RmP, sentido horario ou anti-horario?

Corrigindi, nao verifiquei o ocultura, verifiquei o Wikipedia sobre a infomacao quanto ao esbat

Vide Wikipedia!

Originários da tradição celta, os Sabbats ocorrem oito vezes ao ano, levando-se em conta a posição da Terra com relação ao Sol: Equinócios e Solstícios.

No artigo postado por vc nao ha nenhuma referencia quanto aos Esbat`s!

Prezados

93

Acho que esta havendo uma divergência, normalmente quem é wicca pratica o RMP de uma forma diferente dos membros da G.'.D.'. e de outras Ordens. quanto a direção acredito que o mais correto é fazer invocando em uma direção e banindo de forma contraria.

Devemos melhorar os rituais e adequalos à nosso porte e vontade não mudando assim o resultado porém a forma.

ESTAVA COM SAUDADES DO FÓRUM....ANDEI VIAJANDO UNS TEMPOS DE FÉRIAS....

93,93/93

Grande abraço à todos:

THIAGO CARDOSO.

Acho que esta havendo uma divergência, normalmente quem é wicca pratica o RMP de uma forma diferente dos membros da G.'.D.'. e de outras Ordens. quanto a direção acredito que o mais correto é fazer invocando em uma direção e banindo de forma contraria.

Wiccanos nao praticam o RmP! [:)]

Na verdade Lork,existem covens no exterior que praticam a versão wiccana do rmp,que tem uso a meu ver universal.Gilberto de Lascariz até fez uma versão do rito meio wiccana e meio tradicional.Sabendo a base da pra fazer infindáveis versões do rito.

Podem ate existir wiccanos que fazem o RmP, como nossas amigas ausentes assim como Satanistas que aceitam thelema.

Mas repitindo.

Wiccanos (de foma geral) nao praticam RmP.

As praticas wiccanas sao definidas em suas respectivas tadicoes.

E nem mesmo a tradicao de Gardner, que foi um membro da Golden Dawn, indica o RmP! [;)]

Lork,

Mas não precisa estar explicito,uma vez que o simbolismo do pentagrama é bastante utilizado na wicca.Pela atualidade de seus praticantes não dá para afirmar com absoluta certeza.Digo isso porque existem tradições cerimonialistas na wicca como a alexandrina que faz uso de cabala.Eu mesmo ja encontrei até em livros de "wicca coca-cola" versões bem toscas do rito.

Gardner até mesmo é bastante questionado pelos atuais praticantes e o que é wicca hoje não o era nos seus primórdios...

Prezados,

93

Lork, estas à responder por todos da Wicca ? ou pelo que Vsa sabe ?

93,93/93

Att:

CARDOSO.

Estou a responde pela maioria!

Pelo menos pelo que conheco das tradicoes principais que sao as de Gerald Gardner e Alex Sandes.

Gardner até mesmo é bastante questionado pelos atuais praticantes e o que é wicca hoje não o era nos seus primórdios...

Bom ou mal, Gardner eh o "pai" da Wicca.

Isso independe da foma como ela se modificou. Se nao todas, pelo menos quase todas as tradicoes vieam da formulada por ele!

E novas tradicoes sao criadas com frequencia.

Eh normal adicionar conhecimentos de outras vertentes...

Mas creio que sua insistencia venha do uso dos pentagamas de evocacao e banimento serem usados em algumas tradicoes. Mas o RmP nao eh usado mesmo e cabala em rarissimas vezes.

E quando usam algo similar a cabala sempre tentam dissociar o maximo possivel de qualquer caracteristica crista ou judaica(dificil!).

Mas repitindo, os pentagramas NAO sao o RmP.

Lorkshem,

Sim,Gardner foi o pai.Mas a wicca atualmente não se apresenta mais no formato original,independentemente de ser bom ou ruim.Outra é que não existem autoridades ditas "centrais",no máximo grandes praticantes que tenham algo a contribuir sobre o assunto.Tudo isso tendo em vista a existência de inumeras tradições.

Se posicionar em nome de todos os seus praticantes alegando "isso" ou "aquilo" denota uma certa atitude prepotente.Longe de mim questionar seus conhecimentos,mas querer expô-los como ultima palavra sobre o assunto é nociso apenas a você mesmo.Quem garante que o que eu,você ou os demais membros expõem seja dito como verdade final?

O fato é que Gardner bebeu da G.[:D].: e fez sua própria versão de certos ritos,que não deixam de ser derivativos do pentagrama original e hj existem variações diversas do rito por este ser universal etc etc etc.Esse é meu argumento.E paro por aqui para evitar inflação desnecessária de egos e desvio do assunto principal do tópico.

In Veritas,

K.

Todos eh diferente da maioria!

Meu foco nao eh pessoas ou fatos.

Eu abordo conceitos.

Nunca poderei falar por todos os integrantes de nenhum tipo de movimento.

meu foco eh a ideia!

O conhecimento!

Nao pessoas aleatorias que tao afim de variar!

So um conselho, leia livros de wicca, se dedique como wiccano, se inicie, ai sim vc poderar entender o que eh "falar pela maioria".

Seja wiccano e vc podera falar por eles. Mesmo quando nao for mais um deles...

Um macon pode falar pela maioria dos macons, mas obviamente nao por todos.

Quem vc acha que entende mais de maconaria? Vc ou um macon?

Acho que vc deveria rever quem esta sendo prepotente! [;)]

Nao sou melhor do que ninguem aqui, e assim como sei coisas que vc nao sabe, vc tambem sabe coisas que eu nao sei.

Mas eu posso afirma que pelo menos de WICCA, pelo menos ate o ponto que pude conhecer vc, tenho mais experiencia e conheco mais DESSE ASSUNTO do que vc!

Nao sou o senhor da verdade.

Mas vc insistir que wiccanos praticam o RmP eh como chegar pra um thelemita e insistir que eles sao satanistas!!!!

E olha que isso eh estemamente coerente pra muitos satanistas!

Mas tal afimacao eh totalmente ridicula.

Quem vc acha que sabe mais sobre thelema? Thelemitas ou satanistas?

Quem vc acha que sabe mais sobre wicca?

Alguem que ja foi qwiccano ou alguem que so leu e pesquisou a respeito?

Nao leve pro lado pessoal.

Minha intencao aqui em compatilhar o que sei eh em ajudar!

Tenho outras fomas mais "interessantes e prazerosas" de alimenta meu ego! [;)]

E quanto ao ego...

Adoro ele!

Vaidade e Luxuria, meus maiores pecados! [:twisted:]

Nao sou o dono da verdade absoluta e muito menos um iluminado. Mas isso nao muda o fato de saber o que eu sei! [;)]

Confesso que adoro saber, e para mim conhecimento eh poder!

Mas o que eu tenho nao eh nada diante do que busco!

Entao por favor, nao me critique por mostrar um dos meus mais interessantes brinquedos! [:)]

Eh uma das poucas coisas de valor que tenho! [8-)]

Prezados,

93

Caramba em fiquei um tempinho distante de vocês e vejo que o negócio ta pegando fogo....

tem gente ai enfiando a cara nos estudos...

[8-)] [8-)] [8-)] [8-)]

E quanto ao ego...

Adoro ele!

Vaidade e Luxuria, meus maiores pecados! [:twisted:]

Nao sou o dono da verdade absoluta e muito menos um iluminado. Mas isso nao muda o fato de saber o que eu sei! [;)]

Confesso que adoro saber, e para mim conhecimento eh poder!

Mas o que eu tenho nao eh nada diante do que busco!

Entao por favor, nao me critique por mostrar um dos meus mais interessantes brinquedos! [:)]

Eh uma das poucas coisas de valor que tenho! [8-)]

93

Eita vai dar trabalho para destruir esse Égo. rsrsrs

Eita vai dar trabalho para destruir esse Égo. rsrsrs

Que nada, minha ideia eh infla-lo ate ele esplodir! [:D]

E fazer POW!!! [:lol:]

Lorkshem,

Existe uma clara diferença entre conhecer por teoria e conhecer pela prática.De fato,você conhece pela prática e eu pelo que li e pesquisei.Não tenho satisfações a dar a nenhuma pessoa além de mim mesmo se eu estudo ou não,pois no final serei eu sozinho do escuro.

Mas meu caro,uma coisa é falar como um representante(ou ex-,se você preferir) no sentido de dizer que "pela experiência pode desconhecer que haja pratica x ou y de tal fonte,mas não negar que haja possibilidade" e não dizer de forma dogmática que isso "non ecziste" unica e simplesmente por não ter parado para se questionar que haja essa possibilidade.

Se eu falei que existe e você nega que não,é pelo fato de você não ter notado que eu citei mais de uma vez a fonte da qual me baseei para fazer tal afirmação.Não o disse simplesmente por dizer,me baseei em estudos e leituras relacionadas das mais diversas fontes para destrinchar alguns detalhes do rito e compartilhei com os demais.Agora,se ainda persistir a dúvida,pesquise sobre os escritos de Gilberto de Lascariz,wiccano de tradição semi-gardneriana e alexandrina e adepto de praticas de bruxaria tradicional.Tá aqui o livro:http://migre.me/3IFJw.Nao disse que todos praticavam,mas que alguns wiccans praticam tanto a versão adaptada quanto a "tradicional".

Se acaso levantei questões sobre o ego,é porque achei necessário que isso fosse esclarecido entre nós,que pertencemos ao mesmo grupo de estudos,e cuja relação é amistosa com uma certa troca de "carícias" [8-)] .Você pouco conhece a meu respeito para dizer que eu estudo ou não ou que eu não tenho conhecimento disso e daquilo,e não foi a primeira vez. [:|]

Sei que tens boas intenções(e o inferno é cheio delas hehe [:twisted:] ) de ajudar,mas procure maneirar na forma como soa o seu discurso(tanto no forum quanto na proxima vez que o debate esquentar pessoalmente),que em alguns pontos soa muito dogmático e imperativo.Você sabe do que estou falando.

Sem mais a dizer,para mim essa parte do assunto do tópico já foi conclusa.Outros pontos a falar sobre o tema central a compartilhar é so dizer.Disponha! [:P]

Inté,

K.

...essa do papoco foi boa...

o meu tem que eletrocutar e jogar cal em cima mesmo... [:(]

Tenho certeza que vc nao quer concordar so por birra! Claro que qualquer um pode realizar o rito que quiser mas eh um FATO que nao ha RmP na Wicca! Dizer isso eh como dizer que caes nao falam. Vc pode ate postar um video do youtube com um cao "falndo" I love you (passou no faustao) mas para mim cachorros continuam nao falando.

E meu modo de falar e reflexo da minha impaciencia ler algo que independe de ponto de vista.

Nao estou falando um ponto de vista, estou atestando um fato. Vou exemplificar

Vc dizer que minha afirmacao de que wiccanos nao praticam RmP nao eh valida simplesmente pela possibilidade de UM ou ALGUNS poderem faze-lo. implica em qie nenhuma afirmacao a redspeito seja valida.

Repetindo.

Meu foco nao eh pessoas, meu foco sao conceitos.

Eh vc quer sustentar SEU ponto de vista enquanto eu estou atestando FATOS.

teria prazer em formular argumentar esplicacoes retoricas para defender meu ponto de vista. mas esse nao eh o caso.

5ai minha irritabilidade.

Minha mente jamais cedera nisso.

Lorkshem,

Mais uma vez repito:Sim,não existe um rmp "com copyright" wiccano.Existem wiccanos que pegaram o rito e adaptaram e incluiram na liturgia,por assim dizer.Não só indivíduos esparsos,mas vários covens no exterior.No Brasil com certeza são muito poucos,mas pelo resto do mundo tem.Tá na fonte que citei.

E não se trata de birra.Não querer argumentar por preguiça é um tiro no pé.

Inté,

[8-)]