RmP, sentido horario ou anti-horario?

A imagem na verdade serve para ilustrar em que posição se deve iniciar o ritual, dependendo de cada elemento (banir/invocar terra se inicia no leste, banir/invocar fogo no sul, etc.), mas isso não se aplica às práticas thelêmicas. Essa ilustração tem como base o RmP da Golden Dawn e estão totalmente de acordo com Liber O. Segue trecho pra exemplificar:

*

...

6 Virando para o Leste, faça um pentagrama (o da Terra) com a arma apropriada (geralmente a Baqueta). Diga (vibrando) I H V H H.

7 Virando para o Sul, faça o mesmo, porém diga A D N I.

8 Virando para o Oeste, faça o mesmo, porém diga A H I H.

9 Virando para o Norte, faça o mesmo, porém diga AGLA.

Pronuncia: Ye-ho-wau, Adonai, Eheieh, Agla.

10 Estendendo os braços em forma de cruz, diga:

11** A minha frente Raphael*; [nota: Onde estaria posicionado Rafael, uma vez que o texto não afirma se deve manter-se virado para o Norte ou terminar de girar para o Leste? Acredito que com alguma pesquisa ou uso de conhecimentos práticos fica fácil saber.*]

12 Atrás de mim Gabriel;

13 A minha direita, Michael.

14 A minha esquerda, Auriel;

15 Pois ao meu redor flamejam os Pentagramas,

16 E na Coluna do Meio a Estrela de seis raios.

17 Repetir (i) a (v), a “Cruz Cabalística”.

*

A imagem na verdade serve para ilustrar em que posição se deve iniciar o ritual, dependendo de cada elemento (banir/invocar terra se inicia no leste, banir/invocar fogo no sul, etc.)

Não entendi muito bem essa parte...

A única diferença do ritual menor de Liber O com o descrito na primeira leitura da Golden Dawn (ver livro do Regardie) é que a leitura da G:.D:. é explícita ao dizer que o círculo deve ser fechado ao leste, e a forma com que se visualiza os pentagramas e o hexagrama após evocar os arcanjos ("ao meu redor..." x "diante de mim..."). Não sei porque Crowley omitiu o fechamento do círculo, talvez foi erro mesmo. A única coisa errada na figura são as atribuições elementais dos arcanjos, que nem precisariam estar aí.

A imagem na verdade serve para ilustrar em que posição se deve iniciar o ritual, dependendo de cada elemento (banir/invocar terra se inicia no leste, banir/invocar fogo no sul, etc.), mas isso não se aplica às práticas thelêmicas.

Usando o Ritual Menor? Na G:.D:. não se usa o Ritual Menor para trabalhar com forças elementais, para isso é usado o Ritual Supremo. Leia o texto "O Pentagrama" na leitura para o Adeptus Minor da RR+AC. Alguns praticantes usam o termo "Ritual Maior" para distinguir quando se trabalha com apenas um elemento específico do "Ritual Supremo" que nesta concepção seria para trabalhar com os quatro elementos pela regência do quinto. Essa distinção não é oficial na ordem, mas acho uma boa distinção. Em Liber O, Crowlet fala apenas em "Ritual Maior".

http://hadnu.org/a-arvore-da-vida/segunda-parte/capitulo-x

Israel Regardie, em "A Árvore da Vida", também omite o fechamento do círculo ao descrever o ritual (se não me engano, quando ele escreveu esse livro ainda trabalhava com Crowley, e provavelmente deve tê-lo transcrito a partir de Liber O), mas pouco depois de descrever o ritual ele comenta:

É necessário que o mago se certifique de não abaixar a arma elementar depois de formular um pentagrama em meio ao ar. O círculo tem que ser completo, prosseguindo numa linha ininterrupta de pentagrama a pentagrama.

Olá para todos.
Em conclusão, faz sentido mudar o chamamento dos arcanjos conforme os quadrantes, seguindo a lógica do hemisfério sul; mudar o sentido de girar o circulo - caso seja invocação ou banimento - ou não?
É valido usar o RmP como uma prática de equilibrar os elementos?

O Ritual do Pentagrama segue a disposição dos quatro elementos de acordo com os Anemoi, os quatro ventos gregos, e não a posição do Sol ou as estações do ano. Fogo é sul porque é aproximadamente de lá que vinha o vento quente e seco na Grécia, e assim por diante.

Por que uma ordem inglesa, a Golden Dawn, teria se orientado pelos ventos da Grécia para a estrutura dos rituais da ordem externa? Se utilizassem qualquer outra atribuição, perderiam toda a bagagem de correspondências mágicas traçadas pelos magistas dos séculos passados, qualquer alusão a um quadrante e seu elemento na literatura não faria sentido dentro da estrutura deles. E já que qualquer atribuição é arbitrária mesmo, mexer por quê?

Sim, o RmP foi construído para equilibrar a disposição dos quatro elementos — o sistema todo — no magista e seu ambiente imediato.

3 curtidas

Boa noite.

Interprete da seguinte maneira:

O leste é a afirmação da luz, o oeste é a negação da luz.
O sul é a afirmação do calor, o norte é a negação do calor.

Não é necessário adaptar este ritual porque os quadrantes são como gavetas, blocos de energia aonde o magista projeta forças da própria aura, essas forças são expelidas e invocadas por meio dos símbolos dos elementos. Não há muito sentido em atribuir geograficamente porque, embora no hemisfério sul os ventos frios venham do sul, o Rio Grande do Sul também é quente [eu moro no Rio Grande do Sul]; aqui também faz calor, e bastante, no verão. Se você mora na Bahia então nem deve saber o que é frio. Portanto leve sempre em mente que no círculo você está apenas lidando com símbolos, você está organizando, empacotando, jogando fora elementos teus. As forças invocadas, como as que vêm de cima quando fazemos a Cruz Cabalística, estão além do clima e são elas quem nutrem o círculo.
Enfim, respondendo melhor a sua pergunta: não, não faz sentido, não é necessário mudar o sentido do círculo porque até mesmo o sentido é simbólico.
Depende do que você quer dizer com equilibrar os elementos.

1 curtida

Boa noite.

Essas discussões são infrutíferas. Veja bem, no hemisfério norte, quando é inverno, o lago está normal durante o dia, você vai dormir e quando acorda ele está congelado. A vegetação simplesmente morre, os animais hibernam, se você sair sem cobrir sua cara você pode perder um nariz, enfim é um inverno mesmo. No hemisfério sul isso não existe, eu moro no Rio Grande do Sul e o nosso inverno mais frio não se compara ao dos europeus. Há quem considere que como aqui é uma região mais fria no inverno então o quadrante sul deveria ser relacionado ao quadrante norte do círculo, só que quando estamos no verão aqui também faz um calor muito forte, os ventos frios não “existem” , então quando for verão aqui no sul do Brasil você fará como pra invocar as forças geladas da terra no teu círculo? :thinking: É um debate desnecessário, perda de tempo.
Lembre-se também que há determinados ramos da Wicca que dispensam o uso do círculo mágico como ferramenta, não são todos que o usam logo não é obrigatório que o teu coven também o utilize.
:see_no_evil: :hear_no_evil: :speak_no_evil: