O Começo

Olá!
Não sei muito bem por onde começar,mas tenho que dar um inicio ao assunto.
Eu conheci Thelema atrás de algumas bandas de rock,me enterresei pelo assunto e procurei um pouco a respeito,mas tenho que admitir que me perdi em alguns pontos.
Eu estou realmente interessado no assunto,mas como eu mesmo me perdi neste caminho gostaria que alguem disposto,me dissese qual os livros,ponto de vista ou caminho por onde eu devo começar essa minha busca por thelema.
Eu li pouca coisa e confesso que tenho que dizer que sou leigo.
Bom eu agradeço desde já a todos e sei que terei respostas possitivas.
Muito obrigado.
Forte abraço.

O site http://www.ordoaa.com.br/ oferece um bom sistema com exercícios em níveis de aprendizado separados tal qual as ordens iniciáticas, mas se quiser começar no modo hard pode tentar a goetia, de leitura complementar o site da hadnuit tem muito conteúdo bom, só tome cuidado porque nesse mundo de thelema é muito fácil se ficar confuso com os diversos caminhos , o importante mesmo é praticar e aprender com os erros.

O sucesso é tua prova.

Fael,

O interessante é buscar uma formação intelectual solida nas diversas áreas da ciência. A Verdade nunca é excludente. Tendo essa base você pode se debruçar sobre os mais diversos tópicos que aparecem durante o estudo, a prática e a pesquisa em Magick e misticismo sem perder o contato com a realidade. Isso é, sem se tornar supersticioso. Não é recomendado que iniciantes tentem entrar na Ordo A.'.A.'.. Goétia, muito menos! É por essas e outras que a gente encontra tanta colocação absurda sobre Magick. Tem um pessoal se arrisca querendo atingir o mais alto, quando na verdade tem que começar primeiro resolvendo os próprios conflitos. Pense na natureza, você não vê um pato pegando elevador pra aprender a voar se jogando lá de cima do prédio. Pelo contrário, ele aprende a voar do chão que é o local mais seguro. Não é difícil experimentar o básico de matemática, física, química, filosofia, psicologia, antropologia e religião comparada... Depois disso tenho certeza que vai ser mais fácil pra você lidar com essas assuntos mais subjetivos.

Cientificamente seu,
Zosimo.

Fael...

Concordo absolutamente com o que lhe disso o Zosimo.

Antes de qualquer tipo de prática ou experimentação, busque conhecer um pouco melhor a si mesmo e os rudimentos daquilo a que você se está propondo a estudar.

Este site, assim como o fórum, por exemplo, é um lugar que pode ser explorado,se você se interessa mesmo em aprender sobre Thelema. Se você souber filtrar, tem muito conteúdo interessante, assim como também a opinião de muita gente genuinamente "Buscadora". É tanta coisa que a gente muitas vezes não dá vencimento em acompanhar.

E não são só "opiniões", mas referências.

Você já deu uma olhada com calma nos tópicos e discussões? Acho que muitas dúvidas poderão ser sanadas apenas pela apreciação das conversas.

No que eu puder ser útil, fico realente feliz em ajudar.

Aproveite a estadia... paga o mesmo. rsrsrsrsrsrs

Já eu discordo! Eu não mandei ninguém entrar na A.A. muito pelo contrario ( com todo respeito) acho aquilo uma grande merda falida. Só indiquei os livros daquele site principalmente os para estudantes e iniciantes. Mas infelizmente verdadeiramente nesse mundo de Thelema e magia encontramos muitos mestres cheios de sabedoria teórica, julgando tudo e todos como se fossem superiores, sendo tiranos, cruéis , grossos e pesados sem encanto algum, provando que de fato não são mestres mas apenas homens vencidos pela tirania mundana de seus semelhantes.

Goetia é realmente algo assustador, eu mesmo tive muitos problemas, mas valeu o aprendizado, o desenvolvimento de controle , disciplina e principalmente de que o melhor mestre é você e sua pratica. Alguns são tímidos homens de bem, como (com todo respeito)os daquela seita dos masturbadores mentais da teosofia. Eu simplesmente discordo, por prática.Se eu estou errado não sei.Tente os dois caminhos dos teosofistas com o pijaminha da mamãe e dos loucos guerreiros viajantes talvez encontre as respostas, sim somos loucos ,pois só um louco pode trilhar um caminho sem volta de mundos longe dessa falsa realidade mundana.

Meu dilema que nunca me trouxe derrotas é sempre encare seus inimigos de forma frontal! Existem homens tímidos que querem ser sutis e indiretos e nunca conseguem aquilo que querem ! Vivem como frustrados pois nunca se arriscaram realmente para conseguir o objetivo!

Quando seu inimigo estiver do outro lado puxando uma ponta da corda e você puxando a outra ponta , não olhe para baixo, nem para os lados, mas olhe bem nos olhos dele , você pode sentir medo nessa hora , mas ele olhara nos seus olhos e se sentirá tão apavorado quanto você ,então meta uma bela pezada em seus bagos murchos de feiticeiros falidos.

A melhor estratégia é combater frontalmente seus desafios e claro sem perder o encanto e o autocontrole.

Se tiver algum feiticeiro aqui poderoso como diria padre Quevedo , que me dobre um dedo,se não conseguirem, é porque eu to certo.

Pra finalizar eu acho muito engraçado essas pessoas que falam de estude ,pesquise a Ciência , mas nunca falam como.

Eu vou te falar pra começar com meditação, pra mim essa é a chave da magia, o cadeado são justamente os racionalizadores mórbidos.

Por fim peço desculpas alguém tenha se sentido ofendido ou ache que falei palavrões demais, mas tenho que manter o encanto , isso é mais importante que ego de feiticeiros falidos, eu os amo meus irmãos como a mim mesmo e perdoai para serem perdoados!

Fael, o sistema thelêmico tem um ditame central que pode servir muito bem tanto como escudo quanto como espada. Este é: "Faz o que tu queres".

Significa: Você absolutamente responsável pelos seus próprios atos.

Sorte na sua Busca!

"O site http://www.ordoaa.com.br/ oferece um bom sistema com exercícios em níveis de aprendizado separados tal qual as ordens iniciáticas, mas se quiser começar no modo hard pode tentar a goetia, de leitura complementar o site da hadnuit tem muito conteúdo bom, só tome cuidado porque nesse mundo de thelema é muito fácil se ficar confuso com os diversos caminhos , o importante mesmo é praticar e aprender com os erros."

Guerreiro,

No post a cima parece que você 'indica' o sistema da A.'.A.'. como "um bom sistema com exercícios em níveis de aprendizado separados tal qual as ordens iniciáticas" e depois cai em contradição dizendo que "muito pelo contrario ( com todo respeito) acho aquilo uma grande merda falida".

Tudo bem, mas vamos tentar ajudar o amigo que está começando no caminho, expondo argumentos e 'opiniões' bem embasadas.

Deixa colocar isso:

A A.'.A.'. não é apenas "tal qual as ordens iniciáticas". Ela é uma Ordem específica, com um sistema ainda mais específico e que tem como característica a auto-iniciação. Isto é, Ela (o instrutor) requer que o aspirante realmente assuma o Grau. Dificilmente ela será "tal qual as ordens iniciáticas". Especificamente, Ela não é uma Ordem para iniciantes, muito menos os seus Documentos (papeis, instruções, etc), principalmente os em Classe A. Na verdade os documentos Classe A são o gatilho das Ordálias (da iniciação) tanto para a raça (em nível global) quanto para o indivíduo (aspirante) e é ai que entra o 'sistema', basta pensar um pouco.

Pra finalizar, gostaria de te pedir para deixar um pouco mais claro qual sua visão dessa Ordem. Por que ela é "uma grande merda falida"?

Didaticamente seu, Zosimo.

Se você é leigo e escolheu Thelema, comece pelo grau de estudante (e estude). A filiação formal à A.´.A.´. é desnecessária.

Fael,

Eu estudo ocultismo e magia com certo afinco há oito meses. Ainda me sinto muito confuso e temeroso com relação a fazer rituais. São muitas as dúvidas que pairam sobre minha cabeça.

Contudo, senti um impulso a pegar uma obra do Phillip Cooper para ler, e ele diz: a melhor maneira de entender, é tentando, se tentar você poderá até errar e aprender com os erros, mas se nunca tentar jamais aprenderá nada.

Ocorre que são tantos caminhos que um novato, como nós, nunca entende muito bem o que deve ser feito. Talvez o nosso caminho nos será revelado no tempo certo, talvez estejamos sendo testados em nossa vontade. Confesso que quanto mais eu estudo, mais me dou conta de que não sei de nada.

Nunca tive "coragem" para tentar, já que existem tantas pessoas relatando problemas com magias que deram errado. É difícil sair da zona de conforto, daquilo que é seguro. Honestamente, magia não é para medrosos.

Aproveito e pergunto: existe algum passo-a-passo basilar aqui no forum? Porque até hoje não entendi, apesar de muito ter lido sobre isso, como funciona magia para trabalhar com elementais, ou com a magia dos planetas, ou com anjos (no sentido de energias dotadas de luz e bondade). Só me deparei com passo-a-passo de goetia, mas sei que a goetia não é para mim, no momento.

(Comentário removido pelo administrador)

Schaezar...

Ethar mencionou o Rmp. Eu acredito que este Ritual seja a pedra fundamental de toda a ritualística mágica ortodoxa ocidental. O Ritual Menor do Pentagrama é bastante acessível, e apesar de ser relativamente simples, é bem completo. Nele você começa a trabalhar com a visualização dos Archanjos dos Quadrantes, vibração de Nomes Divinos, simbologia Cabalística, correspondências astrológicas, simbolismo mágico gestual, etc... Ele é usado tanto para a consagração e delimitação do espaço onde se irá trabalhar, como para "limpar" a esfera áurica do magista.

E é uma prática que serve como base para uma série de outros rituais que são variações suas, além de normalmente ser usado para "abertura" e "encerramento" de quaisquer outros trabalhos mágicos.

Ele é também interessante para testar sua vontade e persistência, assim como para verificar o quanto a "ritualística mágica" se adequa ao seu dia-dia, à sua personalidade, e às suas necessidades.

Tem também mais uma vantagem... este é um Ritual inofensivo. Se TUDO der errado, o pior que pode acontecer é não acontecer nada. E se der certo, você terá aprendido um método para manter-se à salvo de quaisquer influências perniciosas, e estará apto a aprender técnicas mais avançadas e a aventurar-se em terreno "não tão seguro", pois saberá o que fazer para se salvaguardar.

Enfim, essa é a minha opinião sobre o RmP, Schaezar.

"Se você é leigo e escolheu Thelema, comece pelo grau de estudante (e estude). A filiação formal à A.´.A.´. é desnecessária."

Esse é uma indicação que acho super válida. Entretanto vale a pena lembrar que Estudante não é um Grau, sendo algo que foi instituído por conta das várias falhas dos Probacionistas e Neófitos em entender o básico do programa. A A.'.A.'. começa mesmo quando o sujeito chega a Zelator.

schaezar,

C ta com medo do que, irmão? Talvez a primeira coisa a fazer seja se livrar da atitude supersticiosa. A única coisa que a gente encontra em Magick (ou magia) somos nós mesmos, não existe nada além da nossa própria cabeça pregando peças. É legal quando o instrutor do Crowley diz pra ele: "Larga esse negocio de magia que eu te ensino a concentrar sua mente" e é apenas depois disso que ele chega realmente em algum lugar com Magick.

O Aluvaia citou que não existe perigo em fazer o Ritual Menor do Pentagrama. Eu devo discordar... Não é que não exista perigo... O Ritual acorda as porções elementais e as manifesta fora pra que o operador lide com elas e se isso vai ser bom ou ruim vai depender drasticamente do nível de balanço prévio que o sujeito construiu. Seria muito bom se o "banimento" realmente livrasse a pessoa das coisas "ruins", mas infelizmente esse não é o caso. O negócio é que a Natureza (L.V.X) é amoral. Os elementos podem ficar balanceados entre si, mas eles não vão trabalhar uns nos outros pra que quem quer que use fique "bem", isso é algo que o 'magista' tem que fazer por ele mesmo. O Ritual é apenas um mapa e com certeza se ele for usado com desleixo, sem estudo e sem 'afinco', vai causar problemas, mas não será nada que você poderá identificar como vindo dele. Nada substitui o estudo, não basta Querer ser um Iniciado, tem que Saber o que é a iniciação e ela não depende de Rituais ou qualquer outra parafernália, mesmo que isso possa ajudar a longo prazo.

Z.

Acho que o RmP mal feito é só gestual e palavreado vazio. Não vejo grandes riscos nisso. A intenção é o que manda no final das contas.

Na pior das hipóteses, acredito que vá dar uma mexida na “água parada” e possa gerar um certo desequilíbrio, mas acho que nada mais grave do que algum desconforto, alguma descompensação nos humores, pequenas somatizações ou coisa semelhante.

Quem trabalha com magia deve ter em mente que lida com forças internas e forças externas (estas últimas, muitas vezes, interpretadas como internas também, depende do ponto de vista), enfim... O RmP faz com que determinadas “energias” sejam exteriorizadas e organizadas num esquema semelhante a um mapa conforme citado, e como eu disse, delimita um campo de operação, um espaço que é “varrido” a partir do centro (o operador) para fora, a fim de que fique “limpo”, no sentido de “livre de influências externas”.

É claro que não se lava louça com cachaça! Se colocar em movimento o que está “dentro” for mais pernicioso do que ficar à mercê do que está “fora”, então estamos brincando a brincadeira errada. O “normal” é que quando bem praticado, o operador fazendo uso da ferramenta aqui chamada RmP seja capaz de criar um ambiente a partir de si mesmo onde possa operar, repito, “sem interferências externas”, não necessariamente “boa” ou “ruim” (se é que existe isso).

E como alguém andava aconselhando práticas como a Goécia, acho que o RmP seja um começo seguro pra quem está aprendendo e se conhecendo. O medo é precursor do fracasso, mas a confiança se ganha aos poucos. E a sensação de vencer o medo é incrível.

Aqui no Hadnu não há nenhum livro ou artigo mais "oficial" sobre RmP?

Ps.: Esse tópico está muito bom para mim!

Não sei, mas vou deixar um link pra quem não conhece o RmP.

http://collegium.org.br/lux/ritual-menor-do-pentagrama

(Comentário removido pelo administrador)

Obrigado, Aluvaia e Ethar!

Ethar e Aluvaia

Intrigante terem mencionado o RmP porque recentemente comecei a utilizá-lo para livrar-me de pensamentos negativos e pessimistas, inicialmente sem fé alguma.

O resultado foi incrível. Apesar de não dar-lhe crédito, visualizei com bastante força e ao final senti minha mente tranquila e leve. Por vezes senti meu corpo formigando e sinto-me conectado com Deus, em meio a grande paz.

Concernente ao RmP, li no livro do Regardie - a Aurora dourada que deve-se fazer de manhã para invocar e à noite para banir. Na prática o que muda é a ordem de desenho dos pentagramas. A minha idéia, contudo, seria realizar o ritual logo de manhã cedo, todos os dias, para livrar a minha aura do magnetismo ruim.

O que acham da realização do RmP todos os dias, para banimento, pela manha e à noite? E como funcionaria e para que serviria o RmP para invocação?

Aluvaia,

O meu maior inimigo certamente é o medo, invisível porém terrível. Paralisa-me e me detém.

O medo é precursor do fracasso, mas a confiança se ganha aos poucos <

Você não poderia estar mais certo quanto a isto, ganhar confiança é gradativo.

Se algo der errado, e aí? Será o RmP suficiente para livrar-me de ataques psíquicos advindos do lado mais negro da minha psiquê?