Nas praticas recomendadas em Liber O, nao parece haver nenhuma referencia quanto a "abertura" e "fechamento" do Ritual Menor do Pentagrama.
A diferença entre sua forma evocatoria e banitiva parece ser salientada apenas no traçar dos pentagramas. Nao fazendo referencia a direrença entre norte, sul, leste e oeste.
Quem ja foi wiccano ou tem influencia de tal vertente sabe o quanto a importancia de tais direções foram discutidas no meio pelo fato de estarmos no hemisferio sul e de tais direções serem escolhidas com base no sol e no clima.
Nos dois hemisferios o sol nasce no leste, mas enquanto no norte ele percorre o ceu em sentido horario pendendo para o sul ao meio dia, no hemisferio sul acontece o oposto.
No Ocultura ha a referencia de que a operação banitiva do RmP deve ser iniciada no norte.
Ja no Liber O não ha essa obsevação (provavelmente por negligencia).
E alem dessas observações ha a importancia de salientar que estamos no hemisferio sul.
E o fogo ou o calor que no hemisferio norte esta associado ao sul, no nosso hemisferio parece ser mas adequado ser associado ao norte (moro em Fortaleza e concordo plenamente! [:D] )
Mas admito nao saber que postura mais adequada tomar diante de epeações de Magick como essa.
Nos meus ultimos meses de experiencia com o RmP, principalmente no inicio, sinto haver algo de errado e creio que tenha a ver com isso. Nada que comprometa a pratica, deve funcionar do mesmo jeito.
Mas interessante notar que poucos autores no meio thelemico tenham comentado algo a respeito.
O que fazer nesse caso? Alguem tem alguma indicação palpavel de que atitude tomar?