RmP, sentido horario ou anti-horario?

Nas praticas recomendadas em Liber O, nao parece haver nenhuma referencia quanto a "abertura" e "fechamento" do Ritual Menor do Pentagrama.

A diferença entre sua forma evocatoria e banitiva parece ser salientada apenas no traçar dos pentagramas. Nao fazendo referencia a direrença entre norte, sul, leste e oeste.

Quem ja foi wiccano ou tem influencia de tal vertente sabe o quanto a importancia de tais direções foram discutidas no meio pelo fato de estarmos no hemisferio sul e de tais direções serem escolhidas com base no sol e no clima.

Nos dois hemisferios o sol nasce no leste, mas enquanto no norte ele percorre o ceu em sentido horario pendendo para o sul ao meio dia, no hemisferio sul acontece o oposto.

No Ocultura ha a referencia de que a operação banitiva do RmP deve ser iniciada no norte.

Ja no Liber O não ha essa obsevação (provavelmente por negligencia).

E alem dessas observações ha a importancia de salientar que estamos no hemisferio sul.

E o fogo ou o calor que no hemisferio norte esta associado ao sul, no nosso hemisferio parece ser mas adequado ser associado ao norte (moro em Fortaleza e concordo plenamente! [:D] )

Mas admito nao saber que postura mais adequada tomar diante de epeações de Magick como essa.

Nos meus ultimos meses de experiencia com o RmP, principalmente no inicio, sinto haver algo de errado e creio que tenha a ver com isso. Nada que comprometa a pratica, deve funcionar do mesmo jeito.

Mas interessante notar que poucos autores no meio thelemico tenham comentado algo a respeito.

O que fazer nesse caso? Alguem tem alguma indicação palpavel de que atitude tomar?

Prezado Lorkshem,

93

http://www.ocultura.org.br/index.php/Ritual_Menor_do_Pentagrama

Neste link tem algumas referencias da GD e do Liber Aba, sendo que na invocação sentido horário, e banimento sentido anti-horário. Em invocação começa no Leste, no Banimento começa a Oeste.

Att,

G.´.

93.93/93

1 curtida

Eu nunca vi algum autor clássico dizer que a direção do ritual fosse devido ao ciclo do sol, e nem eu acho, por minha experiência, que seja assim.

Supondo que seja verdade, que nem o Lorkshem disse, faria mais sentido que banir fosse no sentido contrário. Eu acho que é como o relógio - ele não gira ao contrário aqui no sul - simplesmente porque, embora as horas sejam uma subsubsubdivisão de um ciclo do sol - os ponteiros não tem relação alguma com isso.

Agora Liber Resh, por exemplo, é outra história.

E coitado de quem fica na linha do equador.

93

Sentido horário: girando da direita para esquerda!

Sentido anti-horário: girando da esquerda para direita!

Ponteiro do relógio gira da direita para esquerda, e o contrario da esquerda para direita!

Segundo a primeira leitura de conhecimento passada ao Neófito da G:. D:., o Ritual do Pentagrama é feito sempre no sentido horário. YHVH no leste, Adonai no sul, Eheieh no oeste e AGLA no norte.

```

L 1

4 N S 2

O 3

``` Apesar disso, o que você fala tem certo sentido, se pensarmos nas circumambulações dos rituais de iniciação da G:.D:.. Na abertura do templo, a circumambulação é feita em sentido horário para a "ascensão da LVX", e no fechamento em sentido anti-horário para "dissipar a LVX" (nesse caso, o Hierofante a chama de "circumambulação reversa").

1 curtida

o Ritual do Pentagrama

eu quis dizer o Ritual Menor do Pentagrama...

Bom eu pratico o RmP todos os dias de manha invocando e de noite banindo alem de mudar o sentido de traçar o pentagrama eu mudo a direção.

Invocando:leste,sul,oeste,norte

Banindo:leste,norte,oeste,sul

Pratico assim des de quando aprendi os efeitos estão otimos

Caros,

93!

Sobre as direções leste e oeste,fazem bastante sentido.Mas creio que o direcionamento para o norte seja pouco usual,uma vez que o direcionamento do norte é telúrico,ligando-se a energia magnética do polo sul do norte geográfico que,por sua vez,em crenças wiccans ou até mesmo em ramos de bruxaria tradicional remete ao trabalho lunar.

O que a meu ver distingue bastante do trabalho cerimonial pautado no ciclo solar oriente-ocidente.Para mim,faço banimento e invocação no horário mesmo.Testarei dentro de alguns dias esse critério de direção para ver o que ocorre.No mais,penso que a utilização dos sentidos hor ou anti serve apenas para enfatizar mais ainda,não sendo um "dogma" rígido.

Tudo bem que existem diferenças gritantes de estações entre norte e sul,mas isso não significa necessariamente em inversão de sentidos,mesmo que pela observação dos redemoinhos realmente se nota a mudança de sentido.Para mim o circulo magico formado remete ao sol e a representação microcosmica do sistema solar macrocósmico.

93,93/93!

Prezado Lorkshem,

Neste link tem algumas referencias da GD e do Liber Aba, sendo que na invocação sentido horário, e banimento sentido anti-horário. Em invocação começa no Leste, no Banimento começa a Oeste.

Banindo:leste,norte,oeste,sul

Na verdade a forma banitiva segundo o Ocultura inicia no Norte.

Para banir não basta inverter o traçado das linhas que formam os pentagramas. Você deve começar no Oriente (ou norte) e girar no sentido contrário do relógio.

Eu nunca vi algum autor clássico dizer que a direção do ritual fosse devido ao ciclo do sol, e nem eu acho, por minha experiência, que seja assim.

Realmente a maioria dos autores classicos que conhecemos viveram no hemisferio Norte, essas referencias so sao encontradas em livros de Wicca.

Eu acho que é como o relógio - ele não gira ao contrário aqui no sul - simplesmente porque, embora as horas sejam uma subsubsubdivisão de um ciclo do sol - os ponteiros não tem relação alguma com isso.

Os relogios foram criados no hemisfeio norte ne! [:P]

E coitado de quem fica na linha do equador.

Pois eh, na linha do Equador o sol cruza o meio do ceu nos equinocios, nem pende pro norte e nem pro sul.

ja em Sao Paulo e principalmente em Santa Catarina por exemplo, ao meio dia eh bem nitido o quanto o sol pende pro norte.

.> Mas creio que o direcionamento para o norte seja pouco usual,uma vez que o direcionamento do norte é telúrico,ligando-se a energia magnética do polo sul do norte geográfico que,por sua vez,em crenças wiccans ou até mesmo em ramos de bruxaria tradicional remete ao trabalho lunar.

A direção lunar na Wicca independente de tradição é o oeste, o norte remete aos antepassados e a tradição e a terra.

O que a meu ver distingue bastante do trabalho cerimonial pautado no ciclo solar oriente-ocidente.

A roda do ano wiccana que sao como um cronograma de seus rituais anuais eh basedada no ciclo do sol! [;)]

Tudo bem que existem diferenças gritantes de estações entre norte e sul,mas isso não significa necessariamente em inversão de sentidos,mesmo que pela observação dos redemoinhos realmente se nota a mudança de sentido.Para mim o circulo magico formado remete ao sol e a representação microcosmica do sistema solar macrocósmico.

EXATAMENTE!!! As correntes de ar quente que formam os redemoinhos e a "direção que o calor segue" que controla isso!

Então troque o relógio pela direção que a roda gira quando o carro vai pra frente [:P]

Ou o Alan esta possuido ou roubaram a senha dele! [:D]

Ou o Alan esta possuido ou roubaram a senha dele! [:D]

Possuído [:twisted:]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Caros,

93!

gt3jilz]

A direção lunar na Wicca independente de tradição é o oeste, o norte remete aos antepassados e a tradição e a terra.

(...)

A roda do ano wiccana que sao como um cronograma de seus rituais anuais eh basedada no ciclo do sol! [;)]

Bom,não creio que seja bem assim,pois na maioria dos livros que eu li que tratam de wicca o direcionamento esteja pautado no norte.Minha fonte foi Gilberto de Lascariz,que teve ligação tanto com bruxaria tradicional quanto com wicca gardneriana e ele mesmo citava baseado nos escritos de Gardner o direcionamento voltado para o norte,assim como a enfase das celebrações sabáticas,que são de carater lunar.

Agora,posso estar errado quanto a isso.Se você puder me dizer de onde veio sua fonte sobre o direcionamento no oeste,ficaria grato.

http://www.deldebbio.com.br/index.php/2009/02/11/o-circulo-magico/

Sobre o simbolismo macro e microcosmico do circulo nos trabalhos magicos.

Sem mais,

K.

93,93/93!

Bom,não creio que seja bem assim,pois na maioria dos livros que eu li que tratam de wicca o direcionamento esteja pautado no norte.Minha fonte foi Gilberto de Lascariz,que teve ligação tanto com bruxaria tradicional quanto com wicca gardneriana e ele mesmo citava baseado nos escritos de Gardner o direcionamento voltado para o norte,assim como a enfase das celebrações sabáticas,que são de carater lunar.

Querido Kayque! [:D]

Leia com antencao minhas obeservacoes.

O ponto focal da Wicca eh o NORTE po estar associado a tradicao, antepassados, a terra e ao povo do norte.

MAS adirecao da LUA REALMENTE eh o oeste por estar associado a agua.

Na Wicca, as celebracoes SABATICAS tem ligacao com os ciclos do sol e as ESBATICAS com os ciclos da lua!

93

O RmP Banindo começando no Norte, blz, mas como fica os traçados? Na invocação no Leste é YHVH e na hora di invocar os Arcanjos no leste está o Homem com cabeça de Aguia segundo o novo aeon revelado a Crowley nas visões do Aethers.

E na hora de Banir como começar e terminar no norte. Na invocação deve si inverter como a Minha Frente Auriel.

Em uma de minhas pesquisas no livro da GD de Regardie, diz que na hora de fazermos a Cruz Cabalistica devemos imaginar nossa aurea crescer rumo ao ceu até a Terra ficar como uma pequena bolinha em nossos pés, dai imagina uma luz descendo da cabeça aos pés e segue o restante como descrito em outras fontes.

Lorkshem,

Sinto em divergir de sua opinião nesse ponto.Sabá,sabath e outras variações dialetais são os nomes dados as celebrações de bruxaria tradicional e wicca.O termo esbath foi uma corruptela para diferenciar as celebrações da passagem de estações e soslticios das lunares e noturnas.

Link de referência:http://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_do_Ano

in Veritas,

SNPEQUTO

Banindo:leste,norte,oeste,sul

Na verdade a forma banitiva segundo o Ocultura inicia no Norte.

Para banir não basta inverter o traçado das linhas que formam os pentagramas. Você deve começar no Oriente (ou norte) e girar no sentido contrário do relógio.

Amigo oriente=norte??

Pelo que eu saiba o oriente é igual o leste

Offtopic: Putz o que eu respondi não tem nada a ver com o tópico. Isso que dá mexer no PC embriagado.

E na hora de Banir como começar e terminar no norte. Na invocação deve si inverter como a Minha Frente Auriel.

Nao, termina no leste normalmente, comecando do norte e terminado no leste.

Amigo oriente=norte??

Pelo que eu saiba o oriente é igual o leste

Tem razao, mas invetenso a ordem, o que termina no norte, logicamente inversamente comeca nele!

Sinto em divergir de sua opinião nesse ponto.Sabá,sabath e outras variações dialetais são os nomes dados as celebrações de bruxaria tradicional e wicca.O termo esbath foi uma corruptela para diferenciar as celebrações da passagem de estações e soslticios das lunares e noturnas.

Nunca ouvi falar disso, gverifiqueim o ocultura e nada.

Sem conta que ja fui membos de alguns covens e sempre houve a diferenca entre sabath e esbat.

Se esse eh uma vaiacao da bruxaria tradicional, eu nao sei.

O que eu sei eh que na "WICCA", os Sabath se referem aos ciclos do sol e os Esbats aos ciclos da Lua.

Isso nao quer dizer que um seja feito de dia e outo a noite.

O Esbat so eh feito a noite por ser o momento mais propicio pra comtemplar a lua no apice de seu poder.

Mas os Sabath em determinado periodos do ano tambem sao celebrados a noite como eh o caso do Samhain.

Leia um pouco mais livros a respeito.

Costumo confiar na Wikipedia, mas nao encontrei a referencia citada po vc!

Se puder posta-la aqui eu fico agradecido.