O que é caminho da mão esquerda e a A.´. A.´. faz parte do caminho da mão esquerda?

Olá gostaria de saber mais sobre o caminho da mão esquerda, penso que deve ser relacionado ao lado solar(direito) e o lunar(esquerdo) “se não me falha a memoria”. mas o que gostaria de saber se a ordem de thelema é um dos caminhos da mão esquerda por haver uma deusa como personagem importante de sua adoração…

2 curtidas

Olá @wevertomruiz
Recomendo a leitura dessa postagem : Thelema! Mão Esquerda, Direita ou "Ambi-Destra"?;) , nele tem uma resposta do @dyulax que pode te ajudar.

Este é outro que pode te ajudar em entender possíveis origens: “Mão esquerda”, “mão direita” – Origem e significado dos termos.

Se der uma busca pelo termo mão esquerda vai encontrar outros tópicos que já foram bem discutidos sobre o tema.

Abs

5 curtidas

Buenas

Como muitas coisas, depende do contexto. A divisão mão esquerda/direita parece ser originária, entre os ocultistas ocidentais, da descrição do Juízo Final onde Cristo teria condenado ao inferno os que estavam a sua esquerda e promovido ao paraíso os da sua direita. Daí a relação da Mão Esquerda com o lado sombrio, infernal etc.

Thelema não é uma ordem, é , grosso modo, uma doutrina ocultista. Ela não é da mão esquerda e nem da direita, mas um thelemita pode desejar definir suas práticas nesses termos. Como exemplo, os thelemitas tifonianos, que são adeptos das bases teóricas do Kenneth Grant, normalmente se definem como membros do Caminho de Esquerda. Neste caso a Mão Esquerda é definida em termos tântricos, de maneira geral como sendo a prática que faz uso da mulher. No tantra de Direita não se usa a mulher, pelo contrário, o contato com as mulheres é desencorajado e considerado como um obstáculo. Além disso, a Mão Esquerda em si pode ser sub dividida em outras categorias, como o Vama Marga, o uso da ejaculação para propósitos mágickos etc.

Ter uma Deusa como objeto de culto não significa ser um caminhante da mão esquerda, um magista adepto da doutrina cristã pode considerar Maria como uma forma-divina por exemplo.

A definição tântrica parece a mais adequada, mas os estudantes costumam fazer uma associação da Mão Esquerda com o demoníaco e eu acredito que isso se deva a passagem cristã que citei no começo.

Sobre o Sol e a Lua. Grant argumenta que existiram três tipos de culto no paganismo e que podem ser representados por três deidades no Egito antigo. Seth, o culto estelar. Toth, o culto lunar. Osíris, o culto solar. NESTE sentido, a mão esquerda seria relacionada com o culto da estrela Sirius, da Noite etc. O culto solar com a mão direita, Osíris etc. O culto lunar seria um meio termo, um caminho central, como aparece no mito egípcio onde Toth faz a intermediação (como um advogado digamos assim) entre Hórus e Seth. Além disso, o Sol pode ser o culto fálico (mão direita tântrica) e a Lua uma representação do feminino, da vulva (mão esquerda).

São definições limitantes no entanto, talvez até mais complicadoras do que esclarecedoras e sem validade prática. Novamente, no sistema do Kenneth Grant, o magista trabalha com os “dois lados” da Árvore, o solar (Sephiroth) e o lunar ou noturno (Qliphoth) , daí você tem um sistema que se pode dizer que trabalhe os dois caminhos, o fim é o mesmo. Outros magistas, como o Thomas Karlson, se auto definem como pertencentes ao caminho da mão esquerda e associam essa definição como uma forma de prática com a Árvore Qliphotica.

O que sugiro é o seguinte:

Liber E e Liber O.

Pratique uns 2 a 3 anos disso.

Tenha suas próprias conclusões.

5 curtidas

A A.A é o caminho dos dois e, ao mesmo tempo, não é de nenhum deles. :wink::pray::skull_and_crossbones:

Faz o que tu queres vai ser o todo da Lei.

Gostei da sua reflexão, eu tinha um conceito bem simplório que a mão esquerda seria feita minha vontade, e a mão direita a vontade de um criador
ótimas colocações, e colaborou para pesquisar e aprofundar mais.
Amor é a lei, amor sob vontade.

1 curtida

Oi Sidney,

Olha…depende de qual “escola” por assim dizer você adotar. Crowley se julgava um seguidor da mão direita - se me perguntar das fontes disso direi que estão por aí nos escritos dele, eu não me lembro exatamente aonde - mas o Thomas Karlsson sugere em Cabala Qliphoth e Magia Goetia que a mão esquerda é justamente o que você mencionou: fazer sua vontade ao invés da de Deus. O mais certo é que a mão esquerda é a via sinistra, “sinistro” significa literalmente “esquerdo”, e o uso de métodos que se baseiem no demoníaco e no grotesco, no uso do medo e da morte (como exploração do desconhecido, da escuridão) como ferramentas, enquanto a mão direita seria a via mais culturalmente aceitável. Por exemplo, o satanismo do LaVey é mão esquerda, o thelemismo draconiano também. Já a thelema “clássica” ou crowleyana é de mão direita, as práticas da golden dawn também.
Grant faz uma analogia interessante do sistema dele de duas Árvores da Vida com os Deuses Hórus e Seth. Para ele a Árvore da Vida constitui o caminho “sob o sol de Hórus”, quer dizer que é o caminho da via direita, o caminho já explorado por assim dizer e portanto mais seguro. Mas a Árvore da Morte seria equivalente aos domínios de Seth, à escuridão e ao demoníaco, à exploração do desconhecido e portanto perigoso domínio da escuridão. Em termos psicológicos é a abordagem da Sombra e sua integração que se fazem necessária e portanto que deveriam ser exploradas na via esquerda. Grant sugere que primeiro o magista se dedique à via direita, somente um Adeptus Exemptus poderia explorar adequadamente o Outro Lado. Basicamente é isso aí, a gente pode viajar bastante nesse assunto.

Bons estudos.

2 curtidas

Tudo tem seu lado direito e esquerdo e esse esquerdo tem relação com a sombra .
Gente eu entrei num grupo de constelação familiar em grupo e teve exercício de lembrar de coisas de criança que me marcaram e pedir perdão aos pais ,avós ,bisavós .Este exercício que parece bobo depois me deu uma depressão que custei mais de 6 meses pra melhorar.Existe algo negro ou da esquerda nessa terapia que se pensa que seja inocente ,na verdade trazer o passado ou seu lado sombra para a consciência objetiva pode trazer coisas descontroladas .Já ouvi muita gente falar que sentiu assim eles misturam xamanismo e uma série de técnicas que acho o monitor não tem controle do que estão fazendo alguém já teve essa experiência ?

1 curtida

Já vi um caso parecido.Há anos atrás uma conhecida me convidou para ir a uma constelação familiar ministrada por uma terapeuta para conhecer o processo e decidir se faria também. Pois bem após participarmos da sessão a filha dela piorou muito da crise psiquiátrica inclusive fugindo de casa e dormindo na rua. Acabou no Pinel e foi um longo tratamento para a normalidade que já não era muito normal. Fiquei refletindo sobre como uma simples “terapia” pode causar tantos danos a não ser que tenha muito coisa perigosa envolvida nessa técnica.

Cara a vida toda me chamaram para participar dessa constelação familiar e sempre achei uma impressão que se tratava de algo insonso .
A uns 2 anos atrás topei fazer e me dei mal voltou toda depressão que tive a anos atrás e me baixou vitaminas do corpo ,zonzeira ,até hoje nãoe recuperei mais .

Pre mim isso de constelação tem algo maligno quando pede pra vc lembrar de traumas da infância na hora vc não sente nada .
Mas pensa ,o cérebro não sabe identificar uma imaginação da realidade ou algo do passado assim vc volts a vida todo o trauma e aí não imagino o dano que faz não facam e preferível fazer goethia da menos medo.Vcs acreditam ia ter aula de constelação me dávs pavor ,tonteira e outras pessoas relatavam o mesmo