Motta e Télema

Caro Frater,

93

Meu intuito não é provar nada! Faze o que tu queres.

Sobre a Carta entre em contato com a SOTO para algo concreto!

Os membros da SOTO faz como Crowley dizia: "não peço seguidores, nem que acredite em mim".

Quem tenta provar algo e tenta iniciar o maximo possivel de pessoas estam interessadas no dinheiro e logo o espirito se retida. Como é o caso da maçonaria que acabou se tornando seio politico, social, estatus, etc. muitos membros se retiraram da Maçonaria porque se tem dinheiro então é certo que sera um Grão Mestre mesmo sem o conhecimento de um Néofito!

Não busque titulos, nem honras, nem pomposidades "Não existe uso para o Orgulho" (liber aba)

O mendingo que vemos pode ser um Magister Templi ele dissolveu o ego, foi egendrado no utero de Babalon e nasceu na A.'.A.'. ou SS (silve star) estrela de prata.

O que adianta um diploma, uma carterinha, etc etc. toda parafernalia dizendo que alguem é um Magister Templi...???????

Isso não garante nada, repita-se!

A titulo de informação não estou defendendo ninguém só colocando um equilibrio na conversa, da mesma forma que conheço uma ordem também conheco outra!

É como disse não procure Pêlo em casca de ovo! "Não existe lei alem de fazer o que tu queres".

Tem no link que postei anteriormente sobre a O.T.O desde a morte de Crowley o pessoal que ganharam o processo do Maine, lá tem bastante títulos para encher o ego!

Att,

G.'.

Olá Guthiere.

Realmente não quis que você "provasse" nada. Apenas quis pôr as coisas numa perspectiva histórica, retirando-me um pouco da vagueza do "espiritual", que é importante para certos temas... mas quando estamos procurando traçar uma linha de fatos, às vezes o argumento do "espiritual", ou do "herdeiro espiritual", serve para dissimular nossas preferências pessoais. E isso me parece fantasiar a verdade crua, certo?

Não acho que "títulos" em papeizinhos signifiquem avancem espiritual, concordo. Mas também não podemos nos esconder atrás desse fato quando é pedido uma confirmação histórica, e na verdade não se a tem.

Avanço espiritual qualquer um pode ter, independente das ordens citadas nesse tópico, e mesmo de Thelema. Mas neste tópico estamos falando de algo muito específico, "Motta e Télema", e uma das questões é envolvimento dele como uma Ordem. No caso, Motta com a O.T.O.

Ou seja: historicamente, até agora, não há comprovação que Motta foi sequer iniciado na O.T.O. Ele assinar como IX grau não muda isso. Pessoas reescrevem a própria história o tempo todo.

Fato: Motta era discípulo de Germer na AA, e membro destacado nesta Ordem.

Fato: Motta assinava como IX e XI da O.T.O, embora nenhum documento (carta, menção, citação de outros que não sejam o próprio Motta e, claro, seus discípulos, confirmem que Motta tenha sido Iniciado nesta Ordem, ou tido autorização para trabalhar em seu método).

Naturalmente cada um é livre para "acreditar" no que quiser, mas isso não muda o modo como as coisas aconteceram. Cada um também é livre para achar isso relevante ou não. Aí fica a disposição de cada um a respeito da história, que nos situa um pouco sobre o que é verdadeiro.

Cada um também pode "preferir" que as coisas tivessem sido de maneira diferente. Por exemplo: "ah, eu acho que Allan Bennet devia ter sido o Profeta do Novo Aeon, porque ele era muito mais legal que o Crowley". Ou: "ah, eu preferia que Hitler nunca tivesse chegado ao poder..." ou "eu preferia que tivesse sido o Motta o OHO da O.T.O".

Vou seguir seu conselho, vou averiguar com a SOTO alguma indicação documentada que fundamentem a associação do Motta com a O.T.O, além do disse-me-disse dele.

obs: Motta fez sim um excelente trabalho em apresentar os princípios da Ordem, bem como Thelema em geral no Brasil, o que não quer dizer que tenha feito parte desta Ordem.

Um abraço.

João do Banjo.

Só para deixar claro: não estou julgando o desenvolvimento espiritual do Motta baseado em "títulos". Não estou também interessado se ele é Magister Templi. Ao questionar essas premissas, buscando indícios palpáveis, só queria ver até onde essa atribuição de valores sobre o Motta se mantinha sólida. Como pude ver, tudo se saiu como questão de fé.

Eu não tenho competência de afirmar e nem negar se alguém é Mestre do Templo. Então me poupo tanto de fé, como me poupo de achismo.

Estou falando de algo muito mais objetivo: alguém que reivindicou a liderança de uma Ordem (O.T.O.) à qual, aparentemente, nunca fora Iniciado.

Uma mentira contada mil vezes (mesmo que tenha sido com a melhor das intenções) continua sendo uma mentira. Posso escrever mil vezes que sou João do Banjo XII. E posso falar bonito e garanto que com algum tempo eu poderia persuadir alguém.

Ninguém "precisa" provar nada -- mas se alguém sinalizar uma documentação que nos tire do campo do achismo e nos leve além da opinião pessoal de uma pessoa (Motta) e dos seguidores que dizem amém a ele, esse alguém estaria fazendo um bom serviço para a história de Thelema.

93.

João do Banjo.

Uma breve análise do texto do próprio Motta (os serviços de inteligência não são inteligentes), de acordo com suas próprias palavras. Os negritos são meus, bem como as observações posteriores.

A 15 de dezembro daquele ano, a Sra. Germer finalmente escreveu a Motta. Ela não respondeu a nenhuma das perguntas dele sobre a Sucessão, mas em vez disto deu-lhe uma notícia estarrecedora: "Antes de que eu definitivamente mande minha Petição ao advogado e aos tribunais desejo ter certeza de se uma Patente enviada a você a 20 de abril de 62 (sic) está nas suas mãos ou não. Foi isto que eu falei imediatamente após a morte de Saturnus. Nisto você tem o direito de abrir uma Loja e ensinar até o IIIº Grau inclusive... Esta carta escrita por Saturnus daria alguns direitos a você, já que você pode ser a cabeça de sua própria Loja no Brasil. Mas por favor não misture isto com ser a Cabeça Externa".

  • Supondo que Sascha Germer falasse a verdade (embora não fosse ela da O.T.O, o que o próprio Motta endossa no seu texto), o negrito final é marcante. Ou seja, isso sucede aquela história do "the follower", que ela mesma teria enviado para o Motta. Sigamos:

Motta escreveu de volta à Sra. Germer: "Eu nunca recebi nenhuma Patente da ordo templi orientis Como pode você pensar que eu receberia um documento de tal importância e não confirmaria o recebimento? Quando foi mandado? Como carta registrada? Se não foi registrado, é inútil ir aos tribunais por causa disso..." E novamente ele lhe pediu informações sobre a liderança da Ordem: "...Se não há C.E.O., *eu declaro que assumo a posição por direito iniciático. Por favor, tente se lembrar de que eu sou um Mestre do Templo *- de acordo com as palavras do próprio Karl..."

  • Motta afirma ele mesmo nunca ter recebido nenhum tipo de autorização da O.T.O. Afirma também que Karl Germer reconhece que ele é Mestre do Templo -- mas onde? A última carta de Germer-Motta está aqui no hadnu, e o conteúdo indica algo bem diferente do sugerido por Motta...

Logo depois, ele mesmo diz, no seu estilo particular de escrever em terceira pessoa:

Isto não dava a ele quaisquer direitos especiais na ordo templi orientis **, mas Motta ainda não estava suficientemente adiantado para perceber este fato. Também, ele ainda não se recuperara por completo do choque da morte do Sr. Germer **e da carga residual da sua Iniciação de Zelador. Tragi-comicamente, ele se tornara a C.E.O. no momento em que o Sr. Germer a instruíra para que dissesse a ele que ele era o Sucessor; mas ele só compreendeu este ponto legal em 1984 e.v. em Maine, quando seu advogado explicou a ele.

  • Primeiro ele reconhece que ser "Mestre do Templo" em nada garante direito na O.T.O.

Depois... Ah, tá. Ele era Mestre do Templo, mas não tinha se recuperado da "carga residual" de sua Iniciação de Zelador. E -- nada convenientemente -- ele só usou o "the follower" da carta Sascha-Motta como uma designação de sucessão no momento em que seu advogado o instruiu para tanto, durante o processo de 1984.

Realmente, uma coisa que não deixa dúvida é de que tudo isso é realmente muito "tragi-cômico".

Sério que é só pra mim que o posicionamento do Motta parece totalmente desconexo, vago e cheio de furos nessa altura da vida dele? [:P]

Não vou entrar no tom de perseguição e conspiração do texto, já bem conhecido por qualquer um que o tenha lido. Além disso qualquer um pode ler o texto e tirar suas conclusões.

Um abraço.

93.

93

Como disse, e pela ultima vez, na AA não existe essa de revelação de grau, Motta que decidiu falar que era MT por conta própria, ou espera que os superiores na ordem publique cada juramento/tarefa dos discipulos?

A O.T.O é secreta ou mudou? Se ainda é como tera acesso a informações sigilosas?

Não estou aqui para julgar SOTO e nem as O.T.Os da Internet, mas se uma pessoa de fora pedir a alguma destas ordem sera que eles mostram todas as patentes, processo do Maine, as assinaturas de Saturnus e de Crowley com firma reconhecida em cartório?

(Analogia)

Um Maçon filiado ao Grande Oriente, e sendo a maçonaria secreta, tente ir no GOB e pedir por todos os documentos em arquivo do Maçon... se não for membro regular com autoridade para tanto nunca tera acesso aos documentos originais do maçon [;)]

Att,

G.'.

Oi Guthiere.

Primeiro: sei que Motta resolveu falar sobre ele ser "MT" por conta própria, mas não é o que ele mesmo diz no texto. Ele diz que Germer o reconheceu -- o que não aconteceu.

Estou apontando contradições e furos no discurso de Motta. Isso é tudo.

A princípio, as pessoas querem saber quão confiável é uma pessoa/autor que elas gostam, certo? Se não querem ver esse tipo de furo, se querem apenas aceitar o que a pessoa diz, aí já não sei, e é da consciência de cada um.

A O.T.O é secreta ou mudou? Se ainda é como tera acesso a informações sigilosas?

Não estou aqui para julgar SOTO e nem as O.T.Os da Internet, mas se uma pessoa de fora pedir a alguma destas ordem sera que eles mostram todas as patentes, processo do Maine, as assinaturas de Saturnus e de Crowley com firma reconhecida em cartório?

Desculpa, mas ao dizer "O.T.Os" de internet, já existe um julgamento no seu comentário. [:P]

E por que uma coisa burocrática, de interesse histórico, seria sigilosa? Não estou falando de material iniciático, nem informação privada e pessoal de membros, nem nada no gênero.

Evocar a política de sigilo -- que certamente faz sentido existir -- para manter "mistério", deixando vagas as alegações feitas, me parece ser uma fuga da questão. Estamos falando de uma questão histórica, que concerne diretamente à sucessão da O.T.O. Afinal, que base Motta teria para criar a SOTO, ou reivindicar a liderança da O.T.O, se nunca fizera parte da O.T.O.? "Eu quis"?

Se todo fundamento é aceitá-lo como "herdeiro espiritual", mesmo ele nunca tendo sido iniciado na O.T.O, podemos encerrar a questão e concluir que aqueles que concordam com o Motta simplesmente PREFEREM ele como líder. E preferir não muda a história...

E se o caso for simplesmente preferir o Motta, por que debochar quando qualquer um funda uma pseudo-O.T.O? Foi exatamente o que ele fez!

93.

João do Banjo.

93

Existe um fator interessante para interpretar textos, mas o correto ao interpretar o que o autor ou o que a pessoa escreve deve ser de forma hermeneutica usando uma lógica pragmática, tentando intender o que a pessoa quer dizer com o que escreve!

Exemplo: as O.T.Os da Internet usando uma lógica pragmática seria "Ramificações da O.T.O" [;)]

E se o caso for simplesmente preferir o Motta, por que debochar quando qualquer um funda uma pseudo-O.T.O? Foi exatamente o que ele fez!

Claro!

É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; (artigo 5º, inciso VI)

E por que uma coisa burocrática, de interesse histórico, seria sigilosa?

Realmente é importante para pesquisa, falores culturas etc, mas por outro lado, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (artigo 5º, inciso II)

Por esse motivo não publica o real!

Toda essa discussão gira em torno do "verdadeiro ou falso" isso é em questão filosofica pertence ao direito. Só existe Certo e Errado quando se trata de moral

Para encerrar o assunto quem esta ligado a "verdade"(sentença) da sucessão de Crowley é quem o Juiz proferiu a sentença decretando a parte vencedora! No caso não foi Motta, mas como ele quis fundar uma ordem com o nome e sigla S.O.T.O segue quem quer.

Não existe lei, alem de fazer o que tu queres,

Att,

G.'.

João do Banjo,

Tudo bem,Motta não teve as patentes necessárias da ordem para estabelecer lojas da O.T.O aqui em nosso país nem percorreu todos os graus.Mas do modo como a O.T.O se desenvolveu com a chegada de Crowley isso ficou deveras flexível.Quando a Besta entrou na ordem,tomou para si um cargo sem um reconhecimento definido e a contragosto de lojas divergentes de seu pensamento.Posteriormente outras pessoas como MacCurty do Caliphado também não percorreu todos os graus e mesmo assim conseguiu dirigir satisfatoriamente a ordem na Califórnia.

E isso não invalida de modo algum o trabalho que prestaram a ordem como um todo.Do mesmo jeito que se pode dizer que Motta não pertence a O.T.O por não ter passado pelos graus corretamente e ter tido uma autorização informal de estabelecer as lojas no país podemos afirmar que Fernando Pessoa não pertence a Maçonaria física,mas ter prestado um grande serviço que o inclui à Maçonaria e demais ordens ditas "invisíveis",entende?

Motta é o herdeiro documental de Crowley e da O.T.O no país?Meia verdade,pois a carta de autorização nunca apareceu.Das teorias sobre isso ou a carta foi confiscada pelos militares na década de 60,ou foi surrupiada e encontra-se incólume nos arquivos do Caliphado ou nunca existiu tal documento.

Motta na verdade foi um dos herdeiros espirituais da ordem e da Besta e merece algum reconhecimento quanto a isso e ele fez um bom trabalho somente como pioneiro em thelema aqui no país.Tanto fez que teve reconhecimento internacional de Gemer e de outras nações e acabou abrindo os olhos do Caliphado unicamente por questões econômicas,já que a O.T.O detêm a posse dos direitos autorais sobre as obras do mestre e Motta estava traduzindo e comercializando a obra para alavancar O.T.O e A.A. em nosso território e o Caliphado usou dos títulos para disfarçar a mesquinharia expúria do vilipêndio econômico das obras de Crowley sujando os objetivos espirituais desta.

E arrisco em dizer que todo esse aporrinhamento sobre questões titulares e documentais é algo tão expúrio e tosco que não é sem esquecem do seguinte detalhe:se tem um "cabeça externa",deve então haver um "cabeça interna",o verdadeiro líder da ordem.

Fonte:http://www.4shared.com/document/LYrtLJ63/A_Lana_e_o_Graal.htm

Inté,

K.

Oi, Guthiere!

93

Beleza. Agora as coisas estão mais claras! Obrigado.

Realmente é importante para pesquisa, falores culturas etc, mas por outro lado, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (artigo 5º, inciso II)

Por esse motivo não publica o real!

Claro, ninguém é obrigado a nada. [:)] Mas manter uma atitude de não-transparência, quando o assunto é publico, dá o que pensar.

Toda essa discussão gira em torno do "verdadeiro ou falso" isso é em questão filosofica pertence ao direito. Só existe Certo e Errado quando se trata de moral

Sim, é verdade. Mas não é tão subjetivo assim, quando estamos falando de uma sucessão que é documentada. Apelar para a subjetividade é, mais uma vez, abrir margens para o "eu prefiro, porque eu acho; nada é verdadeiro". Como eu disse, tudo bem, cada um prefere o que quiser. Mas a história é história.

Para encerrar o assunto quem esta ligado a "verdade"(sentença) da sucessão de Crowley é quem o Juiz proferiu a sentença decretando a parte vencedora! No caso não foi Motta, mas como ele quis fundar uma ordem com o nome e sigla S.O.T.O segue quem quer.

Sim, aí concordamos totalmente. O que eu queria mesmo saber era até onde se mantinha a base para a reivindicação do Motta. A base por fim é a crença de que o Motta era mais apropriado para o cargo, mesmo não tendo pertencido a esta Ordem.

Só para deixar claro, não necessariamente critico quem acredita nisto, mas é importante deixar as coisas claras, o que eu acho que você agora fez.

93.

Um abraço.

Caro K.

93

tudo bom?

Tudo bem,Motta não teve as patentes necessárias da ordem para estabelecer lojas da O.T.O aqui em nosso país nem percorreu todos os graus.

  • Na verdade, eu nem estou pondo em cheque se Motta "percorreu graus". Estou pondo em cheque qualquer afiliação do Motta a O.T.O. Não há nada, além da própria versão dele - e de seus discípulos - que o considerem IX Grau. Nenhuma breve menção, de ninguém.

A coisa mais próxima que indica proximidade do Motta com a OTO é uma referência da Sascha Germer sobre uma carta que teria sido extraviada, onde o Motta iria ter autorização para trabalhar nos III graus da OTO. E sobre isso a Sascha Germer faz a advertência: "não confundir isso com ser Cabeça Externa".

Quando a Besta entrou na ordem,tomou para si um cargo sem um reconhecimento definido e a contragosto de lojas divergentes de seu pensamento.Posteriormente outras pessoas como MacCurty do Caliphado também não percorreu todos os graus e mesmo assim conseguiu dirigir satisfatoriamente a ordem na Califórnia.

Quando Crowley entrou na Ordem, ele tinha todo apoio de Reuss. Sequer praticamente havia 'lojas divergentes', porque a OTO era um tiquito de nada. [:P]

Quando Reuss morreu, de fato Crowley não tinha nenhuma designação específica para ser o OHO, mas ele era visivelmente o segundo em comando, sendo que a OTO não era mais do que alguns gatos pingados naquela época. [:)] E a maior parte aceitou, sim, o Crowley. Não há controvérsia aqui.

Não posso afirmar que o McMurtry percorreu todos os graus, porque não sei. Mas em termos históricos há registro de Iniciação do McMurtry pelo Crowley, em 1943. Do Motta, simplesmente não há nenhum. E de fato Crowley usou a palavra "Califa" (sucessor, em árabe) para apenas duas pessoas, Karl Germer e McMurtry, num contexto muito claro.

Note que estou apenas discutindo uma questão de alegações e continuidade. Não pertenço a grupo algum e não tenho por que defender algum deles em particular. Estou munido de meu senso crítico e nada mais.

Motta é o herdeiro documental de Crowley e da O.T.O no país?Meia verdade,pois a carta de autorização nunca apareceu.Das teorias sobre isso ou a carta foi confiscada pelos militares na década de 60,ou foi surrupiada e encontra-se incólume nos arquivos do Caliphado ou nunca existiu tal documento.

É um terreno complicado este, porque facilmente entramos em teoria da conspiração e caímos num obscurantismo, onde cada um alega o que quer, para encaixar a realidade na sua versão própria dos fatos.

Motta na verdade foi um dos herdeiros espirituais da ordem e da Besta e merece algum reconhecimento quanto a isso e ele fez um bom trabalho somente como pioneiro em thelema aqui no país.Tanto fez que teve reconhecimento internacional de Gemer e de outras nações e acabou abrindo os olhos do Caliphado unicamente por questões econômicas,já que a O.T.O detêm a posse dos direitos autorais sobre as obras do mestre e Motta estava traduzindo e comercializando a obra para alavancar O.T.O e A.A. em nosso território e o Caliphado usou dos títulos para disfarçar a mesquinharia expúria do vilipêndio econômico das obras de Crowley sujando os objetivos espirituais desta.

Motta foi "herdeiro espiritual" na AA, onde ele de fato trabalhava. [:P]

Motta fez um bom trabalho divulgando a lei de Thelema no Brasil, de fato. Mas isso nunca esteve em pauta. O que estava em pauta no tópico foi seu temperamento, e se alegações suas (como ser da O.T.O) podiam ser confirmadas na prática.

E o próprio Motta queria obter os copyrights do Crowley, ao entrar na justiça. Essa foi uma das principais reivindicações! Então isso de "mesquinharia, expúria, vilipêndio econômico" versus "alguém engajado no trabalho honesto" é um panfleto bonito, mas não é o que aconteceu.

Eu defendo que o conhecimento corra livre, sim. Mas também defendo o direito dos autores em ter seu copyright protegido (até porque eu escrevo, e não gostaria de ser pirateado -- acho que deve ser uma escolha do próprio autor virar domínio público ou não).

O Crowley deixou seus copyrights para a O.T.O. Ele não deixou em domínio público. Honestamente não sei se foi uma boa escolha dele. Mas por que é ignorado que isso foi uma escolha do Crowley? Sei que é um ponto tabú para muita gente. Mas é um ponto muito fácil de romancear, isso do "interesse econômico destruindo o espírito, ohhh". O buraco é mais embaixo.

Fonte:http://www.4shared.com/document/LYrtLJ63/A_Lana_e_o_Graal.htm

Conheço esse texto, e é a opinião do Euclydes Lacerda, que baseia sua "autoridade" na "autoridade" do Motta (mesmo tendo sido expulso pelo Motta de todos os seus grupos). Claro, toda versão é parcial e eu não poderia cobrar algo diferente de alguém.

Mas por que o Euclydes não conta nesse texto o que realmente aconteceu quando ele se Iniciou Minerval da O.T.O? As coisas podem ser menos elegantes e "mágickas" do que parecem. Vamos questionar um pouco o que lemos. [;)]

Um abraço.

João do Banjo.

João do Banjo,

93!

De fato,peço desculpas,não quiz defender o Motta ou execrar totalmente o que foi feito pelos superiores do Caliphado na época.

Quanto aos direitos autorais,já tá mais do que na hora de cair de vez no domínio público e baratear as edições pra se divulgar melhor e decentemente thelema.E outra,quando critiquei a posição mais da ordem que do Motta,foi no intuito de mostrar que cai por terra uma ordem que se diz iniciática quando briga unicamente por questões econômicas invés de iniciáticas.

Quanto a obra do Euclydes,tomei ela como referência por ter alguns posicionamentos mais embasados na crítica ao Caliphado.Sei que Eclydes também não era esse santo todo,mas não tinha tanta a soberba do Motta e um pouco mais de sensatez.O livro foi so mesmo pra mostrar de onde tirei esse meu argumento mesmo.

Inté,

K.

Salve K!

93.

Quanto aos direitos autorais,já tá mais do que na hora de cair de vez no domínio público e baratear as edições pra se divulgar melhor e decentemente thelema

Isso dos direitos autorais é bem polêmico mesmo... Eu confesso que não sei o que pensar 100% sobre isso...

Por um lado, há a questão do barateamento e acessibilidade na queda dos copyrights. Por outro, tem-se a questão da garantia de qualidade quando existe uma instituição responsável pela divulgação das obras e tal. Se desse pra conciliar as coisas, seria uma boa. Mas penso que isso trouxe muitos males e disputas. [:|]

E outra,quando critiquei a posição mais da ordem que do Motta,foi no intuito de mostrar que cai por terra uma ordem que se diz iniciática quando briga unicamente por questões econômicas invés de iniciáticas.

Mas foi o Motta que entrou com o processo contra a editora Samuel Weiser (esse é o nome, se não estou enganado?), por estar publicando os livros do Crowley, que o Motta julgava que só ele poderia [;)]. Pior do que quem luta economicamente é quem disfarça como sendo disputa iniciática o que é uma cruzada econômica. [:P] Não sei se foi o caso do Motta: acho que ele acreditava no que estava fazendo... mas olha, houve gente no Brasil que fez isso quando viu uma chance, associando-se a grupos que lutavam judicialmente contra a O.T.O pelos copyrights pra tentar roer um pouco desse osso lucrativo. [;)]

E muitas dessas pessoas já criticaram essa posse dos copyrights! Ou seja, às vezes a "luta pela liberdade" só esconde uma luta pelo interesse pessoal e o fato que o copyright na mão dos outros é que é o problema... [:P]

Enfim, os copyrights do Crowley são um tabú antigo, e tem que se ficar de olho aberto, porque nesse campo não me parecem haver cordeirinhos... ver um bode expiatório nisso, um "grande vilão detentor dos direitos" é uma solução muito simples pra refletir a verdade.

Quanto a obra do Euclydes,tomei ela como referência por ter alguns posicionamentos mais embasados na crítica ao Caliphado.Sei que Eclydes também não era esse santo todo,mas não tinha tanta a soberba do Motta e um pouco mais de sensatez.

Acho que você pode achar coisa melhor, cara! As críticas nesse livro e em outros textos são um pouco rasas, são bem lugar-comum, praticamente as mesmas. E o passado do Euclydes com a O.T.O (não estou falando do que o Motta entendia ser O.T.O), bem como sua curta afiliação a ela, soa esquisito, a julgar as críticas que ele faz, num tom distante e impessoal.

Eu honestamente achava a versão do Euclydes a respeito de suas críticas um pouco mitificada, e portanto suspeita. Tipo aquele tendencioso que cheira a omissão, saca? Aí perguntei para a OTO (algo simples de se fazer, pensando que no máximo receberia um "não podemos informá-lo") a respeito da participação e saída do Euclydes, já que ele tinha sido um dos que ajudaram a trazer a OTO para o Brasil, como consta nessa foto histórica dos primeiros iniciados: http://www.scarletwoman.org/scarletletter/v3n2/v3n2_outofmymind.html

Bom, não acho legal a ideia de postar a resposta com e-mails de outra pessoa num fórum público, mas creio que vc e qualquer um que se interessar sobre o assunto possa perguntar a OTO no Brasil sobre o por que Euclydes ficou tão pouco tempo... e ao menos a versão que me veio foi bem diferente das do Euclydes... e ao meu ver mais objetiva e menos floreada.

Aí fica a critério de cada um que se interessa sobre a história de Thelema em nosso país fazer suas pesquisas, até para entender das pessoas que compõem as instituições thelêmicas que temos hoje. Lembrando que mesmo ordens como a A.'.A.'. são compostas de pessoas, e entender certas atitudes de seus instrutores serve como visão panorâmica do que tem sido construído de Thelema no Brasil.

Parto do princípio que ninguém queira estar às cegas.

Abraço.

João do Banjo.

Salve,salve João do Banjo,

De fato,muito pertinente as informações que você postou,pois vai se incorporando aos meus conhecimentos de thelema aqui no país [:mrgreen:]

Agora,quanto a Euclydes,esse afastamento também não seria para organizar uma "O.T.O" do jeito que ele queria,no que culminou na Sociedade Novo Aeon e Ordem dos Cavaleiros de Thelema?Me parece que é um "patriotismo" thelêmico,saca?

Umas das coisas que você citou que eu não me toquei são...os frutos.Sim,os frutos,os resultados desa história toda.Aqui no Brasil a Caliphado se mantém com firmeza enquanto as outras em muito,se não cairam,estão para cairem,como a S.O.T.O.,a O.T.O draconiana do Liguori que tiveram sua época e outros grupos por vir...

Inté,

K.

[:)]

Hey Brother,

93

Agora,quanto a Euclydes,esse afastamento também não seria para organizar uma "O.T.O" do jeito que ele queria,no que culminou na Sociedade Novo Aeon e Ordem dos Cavaleiros de Thelema?Me parece que é um "patriotismo" thelêmico,saca?

Mas a SNA já existia e estava operando antes dele se reunir com o grupo que ia trazer a O.T.O para o Brasil, que foi lá para meados de 95. Ou seja, se ele embarcou nesse projeto, provavelmente a SNA devia estar naquela altura funcionando bem mais na teoria [:P]

Um abraço.

João do Banjo.

93

Pelo que se sabe da SNA, foi o motivo do rompimento do Motta e Euclydes (que registrou em seu nome a organização - agora soma isso com a paranoia de "traidores" do primeiro).

Não sei se ela virou algo ou não, mas sei que há alguns anos atrás (acho que nem dez) foi fundada a "Ordem Templária dos Cavaleiros de Thelema" (OTCT), que depois virou só OCT.

E, com a morte do Euclydes, anunciaram que a SNA virou o órgão de três ou quatro membros que chefia a OCT (que acho que ainda não voltou à ativa).


Sobre os copyrights, nos EUA tudo que é de antes de 1923 já é domínio público, então não sobrou lá tanta coisa do Crowley para dar "encrenca". Na Inglaterra e no Brasil a lei é um pouco diferente, mas em menos de uma década também será domínio público aqui. [:)]

Mas cá entre nós: as edições da O.T.O. (ou melhor, do Hymenaeus Beta) são MUITO bem feitas, e geralmente revisadas e com uma ótima pesquisa histórica introduzindo, ou algum texto inédito anexo - eu nunca me arrependi de ter comprado alguma.

93, 93/93

Pelo que se sabe da SNA, foi o motivo do rompimento do Motta e Euclydes (que registrou em seu nome a organização - agora soma isso com a paranoia de "traidores" do primeiro).

E o mais engraçado é ver como o Euclydes se amparava na imagem do Motta: alguém que o expulsou de todos os grupos e o acusou de ladrão. [:P] Acho que o Euclydes tinha no Motta uma imagem paterna de amor e ódio, que nunca conseguiu se livrar muito bem.

Mas cá entre nós: as edições da O.T.O. (ou melhor, do Hymenaeus Beta) são MUITO bem feitas, e geralmente revisadas e com uma ótima pesquisa histórica introduzindo, ou algum texto inédito anexo - eu nunca me arrependi de ter comprado alguma.

Essa é a parte "boa" do copyright, quando de fato seus detentores usam os ganhos para investir em obras editoriais de qualidade. Mas falar de dinheiro sempre soa deselegante, principalmente quando envolvido com a venda de obras espirituais, porque parece que se cria nisso um maniqueísmo insolucionável. Há um tabú nesse sentido.

Um abraço.

João do Banjo.

Complicado, complicado.

Alan e João,

Faz um pouco mais de dois meses que mandei e-mail pro pessoal da OCT/SNA e me responderam que ainda tão em reestruturação.

Pelo que me responderam acho difícil que se levantem tão cedo.

Quanto as edições dos libris,realmente as edições de luxo valem a pena(Alan,seu playboy ricaço!!!:lol[:)]mas isso não leva pra escanteio de forma alguma o ótimo trabalho que vem sendo desempenhado pelo Hadnu.org na transmissão mais célere desse conhecimento.(confesso,sou um pseudo-anarquista inveterado [:|] )

No mais dá pra se flexibilizar os direitos autorais botando o conteúdo exclusivo nas de luxo sem nenhum problema.Isso estimula não somente a celeridade da transmissão da informação quanto o comércio literário.

Inté,

K.

Talvez seja sem tempo postar nesse tópico, mas:

Falar do Motta e dos Direitos Autorias que ele ‘se achava no direito’ (da forma que alguns esta sendo colocado aqui) diz muito respeito ao fato dele ter agido como ‘Mão’ do Germer em publicações importantes como Liber Aleph, ter feito traduções fiscalizadas por SATVRNVS e ter falado em seu nome com outros membros da O.T.O/A.'.A.'.. Isso é do conhecimento geral...

Alguns dizem até que o Imprimatur da edição Germer/Motta de Liber 111 mostra Frater A. como Imperador, fato esse que é largamente negado por muita gente, mas pelo menos ele está listado como Editor, infelizmente não tenho a data exata da edição no momento.

Alan,

A carta do Hadnu.org mostrada como ‘ultima’, você poderia indicar a fonte? Lembro-me de ter visto outras cartas e de o conteúdo dessa postada como ultima não ser nem de perto a ‘Ultima’ carta. Você tem noticia de uma carta que é manda por Germer do Hospital onde é dito: “você está sendo guiado pelo supremo hierofante e se seguir suas instruções vai ficar bem.” (Isso é antes de tudo uma duvida que uma afirmação!)

Talvez os amigos que tenham maior contato com a O.T.O possam se informar a respeito das cartas do Sr. Germer que foram ‘confiscadas’, por assim dizer, como parte da Herança e que poderiam, caso viessem a publico, resolver muito da questão Motta.

Abraço!

93!

Oi... mas que conversa tão interessante. [:)]

O que está nessa edição de 1961 do Liber 111 é: o simbolo do Motta com 6=5 e o titulo de Imperator.

Agora se as pessoas investissem um pouco de tempo a investigar e ler um 'pouquito más'... iriam encontrar este paradoxal cenário... [;)]

Levou ao nosso querido Motta 7 anos e muito aporrinhamento passar de Probacionista para Neófito. Motta diz ter esta primeira reunião com Germer em 1953. No entanto, levou 7 aninhos para passar a Neófito, o que o ano de 1960 como o ano provável de passar pelo novo Grau. Ou seja, quando estava a trabalhar no Liber Aleph com Germer ele não era 6=5, magickamente falando, mas apenas um neófito por suas próprias palavras.. ou entendimento... ou ambição... ou seja lá o que for mais confortável para cada um. [:)]

... mmm... para reforçar a ideia, no Verão de 1962, o ano após Liber Aleph ter sido publicado e 3 meses depois da morte de Germer, Motta finalmente admitiu que FINALMENTE tinha passado pela Iniciação de Zelator.

E que tal?... gostaram?.. eu gostei [:)]

L-L-L-L

S.