“Mão esquerda”, “mão direita” – Origem e significado dos termos.

Peço que me auxiliem a sanar a seguinte dúvida. Já adianto que li o texto da Wikipedia sobre o assunto e o achei inconsistente.

“Caminho da mão direita”, “caminho da mão esquerda” e “caminho do meio” – qual a origem desses termos e o que significam?

Acredito que a origem dos termos se remetem ao Yoga na linha Tantra.
Seria bom uma pesquisa sobre os termos "Vama Marga" (caminho esquerdo) e Dakshina Marga (caminho direito).
Não sei se a tradução seria "caminho da mão esquerda" e "Caminho da mão direita", não sei se usa-se o termo "mão".
Suponho que não.
Talvez, se usasse o termo "mão", poderia se referir a superstição dos canhotos e destros, como os primeiros sendo de uma origem "maligna". Mas, não posso confirmar isso agora.

Outra questão interessante seria sobre o Dualismo e o Monismo.
Parece-me que Vama Marga é Monista (ou seja, não acredita na diferença entre a alma e o corpo), e o Dakshina Marga seria dualista, acreditando em uma Metafísica.

Outra questão que estou lembrando é que Samael Aum Weor considera Thelema como sendo do "caminho esquerdo" por expelir o sêmen, sendo que, para ele, não se deveria ejacular em uma prática mágica

Esta questão gira entorno da Magia Sexual Tantra ou Ritualística do Ocidente.

Sobre o "caminho do meio" seria algo que engloba as duas teorias, mas não estou certo quanto a isso.

Thelema, em sua mais profunda significância lida com o poder sexual relacionado a Kundalini, e também não necessariamente para se despertá-la mas como modo de consagração, sonhos lúcidos, Eucaristia etc.

Como Thelema é um sistema de Liberdade, classificá-la como isso ou aquilo me pareceria limitá-la.

Tem Magistas que consideram o "caminho esquerdo" como errado, prejudicial, e que falam que por isso Thelema seria prejudicial.

Mas não sou um especialista sobre o assunto.

Estou lembrando de algo relacionado aos pentagramas com a ponta para cima e outro com a ponta para baixo, como referente a estes simbolismos, mas não posso confirmar agora.

Um talvez se remeta a carne e sangue, e outro a metafísica, algo não carnal e corporal.

Att.

Desculpe-me, eu não entendi. Mas vou pesquisar mais sobre o Vama Marga.

Fiz a pergunta porque já vi inúmeras referências aos termos, inclusive aqui no fórum.

Arriscaria até dizer que são de uso corrente, mas não encontrei nenhuma definição satisfatória ou explicação de suas origens quando pesquisei.

Daí penso que as pessoas que os utilizam possam me esclarecer, como se eu perguntasse a origem e o significado de um termo técnico a um estudante de alguma área de conhecimento que não domino. Pode até ser uma pergunta boba, mas é genuína a dúvida.

Realmente escrevi de modo confuso, pois estava escrevendo enquanto lembrava na mente sobre o tema.

A Origem destes conceitos é Tântrico.
Vama Marga (caminho esquerdo) e Darkshina Marga (caminho direito)

Depois estava me questionando sobre o direito e esquerdo. Por que direito e esquerdo?
Dai estava dizendo que, para esta tradição indiana, esquerdo pode ser considerado "ruim" e direito o "correto", e fiz esta relação devido ao uso das mãos dos destros e canhotos, pois havia uma superstição de que os canhotos eram do "mal", e as pessoas eram forçadas a escreverem etc, com a direita. Por isso "mão direita" e "mão esquerda", para separar o "bem" do "mal" (o uso das aspas é porque estes termos são relativos, pelo menos para nos agora).

Outra questão é que no "Caminho Esquerdo" usa-se o sexo relacionado a espiritualidade. E no "caminho direito" não se relaciona o sexo com a espiritualidade.

Dentro do "Caminho Esquerdo" existe outra divisão: o modo como se lida e entende-se estas práticas de Sexo Religioso.
Nós temos a visão como a do Samael Weor que diz que não se deve, nas práticas mágicas que se utiliza o sexo, ejacular (o que não é a mesma coisa que atingir o orgasmo). Vários indianos tântricos também acreditam assim que o Bindu (um poder, ou essência que em sua forma mais material se transforma em esperma ou óvulo), não deve ser descarregado para fora mas sublimado dentro da pessoa. Outra linha já diz que pode-se ejacular e usar o esperma de diversas maneiras mágicas.

Outra questão que levantei diz respeito ao Dualismo e Monismo. Pois acredito que o "Caminho Esquerdo" é Advaíta, ou seja, não dual, ou seja, monista, que considera o corpo como sagrado, que postulam um união entre o material e o espiritual. E o "caminho direito" seria dualista, considerando o corpo como algo que deve ser domado, talvez impuro, e que a sexualidade não é espiritualidade.

Thelema é um sistema que depende da particularidade da pessoa, embora em sua profundidade usa-se o sexo relacionado a espiritualidade, o que poderia ser relacionado ao "caminho esquerdo", mas dentro deste caminho também há diferença como disse. Mas, não necessariamente poderia-se viver Thelema assim, pois, faze o que tu queres.

Também estava pensando, sobre os pentagramas de ponta para cima e de ponta para baixo. E também nos hexagramas unicursal e comum, como relacionados ao "caminho esquerdo" e "direito". Mas isso são conjecturas minhas.

Espero ter esclarecido dentro dos meus limites.

@yezide “A Origem destes conceitos é Tântrico. Vama Marga (caminho esquerdo) e Darkshina Marga (caminho direito).”

A menção à origem tântrica foi frequente nos textos e livros que encontrei e os termos acima não fazem alusão nenhuma à palavra “mão” (Vama = esquerda e Marga = via p. ex.). A única explicação plausível para a inclusão de “mão” que achei foi a de André Van Lysebeth (Tantra, le culte de la Femenité – l’autre regard sur la vie et le sexe), que atribui ao bramanismo, detrator do tantra Vama Marga, a tendenciosa inclusão, valendo-se da seguinte associação:

“Na Índia, a mão esquerda é suja, por uma razão muito prosaica: por não haver papel higiênico, praticamente inexistente na Índia, o hindu se lava com água e usa para isso a mão esquerda; logo, ela nunca deve tocar os alimentos. É então compreensível o mal-estar experimentado pelo indiano ao ver um europeu desavisado tocar o alimento com a mão esquerda: mesmo faminto, o hindu recusaria um alimento oferecido com a mão esquerda, mesmo muito bem lavada e desinfetada! A propósito de mãos, o hindu, que tem horror aos contatos corporais, acha repugnante o costume ocidental do aperto de mão. Apenas uma ínfima minoria ocidentalizada concorda, hesitante, em nos apertar a mão, mesmo a direita.”

O mesmo autor, citando Francis King (Sexuality, Magic and Perversion, Londres, 1971) diz:

“Muitas insanidades foram ditas sobre as palavras mão esquerda, mão direita, pelos ocultistas ocidentais que adotaram a interpretação errônea de H.P. Blavatsky e à dela acrescentaram um sentido moral: a transição de ‘esquerda’ para ‘sinistra’, e depois para ‘má’ é fácil e abusiva para um europeu. De fato, essas palavras não têm nenhuma conotação moral, elas significam, simplesmente, que, no ritual que culmina na união sexual concreta, a parceira feminina fica à esquerda do homem, e que, no rito sem união concreta, a mulher fica à direita.”

Bem, se a origem é tântrica, oriental, alguém trouxe o conceito pela primeira vez, ainda que distorcido, ao Ocidente. Um problema é, então, encontrar como e onde se deu essa “chegada” para daí inferir com que significado isso chegou até nós.

Segundo o que @yezide disse sobre a opinião do Sr. Samael Aun Weor (cuja vida e obra desconheço até agora), ele deve desconsiderar absolutamente a existência de um “caminho do meio”. Isso porque se o “caminho da esquerda” é aquele em que ocorre a ejaculação e o “caminho da direita” é aquele em que esta não ocorre, não vejo como poderia ser um “caminho do meio”. Se ele viu, gostaria de saber como é. Se alguém tiver alguma referência, agradeço pois fiquei curiosa e não disponho de tempo para vasculhar a obra do Sr. Samael por enquanto.

Nossa, gente! Vou ter de apagar a luz e fechar a porta de mais um tópico? É, parece que sim. :P

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

Como diriam os doutos sábios anciãos das montanhas brancas do leste, aí avacalhou, né?

@Luonnotar:

Nem de longe me sinto capaz de definir LHP, então tentarei retribuir a sua ajuda com os títulos de Magia Afro-Brasileira:

  • Cults of the Shadows do Sr. Kenneth Grant. Possível encontrar em pdf, mas foi re-lançado recentemente pela editora um preço legal.
  • Aghora: At the Left Hand of God do Sr. Robert E. Svoboda. Possível encontrar em pdf, mas a edição comum dele está disponível no Amazon.
  • Cave of the Numinous do Sr. Craig Williams. Não tem em pdf, recém lançado e você encontra a edição comum no site da editora.

Poxa, @zozimo, muito grata!

Sou daquele tipinho insuportável que não gosta de ler em pdf. Achei o primeiro por 90 USD, usado, e 170 USD, novo, no Amazon. O segundo é baratex. O terceiro, no site da Theion, levando em conta a qualidade superior, mesmo da Standard Edition, não está caro. Pelos outros que tenho na lista, meu 13º salário já era.

Precisando de mais alguma informação ou bibliografia que seja “da minha área”, tem aqui meu e-mail ad hoc: luonnotar93@yahoo.com.br E vale também para os colegas do fórum interessados em Candomblé e Santería, dos quais me coloco à disposição (não abusem, tá?) no que estiver no meu âmbito de conhecimento.

Ai, desculpe-me, @zoSimo. De novo.

Os indianos reservam a mão esquerda para limpar a bunda e outras atividades similares. A mão esquerda é considerada suja. Fazer alguma coisa importante com a mão esquerda é mais que tabu, é nojento.