Viagem astral

Vaja você que coisa... essa história do Franz Gall ser expulso de Viena por influência política da Igreja por conta das suas teorias "heréticas", sugere o quão perigosa pode ser a mistura entre crenças e investigação científica. Um investigador sério deve ser imparcial e metódico, deve ser uma pessoa incapaz de fazer “vistas grossas” para eventuais descobertas que possam não concordar com suas próprias convicções e inclinações filosóficas ou religiosas.

Assim sendo, se tomarmos como exemplo novamente a parapsicologia, veremos num rápido estudo dos seus casos descritos, que trata-se de uma “pseudo” ciência que tem uma preocupação enorme em ser o mais científica possível, ocorre que os fenômenos parapsicologicos são absolutamente espontâneos; você não pede para uma pessoa que vá para um laboratório num determinado dia e hora e diz pra ela: “tá, agora tenha uma premonição”. E está justamente na falta de capacidade de replicação dos experimentos a resistência de se aceitar tal ramo de estudo como uma ciência digna de crédito.

A ciência é limitada sim, e é desejável que assim seja, e ela é como é propositalmente, para que algo seja aceito como indicial de alguma veracidade, este deve ter sido testado sob os mais estritos rigores científicos, tendo inclusive passado pelo crivo de um comitê de ética, e deve ter obrigatoriamente caráter replicável.

Eu sei disso tudo porque, a quem possa interessar, EU sou neurocientista!

Acreditaram?

Pois é mentira, eu sou mecânico de ar condicionado... HahAhaHAHahaHAhAhHahAHAha...

Foi mal, não resisti. : )

Vejam o que é uma crença sem cuidado! A mim o Aluvaia enganou esses anos todos. : D

A propósito da premonição, eu não disse nada, porque não sei nada disso e nunca tive experiência no assunto. Eu estava falando de "viagem astral", de acordo com o tópico. Poderiam abrir um sobre premonição, então. Se for para discutir esse assunto aqui, vou passar, senão me desorganizo, como era previsível e o Aluvaia mesmo sabe que não duro muito em um tópico e raramente entro em dois, quanto mais se o assunto se esparramar. . Gosto mais de observar.

Confesso mesmo minha ignorância sobre o assunto. A única premonição, se é que se pode chamar assim, que da qual tive notícia foi a da "Sra. Keech", estudada pelo Festinger.

Venho aqui vez em quando para pensar esses assuntos com os colegas e fazer alguma observação rudimentar e às vezes (im)pertinente ao caso. Não estudo sistematicamente nada do que é tratado neste fórum. Padeço de um diletantismo sem remédio, confesso, e tenho mais perguntas que respostas sobre as coisas, menos sobre como fazer uma boa lasanha ou escolher a bebida ou um bom livro "profano".

Mas, enfim, deixo aos colegas a discussão e vou ao vinho.

Um bom fim de semana a todos

Os amigos me perdoem, sou mesmo falastrão e também um desvirtuador profissional de tópico.

Mas não vai acontecer de novo.

Ô, Aluvaia, não é para tanto! É que quando cheguei aqui estava rolando um vôlei, se agora vão jogar futebol, de bom grado fico na arquibancada para ver a partida porque nem de goleira eu poderia ficar.
Às vezes, desviar-se do tópico é bem produtivo. : )

Saudações Aluvaia,

Eu não quis desmerecer a psiquiatria de forma generalista, peço perdão se o fiz,mas tive inúmeras experiencias nessa área, e vi pouco resultado, não só a mim, como em mais de 40 outros com doenças das mais diversas possíveis e vi e convivi com essas pessoas em algumas clinicas, talvez fossem os médicos ruins apenas que não souberam achar os melhores remédios.Mas sim acredito que enquanto não inventam terapias alternativas que funcionem de forma objetiva, medicamentos são ótimos.

Sobre suas colocações sobre teorias psicológicas foi justamente isso que quis dizer, a psique é extremamente complexa, existem milhares de teorias, não podemos simplesmente afirmar que algo não existe, por mais que a parapsicologia seja pragmática, ela dificilmente conseguirá realizar todos os testes possíveis principalmente com os praticantes do ocultismo,os grandes yogis indianos/tibetanos.. creio que sim uma viajem astral é possível, e a única coisa que interessa nisso é se essa viagem pode ter desdobramentos no mundo físico. Alias toda magia só interessa se tiver algum desdobramento no mundo físico.E essas coisas são todas experiências pessoais. Não tem como provar, só como praticar e tirar algum proveito, ou simplesmente não acreditar e não fazer, afinal:faze tudo o que tu queres!

Eu mesmo tenho outras experiencias absurdas, talvez oriundas do inconsciente, mas impossíveis de serem explicadas com lógica, sequencias de fatos mais improváveis do que ganhar na megasena da virada de ano, mas isso não posso provar só lembrar e me espantar, e dizer coisas estranhas existem, e nem sempre são esquizofrenia.

Grande abraço

Para aproveitar a discussão levantada, começo dizendo que eu sou bem ignorante quanto à todo esse assunto... Mas o pouco que procurei e estudei, acabendo vendo que, se viagem astral praticado por alguém que não saiba o que está fazendo, é prejudicial podendo até causar sérios casos de esquizofrenia na pessoa. (Na verdade, não seria bem uma esquizofrenia, mas uma confusão entre a realidade e o astral, onde a pessoa fica presa em ambas e não consegue discernir ambas, sendo considerado esquizofrenia para pessoas que não entendem do oculto).
Aliás, além de ter lido sobre isso, eu lí também que pode causar diversas paralisias do sono.
Essas coisas que eu citei, são verdades?

Eu ia responder algumas questões ai atrás mas não quero correr o risco de ser rotulado de "militante". Cada um acredita naquilo que lhe convém. Para o iamshiet:

O ponto principal da projeção astral é: todos nós nos projetamos ao dormir. Ou seja, se dormiu se projetou. Mas isso ocorre de forma INCONSCIENTE para a maioria das pessoas. Seja pairando acima do corpo inerte no leito ou perambulando como um zumbi pela dimensão astral as experiências que a maioria das pessoas têm no plano astral são genericamente consideradas como sonhos. Se projetar ou viajar até o plano astral é basicamente estar CONSCIENTE desse processo que é tão natural quanto respirar. Então iamshiet, os riscos da projeção são os mesmo que dormir. Aliás, você acha que é mais perigoso estar literalmente dormindo no plano astral ou estar desperto?

"acabendo vendo que, se viagem astral praticado por alguém que não saiba o que está fazendo, é prejudicial podendo até causar sérios casos de esquizofrenia na pessoa. (Na verdade, não seria bem uma esquizofrenia, mas uma confusão entre a realidade e o astral, onde a pessoa fica presa em ambas e não consegue discernir ambas, sendo considerado esquizofrenia para pessoas que não entendem do oculto). "

Isso que você falou é a fascinação que ocorre porque existem faixas do plano astral tão menos limitantes que essa vida na terceira dimensão que o projetor realmente nem pensa em voltar para o corpo. Claro que é preciso discernimento e maturidade para entender que no momento a vida tem que ser vivida aqui. Dependendo do grau dessa fascinação a pessoa pode ter problemas advindos desse desequilíbrio entre material e espiritual.

"Aliás, além de ter lido sobre isso, eu lí também que pode causar diversas paralisias do sono. Essas coisas que eu citei, são verdades?"

Essas paralisias do sono são chamadas de "catalepsias projetivas" que é quando o corpo astral não se prendeu ou desprendeu totalmente do envoltório físico. Dependendo do exercício que se utiliza a percepção do fenômeno pode sim se tornar presente. Na minha infância esse fenômeno não era raro e sei bem como a pessoa se sente. Ainda hoje de vez em quando fico nesse estado, não mais tendo o pavor de antes.

Paz, amor e luz.

ERRATA:

Posts atrás afirmei que a Teoria do Apego era de Erik Erikson, e não é. Esta teoria é de John Bowlby.

Erikson é o autor da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial.