar alguns dos meus ponto de vista peculiares sempre acabo caindo nesse assunto.

O ego, sua exacerbação ou sua atrofia.

Esses dias eu estava lendo "O Eu e o Inconsciente" de Jung e se ele fosse vivo o processaria por plagio! [:D] (impossível já que nunca escrevi nem patenteei nada!)

Mesmo nunca tendo cursado psicologia e nunca tendo lido nada a respeito, sempre me senti atraído pelos processos desencadeados pela mente e por teorias psicológicas.

Mas minha falta de interesse talvez se deva ao fato de eu me interessar por uma área específica da psicologia muito pouco popular "o desfazer dos vínculos com a realidade", mas esse não é o foco desse tópico mesmo Jung tambem tocando nesse assunto.

Criei esse tópico por notar uma aparente deficiencia da compreensão do que seja o ego, sua real importancia e os meios de identifica-lo e assimila-lo.

Ao fazer isso corro o sério risco de misturar psicologia, filosofia e espiritualidade. Coisa que pelo menos do ponto de vista da psicologia é algo que DEFINITIVAMENTE não deve ser feito.

Bem...

Para muito o Ego significa nossa personalidade.

Se nos desfazer-mos dela, o que sobra?

A palavra personalidade vem do termo "persona" que significa máscara.

E persona significa nosso papel perante a sociedade que nosso "verdadeiro-eu" se apropria e toma como ele mesmo.

Mas além do Ego creio que exista o Self.

Mas o que é o Self?

Eu confesso que ainda não conheço a melhor resposta para essa perguna.

Mas vejo o Self como a "faculdade da consciencia" ou como talvez o "ponto" de vista análogo a Kether. Mas ainda sim creio que a faculdade da consciencia estaria mais associado a Chokmah e a apreensão da realidade a Binah. Ou talvez eu esteja completamente enganado em tudo que disse.

Mas voltando ao Ego, segundo Jung, ao entender os processos que regem nossa personalidade é natural uma inflação ou atrofiamento do Ego.

Ele infla-se ao identificar-mos como portadores do conhecimento dos "processos inconscientes coletivos" e atrofia-se ao indentificar-mos com detentores de todas as limitações humanas.

As duas refletem características divinas.

Uma como um deus onipotente e onisciente e a outra como um redentor crucificado.

Mas as duas refletem seus opostos.

O sabe tudo precisa suprir sua insegurança com seus argumentos e o humilde guarda seu orgulho de ser "iluminado".

Mas quem se aproxima dos deuses se afasta dos homens.

Quase como uma vingança divina do mesmo tipo da que foi a punição de Prometeu.

O fogo divino que ele roubou e deu aos homens (a compreensão) o prendeu em um penhasco (inadequação ao mundo dos homens) e o condenou a imortalidade (status divino), fazendo ser eternamente torturado ( complexos internos e pressões externas).

Segundo Jung ha poucas alternativas para solucionar esse problema.

Imagino que o problema não seja a inflação e tampouco a atrofia, é tudo só uma questão de colocar as coisas em seu devido lugar. O ego também tem que ter voz e vez, ele fala muito de nós, no entanto é interessante que se limite à sua competência e não se o permita se alastrar como é de sua natureza insubordinada. Às nossas mãos devem estar as rédeas.

O que se passa é que naturalmente tendemos a nos sentir o que parecemos ao invéz daquilo que somos. E este é o problema da "persona". Agregamos a ela tantos fragmentos de tantas outras na tentativa de cosntruir uma figura aceitável socialmente, adptada, que não lembramos como somos por trás da máscara (ou das máscaras).

E muitas vezes moldar esse personalidade é obra difícil tanto pela falta de parâmetro quanto por um certo sentido de inadequação. É muito complicado ser taxado de "diferente", então nos esforçamos por aprender a empregar as diversas linguagens do "meio", sejam elas verbais, faciais, gesticulares... Talvéz por essa dificuldade na criação também se dê o apego ao ego.

Imitamos quem admiramos. Aprendemos os preconceitos que nos ensinam. Tentamos ser do jeito que esperam que sejamos. Um grande esforço numa multifacetação deturpada de nós mesmos.

No final das contas a dissolção do ego é mais uma questão de desconstrução de um determinado estereótipo com o qual nos travestimos toda a vida e sem o qual nos sentimos mais que nús.

Gosto de mal comparar o ego com o raciocínio. Ambos são absolutamente lícitos e importantes no curso da vida, ainda que gostem de "berrar" nos nossos ouvidos que só eles existem e o resto é fantasia. Mas o caso é que nessa altura do jogo a gente quase que já começa a manjar as coisas. [;)]

Talvez sua comparação do raciocínio seja válida.

Em um dos processos de travessia do abismo (o via Ruach) obras que mostram a "auto-contradição" da mente são inidicadas...

E quanto a inflação do ego, realmente é um processo natural ao descobrir os processos interiores mas que infelismente gera outros processos...

Pelo que entendi vc identifica a persona com o Ego.

Estou enganado?

Identifico sim, mas realmente só até certo ponto...

Na verdade me parece que a persona seja uma parte descartável do ego, e depois de um longo trabalho de desconstrução desta, ele seja o que sobra.

Quando eu digo que o ego tem sua função é porque é por intermédio dele que o verdadeiro "Eu" interage com mundo. Ele é necessário, e deve estar necessariamente puro para que se o possa dissolver no "Todo" quando chegar o momento oportuno.

O ego por sí só não é necessariamente o problema, mas o que se agrega a ele. O que permití-mo-nos tornar e que nos afasta do que realmente somos. Imagino que quando purificado deve ser espelho e perfeito veículo do "Eu".

Acho que identificar o ego com a persona é algo bem complicado.

A persona é uma estrutura mais social do que pessoal.

Já o ego é estritamente pessoal.

Minha persona por exemplo é totalmente indefinida![:)]

Como vc deve saber para nos darmos bem na sociedade precisamos de uma persona bem definida e desempenharmos um só papel.

Mas isso esta se tornando cada vez mais dificil.

Até mesmo no âmbito profissional isto esta mudando.

As pessoas cada vez mais estão agregando em si varios arquetipos diferentes e as vezes ate mesmo contraditorios. Criando assim tipos de "persona" bem diversas das provavelmente estudadas por Freud, Jung e outros pesquisadores da área.

Creio que o Ego seja bem mais profundo que isso, mais enraizado.

E creio que ao ser "absorvido" o que sobre seja o Self.

Vou dar uma pesquisada agora pra uma definição mais precisa do que seja o ego e jaja posto aqui.

Não achei nada além da definição de Freud.

E essa definição não me satisfaz.

Se o Ego é a soma de forças opostas como Freud diz, se isto for dissolvido, mesmo que absorvido e substituido por outra coisa gerará um completo caos em nossa mente.

Seria essa a consequencia da falha na travessia do abismo?

O Ego segundo Freud parece ser um "ponto de tensão" entre o Id, o SuperEgo e o Meio Externo.

Um tipo de resultado que se soma ao Self e adquire uma "identidade"...

Creio que quase como uma persona mas de forma bem mais profunda.

Achei!

Mas tive que usar um sinônimo! [;)]

Ahamkara

Ahamkara é um termo sânscrito que significa ego.

Refere-se ao eu e suas diversas manifestações, identificando-se com elas. Na teoria dos Tattwas designa o eu nocional (massa unitária aperceptiva) ou o princípio egóico.

Digamos que a mente é como um lago. Chitta é a camada superficial deste lago. Quando a água do lago se agita (quando Manas pede uma instrução) a superfície fica turvada (ações executadas por Manas tendo por base as impressões dos sentidos e referenciais armazenados em Chitta).

Uma boa maneira de testemunhar o funcionamento de Chitta é ver um filme repetidas vezes ou jogar um jogo de computador e em seguida fechar os olhos: uma imagem surge de repente em sua cabeça, a lembrança de algo sem conexão aparente com a realidade ao seu redor.

É o momento da evolução no qual a massa energética indiferenciada, o Mahat, começa a tomar consciência de si.

Ahamkara – o Ego

Ahamkara é o senso do Eu, individualidade. Ahamkara nos identifica com nossas funcionalidades, mas no entanto também nos traz a sensação de separação, de sofrimento e alienação. Ahamkara é a entidade que se apodera das experiências vividas. Ele é como uma onda de extrema força que declara “Eu Sou” (Swami Rama).

Uma boa maneira de perceber o funcionamento do Ego é estar ciente de cada pensamento, está acompanhado do sentimento de amor ou ódio. Estes sentimentos podem produzir aversão maior ou menor depende de cada um. Conheça a si mesmo.

Comece a praticar o controle do Ego pelos sentimentos de menor intensidade, aqueles que não são tão importantes, como comer uma comida que não goste em vez da que goste. O ego deve ser conquistado. E através do amor e compreensão, e não da força e repressão.

O Ego na filosofia hindu é, por exemplo, o manequim e não as roupas colocadas nele. Já para o ocidental o ego são as roupas.

Sendo assim, podemos perceber que o Ego tratado na filosofia do yoga é algo muito importante, pois ele é uma espécie de interface entre a consciência e a mente. Sem ele a nossa consciência não conseguiria atuar nesse plano de existência.

1 curtida

Psicologicamente, é usada a palavra Self, para relacionar a essência divina inerente ao ser humano, relacionada com o fator transpessoal, bem diferente do ego, que é um software, uma interface necessária para interagir com as experiências do plano físico.

Mas o que é o Self?

93

o SAGRADO ANJO GUARDIÃO

Tu que és eu mesmo, além de tudo meu;

Sem natureza, inominado, ateu;

Que quando o mais se esfuma, ficas no crisol;

Tu que és o segredo e o coração do Sol;

Tu que és a escondida fonte do universo;

Tu solitário, real fogo no bastão imerso;

Sempre abrasando; tu que és a só semente;

De liberdade, vida, amor e luz eternamente;

Tu, além da visão e da palavra;

Tu eu invoco; e assim meu fogo lavra!

Tu eu invoco, minha vida, meu farol,

Tu que és o segredo e o coração do Sol

E aquele arcano dos arcanos santo

Do qual eu sou veículo e sou manto

Demonstra teu terrível, doce brilho:

Aparece, como é lei, neste teu filho!

Varios Nomes para SAG inclusive SELF.

Adonai, Adi - Buddha, Al-Haqq, Allah, Asar Un-nefer, Atman, Augoedies, Chrestos, Cristo, Gênio, Grande Mestre, Ishvara, Jechidah, Kia, Logos, Ori, Sagrado Anjo Guardião, Self, Sol, Vishnu... Deus.

Égo

93

" Ego é precisamente a projeção intelectual do Verdadeiro Ser - isto no Iniciado ou no gênio. No ser humano normal, profano, o Ego é a projeção intelectual de vários feixes diversos de pensamentos, em sua maioria criados por outros Seres; e normalmente você nem mesmo obtém tais feixes em primeira ou mesmo em segunda - mão: você os obtém de milésima mão ou mesmo de milionésima mão. Essa idéia - do - Ego, deve ser destruída, isto é, percebida analisada e controlada. Então você percebe que seu Ego deveria ser apenas a Máscara de sua Verdadeira Vontade e recria um Ego para ser seu instrumento, ao invés de instrumento dos outros em você. Mas além disso você percebe que este Ego é apenas um instrumento conveniente, de modo que você pode trabalhar sua Vontade nos planos mais baixos da consciência. Você sabe que o Ego não é sua Vontade ou o verdadeiro Você. Essa " reforma interna" ou antes, reformulação, não é permanente. Ocorre repetidamente a medida que você ascende de Iniciação à Iniciação. Cada passo do Caminho é " uma morte e um nascimento" . Veja-se LXV v 50."

Att,

G.'.

93.93/93

Finalmente uma resposta satisfatória...

Qual a fonte?

Concordo absolutamente com o que foi dito acima, e acho que possivelmente não me fiz entender como deveria.

Minha identificação do ego com a persona está mais ou menos em conformidade com o que cita o Wikipédia quando fala do manequim e das roupas. Embora não se fale explicitamente das máscaras, creio que se as possa perceber subentendidas.

O "Eu", ou Self, necessita do ego para que possa interagir com o mundo. É bem inteligente a analogia com uma interface de computador.

O ego deveria ser o espelho e veículo do Self. No entanto está embotado pelas mais diversas roupagens, e acaba por não mostrar-se nem expressar-se de acordo. Acaba sendo como o Guthiere mencionou, um "instrumento dos outros em você", ao invés de um instrumento no cumprimento de sua vontade. Pela sua natureza de "aprendiz" do mundo e acumulador de experiências ele acaba absorvendo e compartilhando aquilo que não é.

A persona são essas roupas ou máscaras, que podem existir aos borbotões conforme a necessidade social de cada um, sendo inclusive muitas vezes contraditórias como você disse. São como filhas do ego quando desalinhado da influência do Self, e como tal, tornado "matriz de qualquer coisa".

Finalmente uma resposta satisfatória...

Qual a fonte?

93

No material do Probacionista do Keron-E: http://www.astrumargentum.org

O "Eu", ou Self, necessita do ego para que possa interagir com o mundo. É bem inteligente a analogia com uma interface de computador.

Razoavelmente isso, mas talvez queira si referir a materia em vez de Ego para o Self si interagir.

O Self não necessita de Ego ele precisa ser destruido para que a Verdade Vontade si manifeste, através da vontade interior no qual descobrimos somente quando encontramos o SAG.

Então você sugere que o ego possa ser absolutamente descartado e o Self portanto não necessite dele como um veículo executor da Verdadeira Vontade?

Ou você está dizendo que este veículo não seja o ego mas "outra coisa"?

Porque a mim sempre me pareceu que o ego quando devidamente purificado das influências externas seria este instrumento de ação do verdadeiro "Eu", agindo no mundo quase como uma contraparte mortal do Self. Algo que só seria transcendido num último e crítico momento em que o homem perderia sua individualidade de forma irreversível e assim sendo não mais pudesse ser encarado como uma criatura de qualquer tipo, mas emerso de forma inexorável no todo e em tudo perderia-se no absoluto.

Então você sugere que o ego possa ser absolutamente descartado e o Self portanto não necessite dele como um veículo executor da Verdadeira Vontade?

Ou você está dizendo que este veículo não seja o ego mas "outra coisa"?

1-Sugiro que leita tudo que postei e mais nos links referidos atentamente demoradamente quantas vezes for possivel, medite si for ocaso.

2-Em Magick vc não deve depender de outras interpretações chegue ao seu entendimento e basta. "fazer tua vontade e nenhum outro dira não".

Calma, não precisa ficar nervoso...

Só estava tentando trocar uma idéia, mas se não é possível... então esqueça.

E ainda que outras opiniões me interessem, eu absolutamente não dependo delas. Eu só penso que às vezes, só ás vezes, é mais fácil aprender "trocando" do que "ruminando".

Mas tem razão, "basta". Não vamos criar polêmica.

Amor é a lei, amor sob vontade.

Não fiquei nervoso é porque na escrita é dificil mostrar a personalidade.

Ótimo link sobre o Self: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://hermetic.com/crowley/libers/class-d/&ei=o69NTcPBOoKdlgfEnsEf&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=7&ved=0CFgQ7gEwBg&prev=/search%3Fq%3DLiber%2BDCLXXI%2Bvel%2BThROA%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1020%26bih%3D527%26nfpr%3D1%26prmd%3Divns

93

O link parece estar errado dinovo: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://hermetic.com/crowley/libers/class-d/&ei=o69NTcPBOoKdlgfEnsEf&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=7&ved=0CFgQ7gEwBg&prev=/search%3Fq%3DLiber%2BDCLXXI%2Bvel%2BThROA%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1020%26bih%3D527%26nfpr%3D1%26prmd%3Divns

Não esta dando certo pesquise hermetic.com e coloque traduzir pagina depois vá em:

Magick Without Tears

By Aleister Crowley Por Aleister Crowley

Capítulo XXVIII: necessidade de definir "Deus", "Self", etc

93