Thelema e Satanismo, principais diferenças!

"(...)para aqueles que continuam na A∴A∴ depois de alcançarem o Conhecimento e Conversação vem, pouco a pouco, compreendendo da Natureza Espiritual daquela Estrela Negra que resguarda a si mesma em horror porque ela não pode resistir ao toque do medo; veste uma máscara de total sofrimento porque ela quer ser conhecida somente por aqueles que podem conhecer a verdadeira alegria; quem foi enganado, difamado, amaldiçoado, temido, e odiado pelos senhores das favelas do aeon morto sob o nome de Diabo.

Sim, nós somos seguidores do Caído. Verdadeiramente, não aquela Estrela Sombria de ponta para baixo através do Abismo? (...)" Marcelo Motta

--

"(..)Ó tu que contemplas-te a Cidade das Pirâmides, como poderias contemplar a casa do Trapaceiro? Pois ele é sabedoria e por ela construiu os Mundos e dela, julgamentos 70 por 4 que são os 4 olhos daquele com cabeça dupla, que são os 4 demônios, Satã, Lúcifer, Leviathan, Belial que são os grandes príncipes do mal do mundo.

E Satã é adorado pelos homens sob o nome de Jesus; e Lúcifer sob o nome de Brahma; e Leviatã sob o nome de Alá; e Belial sob o nome de Buda.

(Este é o significado da passagem em Liber Legis, Cap. III)(...)"

retirado de: "A Invocação do 3º Aethyr Chamado ZOM" por Aleister Crowley

--

Não me identifico verdadeiramente nem com thelema nem com o satanismo.

Muito provavelmente por medo e/ou preconceito com referencia a tal título muitas vezes tido como simbolo e outras como manifestação.

Mas analisando ambos eu chego sempre numa bifurcação:

O "satanismo" em Thelema não seria parte da manifestação e simbologia de um método/ferramenta sendo outro o fim, e o Satanismo identificado abertamente como tal seria parte da manifestação e simbologia diretamente de uma finalidade/idealização?

Para complicar a minha cabeça existe a questão dos Yezidis e Melek Taus que é tido inicialmente como opositor e em arrependimento dentre outros "fatos" entra em acordo com seu Deus pai. Nesse ponto eu automaticamente faço a conexão com o trexo:

Mas, no primeiro, chegamos a um trono poderoso de granito cinza, no formato do gatinho mais doce e fofo

que já se viu, e erigido sobre uma carneca desoladora. Era meia noite e o Diabo desceu e sentou ao centro; mas meu

Príncipe Encantado sussurrou: “Shii! Este é um grande segredo mas o nome dele é Jeheswah, e ele é o salvador do

mundo”. Isso foi muito engraçado porque a garota do meu lado pensou que fosse Jesus Cristo, até que um outro

Príncipe Encantado sussurrou enquanto a beijava: “Shii! Não diga nada a ninguém, aquele é Satã, e ele é o

Salvador do Mundo”. embora eu creia que tal conexão não seja adequada de acordo com o que se sabe sobre o "conto" de Melek Taus, e pense que a correta seria como referencia a linha de pensamento que a "corrupção" de Eva no paraíso não é um ato com objetivo de destruição humana, mas sim de libertação frente a um deus opressor, e que para alguns não seria a verdadeira e pura manifestação do mesmo.

Então desta cadeia toda entro na questão referente a Invocação do 3º Aethyr onde na minha opinião assim como na discrição de varias das outras invocações e muito de influencia e até do que poderíamos chamar de interferência/distorção/parcialidade usando da simbologia e conceitos adotado por parte de Crowley assim como em LIL. Ai entramos na zona de conflito que é a seguinte:

Por um lado teriamos "o salvador do mundo", por outro lado partindo a vivencia e interpretação da mesma pessoa temos diferenciados Lúcifer e Sat e ambos são indetificados dentre "os principes do mal do mundo" O.O

Que salvação há nesse mal. A menos que este mal, que está ali assinalado, tenha como objetivo exemplificar o que não deve ser feito.

outra possibilidade que me veio a mente agora é que fazendo uma conexão entre o textos as afirmações a cerca de que Satã seria o salvador do mundo seja uma "mentira inocente" ou até um ironia tragicômica por parte de Crowley, levando em conta que ambos os trechos citam Satã e Jesus, num é afirmada uma correlação e noutro é negada a mesma.

Caro amigo

Bem e mal são conceitos morais de religões dualistas, e a maioria dos thelemitas tende a compreender que deve ter como meta estar além destes conceitos.

Quando Motta cita a cabeça dupla com quatro olhos que são quatro demônios, me parece que ele está justamente se referindo à concepção dualista e às quatro principais instituições religiosas do mundo, a saber o cristianismo, o brhamanismo, o maometanismo e o budismo.

Thelemitas não adoram o diabo, tampouco adoram um deus exterior. Nosso Deus é interno, é uma parte maior e melhor de nós mesmos. Nossa religião (ou seja, a forma de nos re-ligar ao Divino) é individual e absolutamente única. Seguimos preceitos da mais irrestrita liberdade e agregamos ao nosso culto pessoal aquilo que julgamos adequado.

O diabo, deus, jesus, anjos, demônios... tudo é usado como alegorias a fim de passar mensagens e transmitir conhecimentos sem desvelá-los completamente. "Ouvidos para ouvir", lembra? [;)]

Aliás, só para constar, acredito que nem mesmo aqueles que se dizem satanistas acreditem na existência de um satã de verdade com rabo e chifre. [:lol:]

Não existe salvador do mundo, tampouco existe tentador. Ambos somos nós. Você do seu próprio mundo. Eu do meu. [8-)]

Já com relação ao Conhecimento e Conversação com Santo Anjo Guardião, esta é a primeira grande meta daqueles que empreendem a Grande Obra. E sobre isso o texto do Marcelo Motta que você postou revela uma verdade que deveria ser lida com uma atenção redobrada, pois ela em si deveria ser capaz de dissolver alguns dos seus medos e preconceitos.

Leia mais uma vez:

"(...) compreendendo da Natureza Espiritual daquela Estrela Negra que resguarda a si mesma em horror porque ela não pode resistir ao toque do medo; veste uma máscara de total sofrimento porque ela quer ser conhecida somente por aqueles que podem conhecer a verdadeira alegria; (...)"

Ou seja, uma Verdade Absoluta travestida de horrível para que só aqueles poucos eleitos que podem "ver" além das aparências sejam capazes de alcansá-la. [;)]

"(...)Ó tu que contemplas-te a Cidade das Pirâmides, como poderias contemplar a casa do Trapaceiro?"

Como?! Como poderias?! [:D]

Putz aluvaia...

Vc nãodeixa nenhum comentario pra fazer... [:?]

Concordocomtudoque vc disse emnumero genio e grau.

E bso completando de forma mais simples.

O bem e o mal não existem na natureza.

E muito menos acima do abismo! [:D]

Creio ser apenas uma forma de controle social.

Creio que todos esses valores marais são puramente humanos.

Creio queo divino esta "muito mais alem" de conceitos morais ou sociais.

Como nosso amigo aluvaia disse.

O Sagrado esta em nós.

Acredito que os deuses presentes em muitas religiões politeistas são apenas formas de manifestar arquetipos do nosso mundo interior e exterior (que creio estarem INTIMAMENTE conectados).

Equanto a referencia a Jesus e Sata, os dois são simbolos solares.

E esse trecho do "Mundo Desperto" se refere a esfera de Tiphereth.

Dai a associação a "salvação".

Creio que a "salvação" de Tiphereth esta no equilibrio.

Pra reforçar um pouco disso, vou deixar aqui um trecho de Liber Tzaddi VelHamus Hermeticum:

  1. Vos revelo um grande mistério. Estais entre o abismo da altitude e o abismo da profundidade.

  2. Em ambos vos aguarda um Companheiro; e este Companheiro sois Vós mesmos.

  3. Não podereis ter outro Companheiro.

  4. Muitos surgiram e, sendo sábios, disseram: "Buscai a Imagem cintilante no lugar eternamente dourado, e vos uni a Ela".

  5. Muitos surgiram e, sendo insensatos, disseram: "Rebaixai-vos ao mundo obscuramente esplêndido, e desposai a Criatura Cega do Lodo".

  6. Eu, que estou além da Sabedoria e da Insensatez, surjo e vos digo: levai a cabo ambas as uniões! Uni-vos com ambas!

  7. Cuidai, cuidai, eu digo, para que não busqueis por um e percais o outro!

  8. Meus adeptos estão erguidos; suas cabeças acima dos céus, seus pés abaixo dos infernos.

  9. Mas visto que um é naturalmente atraído pelo Anjo, e outro pelo Demônio, que o primeiro fortaleça o elo inferior, e o último se sujeite com firmeza ao mais alto.

  10. Assim o equilíbrio se tornará perfeito. Auxiliarei meus discípulos; quanto mais rápido eles adquirirem o equilíbrio deste poder e desta alegria, mais rápido os empurrarei.

  11. *Por sua vez, eles falarão desde este Trono Invisível; suas palavras iluminarão os mundos*.

  12. Serão os mestres da majestade e do poder; serão belos e alegres; vestirão a vitória e o esplendor; se assentarão sobre a sólida fundação; deles será o reino; sim, deles será o reino.

Em nome do Senhor da Iniciação. Amém.

  1. *Por sua vez, eles falarão desde este Trono Invisível; suas palavras iluminarão os mundos*.

Será necessário, portanto, direcionarmos ao aspecto mais simples do TETRAGRAMMATON, lembrando-nos apenas de que o He final é o Trono do Espírito, o Shin do Pentagrammaton.

A Fórmula do Tetragrammaton, Aleister Crowley