Thelema e Satanismo, principais diferenças!

No meio ocultista, Satanismo é o nome de um sistema desenvolvido por Anton Lavey, baseado em algumas obras de Crowley. De modo geral pregam a mesma coisa: a liberdade e independência do ser humano.

Os satanistas, em geral, valem-se da crítica a figura de Jesus Cristo bem como da instituição chamada Igreja Católica Apostólica Romana e as variações Protestantes.

Thelema se opõe ao chamado Cristismo, a visão deturpada e piegas do mito de Jesus, O Cristo perpetuada pela Igreja de Roma e outras "cristãs".

*Na cultura popular*, satanismo é adoração da figura do Diabo católico romano, princípio um tanto oposto ao thelêmico, onde um dos alforismos é "Não há deus senão o homem".

Mas ha mais semelhanças de Thelema com Satanismo do que diferença...

Pode parecer bizarro alguem que recebeu uma formação catolica ouvir isso...

Mas não eh so um ponto de vista...

Isso é bem genérico, né? A Maçonaria também prega a Liberdade (+ Igualdade, Fraternidade)...rs

Mas não eh simples liberdade...

Mas uma opoteose da frase "Não há deus senão o homem"!

Lembrando...

Satanistas não adoram o demonio, mas sim o mque ele simboliza, a rebeldia (um pouco diferente de liberdade..) eles veem a si mesmo como seu proprio deus!

Dificil esplicar com poucas palavras mas talvez a Wikipedia me ajude...

O satanismo é uma seita centrada em torno de Satã, seja através de uma divindade identificada como Satã, seja através da utilização do termo Satã como arquétipo, representando as forças da natureza, em particular da natureza humana. A primeira definição encontra-se no chamado Satanismo tradicional ou Teísta. Ao contrário, o denominado Satanismo LaVey foca a sua atenção no avanço hedonista do indivíduo, em vez de a focar na submissão a uma divindade ou a um conjunto de códigos morais. Contudo, existem outras formas de satanismo na sociedade contemporânea, diferentemente da formulação de LaVey.

Droga... esqueci do "Satanismo tardicional" que eh uma mera imitação "contraria" do catolicismo...

Falo do satanismo de LaVey que foi inspirado nos conceitos de Crowley...

Mas por incrivel que pareça ha bem mais "satanistas tradicionais" que seguem o Livro da Lei do que "satanistas conteporaneos" que têm um filosofia bastante independente de qualquer outra e não dão a minima pra existencia ou não da filosofia crista!

Mas a principal semelhança em meu ponto de vista é a concordancia com Aeon de Horus!

A maçonaria por sua vez é uma instituição ESSENCIALMENTE "osiriana", nem Crowley conseguiu mudar isso na O.T.O que tamebm é essencialmente "osiriana" e tem seu culo baseado em um deus que morre e que renasce!

Já o satanismo não reconhecem nenhum deus alem de nós mesmos...

Melhor definição de Satanismo retirado de "Breve Colóquio Satanico"!

O Satanismo é o culto à Satã, mas definitivamente não pela perspectiva cristã de adoração cega e rituais abusivos. No Satanismo Satã é o arquétipo da grandeza, da rebelião, da liberdade e da evolução individual que faz do ser humano o seu próprio deus em contraposição ao antigo deus tirano que exige obediência cega, tal como convencionado pelas religiões de massa. Assim, o Satanismo é o modo de vida que tem como seu centro o Eu e não o 'outro', seja este 'outro' Deus, a Nação, o Partido, a Moda, ou o que quer que seja. Deste modo Satã identifica-se com o arquétipo do 'Adversário' e do 'Inimigo' destes sistemas escravocratas que exigem a submissão da natureza humana.

Mais citações...

Alguem quer fontes?

Voltando a história da Wicca. Além de Murray, Leland, e outros escritores de bruxaria, outra principal fonte da Wicca é Aleister Crowley. Muitos wiccans esclarecidos (ex. os Farrars e Doreen Valiente) compreendem que os rituais de Gardner foram altamente baseados em rituais de Crowley, entretanto eles tendem a retrucar *“Crowley não era um satanista” *(será?).

Crowley não era um satanista, porém ele estava definitivamente dentro do simbolismo satânico, assim como estava dentro de zilhões de outras coisas. Em alguns escritos defensores do Neo-Paganismo (ex. o livro da “The Church of All Worlds”, “Witchcraft, Satanism, and Occult Crime: Who's Who and What's What”), é alegado que Crowley não era satanista nem pagão, mas somente mago cerimonial judaíco-cristão. O fato é que Crowley era muito eclético, podemos listar magia cerimonial da Golden Dawn, Qabalah, Grimórios medievais, Egito e Grécia antiga e Yoga. Crowley deu ênfase a elementos egípcios, inferiorizou os elementos cristãos, e adicionou muitas outras coisas em sua mistura, incluindo muita imagem satânica (tal como sua invocação de Satã no Liber Samekh, isso sem mencionar sua constante alto-definição de “Besta 666”). Alguns irão insistir que o simbolismo satânico de Crowley era meramente uma brincadeira, porém as atitudes de Crowley se encaixam bem dentro da tradição do Satanismo literário do século XIX. (Na maioria das mais sofisticadas formas de Satanismo, o nome “Satã” é entendido em um sentido irônico). Outros irão explicar que a maior parte do simbolismo satânico de Crowley pode ser re-interpretado em termos pagãos, porém isso também é verdadeiro em muitas formas de Satanismo.

Vide Liber Samekh

Eu invoco a Ti, o Terrível e Invisível Deus : Que reside no Local Vazio do Espírito: -

AR-O-GO-GO-RU-ABRAO "Tu Sol Espiritual! Satan, Tu Olho, Tu Luxúria! Grita em voz alta! Grita em voz alta! Gira a Roda, Ó meu Pai, Ó Satan, Ó Sol!"

SOTOU "Tu, o Salvador!"

MUDORIO "Silêncio! Dá-me Teu Segredo!"

OOO "Satan, tu Olho, tu Luxúria!

Satan, tu Olho, tu Luxúria!

Satan, tu Olho, tu Luxúria!"

AEPE "Tu auto-causado, auto-determinado, exaltado, Mais Elevado!"

Nem LaVey conseguiu formular uma invocação tão satanista...

A associação de satan ao sol é perfeita (satanistas sabem o que quero dizer!)!

Fora a descrição da de um dos caminhos em "Liber XCV - The Wake World!" (O Mundo desperto, que já postei aqui antes)

Vide citação:

Mas, no primeiro, chegamos a um trono poderoso de granito cinza, no formato do gatinho mais doce e fofo

que já se viu, e erigido sobre uma carneca desoladora. Era meia noite e o Diabo desceu e sentou ao centro; mas meu

Príncipe Encantado sussurrou: “Shii! Este é um grande segredo mas o nome dele é Jeheswah, e ele é o salvador do

mundo”. Isso foi muito engraçado porque a garota do meu lado pensou que fosse Jesus Cristo, até que um outro

Príncipe Encantado sussurrou enquanto a beijava: “Shii! Não diga nada a ninguém, aquele é Satã, e ele é o

Salvador do Mundo”.

Éramos um grupo muito grande, e não posso te contar sobre todas as coisas estranhas que fizemos e

dissemos, ou sobre a canção que cantamos enquanto dançávamos olhando para fora de um grande círculo sempre nos

aproximando do Diabo no trono. Mas toda vez que eu via um sapo ou um morcego, ou algum inseto horrível, e o

Príncipe Encantado sussurrava: “É o Salvador do Mundo”, e eu via que era mesmo.

Caro amigo Lork,

93

Quais são as 09 afirmações Satânicas ? dentre elas perceba a n° 05 e a n° 07.

  1. Satan representa vingança e não dar a outra face!

  2. Satan representa o homem como apenas mais um animal, algumas vezes melhor, na maioria das vezes pior que aqueles que andam em quatro patas, que, por causa do seu "desenvolvimento intelectual e espiritual divino" tornou-se no animal mais perverso de todos!

A n° 05 é uma mera critica ao preceito do cristianismo. no que diz respeito ao que Jesus disse pra quando alguém lhe der um tapa em um lado da face dar o outro lado.

A n° 07 nem vale a pena comentar ( o Homem como um mero animal ), fala serio os mais inteligentes saberão que embora somos animais racionais o homem não é um lixo estúpido.

...Todas as almas são, eternamente;

Cada uma individual, ultimal.

Perfeita; cada faz-se um véu da mente

E carne, e assim celebra o seu bridal

Com outra gêmea máscara que sente

Amar de amor lustral. (uma estrela a vista).

O Satanismo Só existe por causa do Cristianismo como dizem né por ai "Satã tem sido o melhor amigo da Igreja pois por ele a Igreja sobrevive até os dias de hoje".

Mas Thelema não fala de Satanismo como ele é e nem mesmo fala do Deus (aquele que dizem estar la no ceu criador de tudo). Thelema veio para trazer uma nova lei. nem ceu nem inferno cada um é seu próprio Deus, e cada um tem sua rota ponto.Faz o que tu queres e o diabo nao vai ficar com a tua alma e nem Deus vai ficar desapontado e vai lhe barrar no ceu.

Ou não ?

93,93/93

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

............93............

Caro Lorkshem, você segue qual Ordem, Filosofia, ou seita ?

93s

Caro Lorkshem, você segue qual Ordem, Filosofia, ou seita ?

Qual a utilidade desse tipo de pergunta?

Posso afirmar que não sou Satanista...[[:)]]

Realmente tem razão Thiago! E como tem razão!

O satanismo não teria surgido sem o cristianismo, mesmo que atualmente o satanismo não seja um simples reflexo do cristianismo, a afirmação de que o Satanismo (pelo menos o termo) não existiria sem o cristianismo é verdade...

Só mais uma coisa...

  1. ***Satan* representa o homem** como apenas mais um animal, algumas vezes melhor, na maioria das vezes pior que aqueles que andam em quatro patas, que, por causa do seu "desenvolvimento intelectual e espiritual divino" tornou-se no animal mais perverso de todos!

Observação IMPORTANTE! Perverso não eh um termo pejorativo entre Satanistas!

E mesmo que tomemos o termo literal da palavra perverso ele não estaria muito distante do abaixo sublinhado!

Cada uma individual, ultimal.

Perfeita; **cada faz-se um véu da mente

E carne, e assim celebra o seu bridal

Com outra gêmea máscara que sente

Amar de amor lustral.** (uma estrela a vista).

A parte não sublinhada concorda (em um ponto de vista satanista) perfeitamente com um ser desenvolvido!

meros animais tambem fazem parte "DO TODO"! Mesmo que os atuais satanistas não tenham esse conceito atualmente, provavelmente LaVey o tinha!

Mas vamos deixar as semelhanças de lado e focar as diferenças! [:ugeek:]

Um FATO IMPORTANTE é!

Um verdadeiro satanista jamais cruzaria o Abismo!

Jamais seria membro da Ordem Interna a não ser que ele abrisse mão daquilo que lhe é mais valioso!

Sua IDENTIDADE!

Satanista tem como base de sua filosofia o EGO!

E um frutifero proselitismo de sua religião levaria claramente uma sociedade ao caos!

O satanismo parece ser identico a serpente que mesmo depois da "queda" do homem, não conseguiu provar dos mais sublimes fruto da árvore! (Binah, Chokmah e Kether!)

Mas todos os outros ela conseguiu envenenar com o Caos que vem da ilusão do "EU"!

(Ponto de vista meu!)

E voltando ao assunto de como o Satanista vê o Homem...

Para um satanista o Homem (ou ele mesmo) não é nada mais, nada menos que o mais perfeito e sublime ser!

Digo isso como um estudante de satanismo que e não como um "captador de detalhes"...

Como o Thiago apontou o termo "mero animal" e interpretou da forma que lhe convinha...

Tambem posso interpretar o Liber Samekh como quiser...

Mas não deixam de ser interpretações pessoais...

Eu como estudante de Thelema e de Satanismo posso afirmar que ha diferenças GRITANTES entre os dois!

Mas é dificil não admitir uma ligação!

Nem que seja apenas a inpiração de LaVey em Crowley!

Mas repitindo...

Propositalmente ou não...

Crowley sitetiza perfeitamente a filosofia satanista!

Vide Liber Samekh

Eu invoco a Ti, o Terrível e Invisível Deus : Que reside no Local Vazio do Espírito: -

AR-O-GO-GO-RU-ABRAO "Tu Sol Espiritual! Satan, Tu Olho, Tu Luxúria! Grita em voz alta! Grita em voz alta! Gira a Roda, Ó meu Pai, Ó Satan, Ó Sol!"

SOTOU "Tu, o Salvador!"

MUDORIO "Silêncio! Dá-me Teu Segredo!"

OOO "Satan, tu Olho, tu Luxúria!

Satan, tu Olho, tu Luxúria!

Satan, tu Olho, tu Luxúria!"

AEPE "Tu auto-causado, auto-determinado, exaltado, Mais Elevado!"

Nem LaVey conseguiu formular uma invocação tão satanista...

Você sabe que o Liber Samekh é derivado da invocação do Headless One do Papyri Graecae Magicae, né? Apenas as conjurações bárbaras "AROGOGORUABRAO SOTOU MUDORIO OOO AEPE" estão no original, e não sei se a intenção dos gregos com essa frase era o que Crowley descreveu.

A associação de satan ao sol é perfeita (satanistas sabem o que quero dizer!)!

Não vejo muito essa associação com Satã (mas eu conheço pouco esse arquétipo/egrégora/etc), mas com a correspondência com Lúcifer é perfeita mesmo, pois Sol = Tiphareth = Prometeus = Lúcifer = Cristo = aquele que traz a luz ou o fogo dos deuses para a terra.

Você sabe que o Liber Samekh é derivado da invocação do Headless One do Papyri Graecae Magicae, né?

Referência: http://books.google.com.br/books?id=K0hCj5u3HNQC&pg=PA103&lpg=PA103&dq=pgm+%22stele+of+jeu%22+%22aoth+abraoth%22&source=bl&ots=y4s8J9ArMc&sig=fMm1d08Tj2l6gHZaiqUMZtqkxqA&hl=pt-BR&ei=deZ2TJLPLIH-8Aatm7SLBw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CBUQ6AEwAA#v=onepage&q=pgm%20%22stele%20of%20jeu%22%20%22aoth%20abraoth%22&f=false

E

Eu como estudante de Thelema e de Satanismo posso afirmar que ha diferenças GRITANTES entre os dois!

Mas é dificil não admitir uma ligação!

Nem que seja apenas a inpiração de LaVey em Crowley!

Mas repitindo...

Propositalmente ou não...

Crowley sitetiza perfeitamente a filosofia satanista!

Bom digamos o seguinte dois homens de diferentes épocas, Crowley um mestre que só mesmo sua historia de vida ja basta para começarmos a descreve-lo, LaVey um mero estudante aos olhos de qualquer um...

Digamos que os dois quisessem montar uma nova Ordem, Crowley inteligentemente monta o sistema chamado Thelema, difunde o mesmo nos quatro cantos do mundo....se torna conhecido...cresce em todos os aspectos....anos depois um estudante de ocultismo bem associado inteligente cria outra Ordem escreve a tal Bíblia Satânica etc..e monta uma Ordem "satanismo" porém o satanismo sempre existiu muito antes de LaVey ele somente encorpou o sistema tornando-o mais e mais conhecido...

Uma diferença: Crowley conseguiu colocar Thelema em diversas Ordens e Filosofias ....LaVey não conseguiu o mesmo ele criou o Satanismo "que ja existia" mas nenhuma Ordem se diz ser Satanista

somente mesmo a igreja de Satã.

Diferença gritante:

Crowley diz "faze o que tu queres será o todo da lei" pois não há Deus se não o homem ...

LaVey diz: Faz tudo o que Tu quiser, se alguém te der um tapa em um lado da face quebre a cara dele. seja rebelde. o Homem é um ser desprezível mas tem seu charme...etc....

ou não ?

A lei é para todos,

Amor é a lei, amor sob vontade.

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

Não vejo muito essa associação com Satã (mas eu conheço pouco esse arquétipo/egrégora/etc), mas com a correspondência com Lúcifer é perfeita mesmo, pois Sol = Tiphareth = Prometeus = Lúcifer = Cristo = aquele que traz a luz ou o fogo dos deuses para a terra.

Exatamente!

E Thiago...

Calma né![[:P]]

Como eu disse antes, satanistas inteligentes não se auto intulam, satanistas...

Eles usam o poder a seu favor e não nadam contra a maré...

E vc não entendeu nadinha o que LaVey quis dizer...

Vc ta se concentrando em detalhes e distorcendo da forma que vc quer ver...

O Terceiro capitulo do livro da Lei e ate mesmo o Segundo tambem demostram claramente o pensamento satanista...

Não distorça as coisa...

Conheça antes de opinar![;)]

Não é tão dificil...

Prefira o "Breve Coloquio Satanico" do que textos aleatorios da internet!

Ele já é um comentario das escrituras satanicas...

Mas se vc quiser se inteirar melhor do assunto (que eu duvido) leia o Livro de Lucifer da Biblia Satanica!

O texto vai ser bem mais esclarecedor do que algumas palavras isoladas que vc catou em algum lugar e interpretou de forma pessoal...

Mas repitindo... Thelema e Satanismo têm diferenças GRITANTES entre si!

Mas acredito que apenas nas ordens internas...

Em algum dos textos de Crowley lembro de uma indicação de percorrer os dois caminhos...

Preciso rever os textos pra achar isso e tentar enteder o que ele quis dizer...

Acredito que tenha sido o Liber Aleph!

Mas to sem net e to em uma lan agora, relativamente pouco tempo pra pesquisar...

Caro LorkShen,

93

É verdade amigo, talvez eu nao tenha pesquisado direito sobre o assunto, mas ninguém pode dizer que nao existem diferenças entre Satanismo e Thelema, ao mesmo tempo que certas passagens façam parecer o contrario.

Passagens Thelemicas parecem com Satânicas ....etc...(e vice versa)...

Como eu disse antes, satanistas inteligentes não se auto intulam, satanistas...

Eles usam o poder a seu favor e não nadam contra a maré...

Pare e veja a Historia do satanismo no Brasil. perceba como os satanistas brasileiros são pessoas futeis...sua grande maioria ..roqueiros...Emos.....e iludidos com a figura de Satã....Converse com um cara desses ai que se dizem Satanistas pergunte se eles sabem algo de V.V. (ainda que pareça nao ter nada à ver). e veja o que ele responde ?

talvez tenho um ou outro Satanista de verdade no Brasil.

A lei é para todos,

Amor é a lei, amor sob vontade.

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

Caros amigos,

93

4) Eu exigirei as razoes da sua regra de ouro e perguntarei a origem e a finalidade dos seus dez

mandamentos.

6) Eu mergulhei o meu dedo indicador no sangue úmido do seu impotente e louco redentor, e escrevi na

borda da sua coroa de espinhos: O verdadeiro príncipe do mal - o rei dos escravos!

10) Eu olhei abismado o olho vítreo do seu apavorante Jeová, e arranquei-o pela barba; eu elevei o machado

das cinzas e abri um caminho na sua caveira comida de vermes!

III

1) "Amar ao próximo" tem sido dito como a lei suprema, mas qual poder fez isso assim? Sobre que

autoridade racional o evangelho do amor se abriga? Por que eu não deveria odiar os meus inimigos - se o

meu amor por eles não tem lugar em sua misericórdia?

tenho que tirar mais quantos textos pra dizer que o Satanismo é uma mera ilusão ao Cristianismo tudo o que a Biblia Satanica diz é (ir contra os mandamentos daquele Deus que dizem estar la em cima no ceu etc..e etc,... e etc....).

Uma utopia ao que diz respeito ao Cristianismo.

5) Não é a luxúria e o desejo carnal a mais verdadeira definição para descrever o "amor" quando aplicada à

continuidade da raça? Não é o "amor" das bajuladas escrituras simplesmente um eufemismo para a

atividade sexual, ou era o grande mestre um exaltador de eunucos?

É complicado debater sobre o assunto...

A lei é para todos,

Amor é a lei, amor sob vontade.

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

Uma diferença: Crowley conseguiu colocar Thelema em diversas Ordens e Filosofias ....LaVey não conseguiu o mesmo ele criou o Satanismo "que ja existia" mas nenhuma Ordem se diz ser Satanista

somente mesmo a igreja de Satã.

A grande questão é que geralmente quando se fala de Satanismo enquanto crença a visão é limitada a LaVey e seu trabalho, porém o Satanismo se desenvolveu não somente através desta persona, embora tenha sido este o primeiro a fazer a divulgação do mesmo enquanto crença concreta(ou pelo menos assim vivenciado por seus adeptos).

Não esqueçamos que o Satanismo vem se desenvolvendo enquanto crença e sistema tanto antes(ou pelo menos assim afirma a O.N.A.), como durante e após LaVey.

Inclusive o Satanismo não é uma corrente unificada.

Existem diversas, por assim dizer, "escolas Satânicas"( [:shock:] ), que ostentam tanto divergências quanto similaridades.

A O.N.A. e a TOTBL são exemplo de ordens satânicas fundamentadas em algo contrário ao desenvolvido por LaVey.

Pare e veja a Historia do satanismo no Brasil. perceba como os satanistas brasileiros são pessoas futeis...sua grande maioria ..roqueiros...Emos.....e iludidos com a figura de Satã....Converse com um cara desses ai que se dizem Satanistas pergunte se eles sabem algo de V.V. (ainda que pareça nao ter nada à ver). e veja o que ele responde ?

Thiago de onde vc tirou isso? Já te disse que um dos livros recomendados em algumas ordens satanicas, inclusive tradicionais é o LIvro da Lei?

Onde ha a historia do satanismo? Vc diz de vandalos adolescentes que se auto-intitulam satanistas?

Eles são uma vergonha para satanistas assim como loucos que se auto intitulam seguidores de Crowley são para os thelemitas!

E como eu disse antes ao senhor Thoth, a maior parte definitivamente não é a parte visível... e acredito que nesse caso nem a menor...

Não é util a um satanista se intitular como tal, conhecendo as pessoas e suas limitações como a maioria conhece, e Crowley sabia disso, sabe o choque que algumas afirmações causariam para os leigos...

E so pra completar...

Acredito que os trechos que vc postou aqui não são muito diferentes do terceiro capítulo do Livro da Lei!

E o livro que indiquei foi o Livro de Lucifer e não o de Satã!

O livro de Satã REALMENTE é uma paródia ao cristianismo...

Nada mais que isso...

Mas como eu disse, ele tem uma filosofia independente "ou quase" (se ouver alguma dependencia, essa seria de Crowley!) no segundo livro da biblia satanica, o livro de Lucifer!

E o Satanismo tambem ha tantas vertentes como em Thelema...

Uma diferença: Crowley conseguiu colocar Thelema em diversas Ordens e Filosofias ....LaVey não conseguiu o mesmo ele criou o Satanismo "que ja existia" mas nenhuma Ordem se diz ser Satanista

somente mesmo a igreja de Satã.

Hum... o Satanismo não é proselitista... quanto mais cordeiros e menos lobos, menor a concorrencia![;)]

E Thelema tambem não é...

Alguem quer referencias do Livro da Lei?

Posso dar varias...^

Mas sem ironias...

Pra Crowley ter sido considerado veemente como Satanista só faltou uma afirmação! a dele!

E se nem satanistas conteporâneos dão tal afirmação, por que Crowley daria?

Acho que seus outros escândalos já eram mais que suficiente pra manchar sua reputação...

Se auto-intitular como satanista e ir contra todos seria burrice!

Caro Lork,

93

ok,...Vsa esta certo.

93,93/93

Ftt:

THIAGO CARDOSO.