Thelema e Satanismo, principais diferenças!

Mas esse tópico deveria apontar as diferenças e não as semelhanças...¬¬'

Existem diversas, por assim dizer, "escolas Satânicas"( [:shock:] ), que ostentam tanto divergências quanto similaridades.

A O.N.A. e a TOTBL são exemplo de ordens satânicas fundamentadas em algo contrário ao desenvolvido por LaVey.

E a Ordem dos Nove Anjos, considerada uma ordem de satanismo tradicional e o Templo da Luz Negra considerada uma ordem de luciferianismo não são contra a filosofia de LaVey, ou pelo menos não são mais...

Satanismo conteporaneo e tradicional agora se dividem em Via Tenebrae (Tradicional/Mitologica) e Via Sinistrae (Conteporaneo/Filosofico).

E quanto as diferenças entre satanismo e Thelema...

Puro Yoga![:P]

Os conceitos que um thelemita deve assimilar no nivel de Bebê do Abismo e até mesmo antes de dissolução do Ego!

É a unica coisa que vai contra o satanismo (de certa forma)...

Ou seja... talvez os satanistas tambem possam ser considerados Irmãos Negros (acho que seria muita audacia!)

O fato é que satanistas se consideram abertamente adeptos do caminho da Mão Esquerda, vide Lucifer Luciferax.

Ia esquecendo...

Satanistas tambem têm níveis correspondentes as tres Sephirots superiores da arvore.

Estão na Cabala Qliphotica!

Mas a meu ver não indicam a "real" travessia do abismo! Acredito que sejam apenas reflexos da essencia do Caos (Chorozon)! (satanistas não me crucifiquem!!^ até parece que tem algum aqui...[:)])

Mas talvez não esse reflexo seja apenas um "contrapeso" às forças da "Ordem Suprema". Se dissolver no "Caos Supremo" e na "Dissolução Eterna" talvez seja o lado "yogi" do satanismo que ha em Thelema!

Chega, passei dos limites já, to começando a misturas as coisas...

Mas acho que esse assunto já deu...

Falei de mais sobre isso![:)]

satanistas não me crucifiquem!!^ até parece que tem algum aqui...

Caros,

93

Olha que as vezes pode ter né.... falar nisso onde deve estar os outros 67 membros do fórum...

Só vejo uns 05 ativos.... [:roll:]

93,93/93

Ftt:

THIAGO CARDOSO

E a Ordem dos Nove Anjos, considerada uma ordem de satanismo tradicional e o Templo da Luz Negra considerada uma ordem de luciferianismo não são contra a filosofia de LaVey, ou pelo menos não são mais...

Satanismo conteporaneo e tradicional agora se dividem em Via Tenebrae (Tradicional/Mitologica) e Via Sinistrae (Conteporaneo/Filosofico).

Por favor Frater!

Não precisamos nem mesmo sermos conhecedores profundos do assunto para perceber pontos gritantes entre o que se intitula como Satanismo nestas "escolas" citadas.

Nota: Eu não afirmei que estas ordens são contra LaVey, apenas citei que estas não tem pontos unificados como estava sendo dado a entender no decorrer do tópico.

^

E quais seriam as principais dissidencias? Já que vc as conhece...

As diferenças são importantes mas não gritantes...

Todo satanismo parte do mesmo principio...

A diferença só se faz visivel em suas praticas...

(Segundo meu ponto de vista...)

rs

Você sempre aparenta levar as coisas tão a sério... [:D]

Mas perceba, enquanto LaVey se baseia num Satanismo humanista baseando-se em bases concretas e materialistas por assim dizer, o TOTBL se baseia numa concepção de dissolução do ego como meta ideal para o contato com nosso "Eu superior" denominado Black Flame cujo qual é a ponte para libertação que atingida quando alcançando o que denominam Chaos, a essência do Universo...

Isso não é uma diferença?

Não tanto...

Era justamente sobre isso que tava pensando em postar e acabei desistindo por parecer misturar as duas coisas..

Vc deve ter notado nas partes que falo sobre cruzar o abismo e a Cabala Qliphotica...

Mas pelo menos inicialmente da no mesmo...

O "Ego" só é visto de forma diferente em um nivel mais profundo...

É como os niveis da A.'.A.'. mas de um ponto de vista COMPLETAMENTE diferente, ou não...

Mas muito boa sua observação...

Mas podemos dizer que a única coisa que aproxima todas as linhas Satanistas é o desenvolvimento do de um Eu superior forte, semelhante ao descrito por Nietzsche em seus conceitos de raça máscula, super-homem e etc.

Quais seriam as concordâncias em sua opnião?

Concordo plenamente...

Facil entender isso no "O Anticristo" de Nietzche ou ainda em "Genealogian da Moral" do mesmo autor...

Adriano...

Com base na comparacao da Arvore de Wyrd e da Otz Chim, vc concorda que Adeptos do Caminho da Mao Esquerda nao podem atravessar o abismo ou vc acha que a travessia pode ser feita com base na Cabala Qliphotica.

Acredito que as ultima tres esferas da cabala qliphotica sao apenas niveis mais profundos do abismo...

Qual sua posicao a respeito?

Adriano...

Com base na comparacao da Arvore de Wyrd e da Otz Chim, vc concorda que Adeptos do Caminho da Mao Esquerda nao podem atravessar o abismo ou vc acha que a travessia pode ser feita com base na Cabala Qliphotica.

Acredito que as ultima tres esferas da cabala qliphotica sao apenas niveis mais profundos do abismo...

Qual sua posicao a respeito?

Acredito que todos podem(podem enquanto possibilidade provável) atravessar o Abismo, por crer que muitos são os Caminhos pelos quais se chega ao centro, é possível que a travessia ocorra inclusive por aqueles que desconhecem por completo o que chama-se em determinados meios, A Travessia...

A questão é que sendo a Verdade uma se manifestando de diferentes maneiras, nos é impossivel julgar a capacidade ou incapacidade de determinados meio conduzirem ou não a um fim pelo fato de cada meio denominar a verdade tanto como meio como fim de uma determinada maneira.

Entende o que quero dizer?

Ah sim, concordo que todos "podem" atravessar o abismo...

Mas o que quis dizer é que os sistemas satanistas não incentivam tal coisa, independente de como a chame...

Um exemplo é o Yoga e o Taoismo, acredito de forma particular que eles incentivem tal "travessia"...

Mas quis dizer isso em relação aos conceitos humanistas do Satanismo... que mesmo não sendo pura egolatria talvez não seria a favor a "dissolução do ego", já quanto a dissolução no Caos Supremo taria mais pro Caoismo... que na verdade nem prega tal coisa...

E quanto a validação de métodos...

Isso é algo pesoal! [;)]

...........93...........

lork, percebo que Vsa é satanista, mas mesmo assim sei que vc nao confessaria o mesmo, ate pq dessa coisa ai deles nuca afirmarem né...mas cara aprenda a ouvir mais a opinião das pessoas de acordo com o assunto...

vou fazer como frtr Thiago, voce esta certo e ninguém mais quer discutir com vc.

..........93...................

...........93...........

lork, percebo que Vsa é satanista, mas mesmo assim sei que vc nao confessaria o mesmo, ate pq dessa coisa ai deles nuca afirmarem né...mas cara aprenda a ouvir mais a opinião das pessoas de acordo com o assunto...

vou fazer como frtr Thiago, voce esta certo e ninguém mais quer discutir com vc.

..........93...................

Caro Bruno,

93!

O ir.´.Lork, já afirmou no que ele acredita, e não é exatamente o que esta falando leia os topicos com o assunto e vera a clareza nas palavras de Lork.

Att,

G.´.

93.93/93

lork, percebo que Vsa é satanista, mas mesmo assim sei que vc nao confessaria o mesmo, ate pq dessa coisa ai deles nuca afirmarem né...

Não, eu REALMENTE não sou Satanista! Para mim mesmo sendo um caminho que provavelmente conceda "força", "auto estima", e "sensatez" para lidar com a maioria de nossos problemas cotidianos e sociais, é um caminho que não levar a lugar nenhum e para mim parece carecer de algo.

mas cara aprenda a ouvir mais a opinião das pessoas de acordo com o assunto...

Por que vc acha que fiz esse tópico?

Ouvir a opinião dos outros a respeito do que eu penso e a forma pela qual vejo as coisas é importante para avaliar a conexão que tenho com os outros, a importancia que dou a isso é algo intimamente pessoal... pois acredito que somos animais sociais ou se acharem melhor "dentes de uma só engrenagem ou engranagens de um só relógio!"[/quote]

vou fazer como frtr Thiago, voce esta certo e ninguém mais quer discutir com vc.

Já acabaram seus argumentos?

Mas é sério...

Sem ironias e sarcasmos agora...

Fiz esse tópico pra avaliar o preconceito que as pessoas têm em relação aos vários sistemas de ocultismos...

Sempre acreditei ser importante conhecer e avaliar cada um deles vendo suas semelhanças e diferenças...

E confirmei isso no nivel de Estudante da Astrum Argentum mesmo não entendendo muito bem o objetivo no início.

Por que vc acha que o Goetia é incluso no Currículo do Estudante?

É importante vermos a "magia(k)" sem preconceitos, e sem conceitos éticos ou morais e sim como simples ferramenta.

Conceitos morais ficam para os magistas, não para a magia...

Eu confesso que prefiro tomar uma atitude "AMORAL" e optar pelo bom senso...

Para mim moral é apenas um conceito mutavel que varia conforme época, região e cultura...

Não me prenderia a tais conceitos...

Não construiria meu castelo na areia...

caros Amigos,

93

Bem ...eu não argumentei nada simplesmente disse o que eu achava mas quando vi que estava chegando a um ponto que nao mais me interessava disse ok, Vsa esta certo ...

e ponto.

Ftt:

THIAGO CARDOSO.

Lorkshem lhe agradeceria se pudesse dispor aqui alguns links sobre Satanismo para que pudessemos nos situar .

Essa sessão traz mais do que o suficiente pra quem quer saber a respeito...

http://www.mortesubita.org/satanismo

Para iniciantes eu indico:

http://www.mortesubita.org/satanismo/livros-satanicos/o-breve-coloquio-satanico/o-breve-coloquio-satanico

E para os que querem conhecer a respeito...:

http://www.mortesubita.org/satanismo/livros-satanicos/manual-do-satanista/manual-do-satanista

Ou

http://www.mortesubita.org/satanismo/livros-satanicos/satanomicon/satanomicon

Ah, Satanismo Tradicional (ONA, Order of Nine Angles)...

http://www.mortesubita.org/satanismo/livros-satanicos/naos/naos

Luciferianismo... (mesmo com sutis diferenças, vejo como um "tipo" de satanismo)

http://www.mortesubita.org/satanismo/textos-satanicos/luciferianismo-sua-filosofia-influencias-e-rituais

To pensando em compartilhar minha coleção de livros na net!

Inclui muita coisa que foi editada por mim e algumas coisas bem dificeis de achar tambem...

O único problema é que ainda não verifiquei quanto espaço vai dar tudo...

Tem alguns livros escaniados como o de Voynich...

To pensando em deixar tudo em um só pacote ZIP!

Uma das maiores sessões seriam de Thelema...

Todos os livros e textos postados aqui no hadu eu já transformei em PDF e sempre transformo os novos...

E os classifico em classe tambem...

Mas relaxem... sempre posto as fontes![;)]