Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei!
Prezado frateruss;
Vou escrever aqui o pouco que conheço sobre psiquiatria, psicologia analitica e sociologia.
Somos seres humanos, possuimos individualidade, até os 07 anos somos pura essencia, dos 07 aos 14 moldamos nossa personalidade pelo meio em que vivemos, pela cultura que nos é apresentada e pelos valores, costumes e crenças da sociedade em que vivemos.
Após o individuo adquirir uma personalidade ele encara o mundo externo. Sua personalidade adquiriu valores e conceitos próprios então ele adiquiri o ego baseado em seus valores, desejos, satisfações, insatisfações, decepçoes, traumas, alegrias, prazeres, etc...
Froyd defendia a tese de que somos movidos quase inteiramente por sexo. Jung trabalhou com Froyd durante um tempo e depois os dois se afastaram por terem conceitos diferentes. Jung defendia a tese, sobrenatural e espiritual alem do sexo.
Pois bem, o individuo tem uma personalidade e encara o mundo externo, estudo, trabalho, vida social entre outros, onde existe padrões de comportamento ai para não entrar em conflito ele faz uma persona como interface ao mundo exterior.
Por exemplos:
Eu trabalho, tenho chefe, Eu o detesto então minha persona cria uma imagem satisfeita e sorridente mesmo depois dele ter me agredido verbalmente, falado em tom agressivo e me pressionado e isso vai alimentando meu ego interno(ira) que depois eu uso valvulas de escape para descarregar. Posso chutar as paredes, tomar um porre ou descontar nos outros porem o ego permanece.
Eu tenho um amigo que tem uma mulher que me é atraente. Eu não digo a ele isso, minha persona esconde pois poderia gerar conflito. Podé ser que para os indigenas isto nao gere conflito pela cultura e valores diferentes.
Resumindo EU depois EGO depois PERSONALIDADE depois PERSONA depois MUNDO EXTERNO.
Realmente a persona é nomeada como máscara e nos bailes éra usada pelos nobres onde escondiam suas verdadeiras identidade e liberavam seus égos e suas fantasias.
Existem tambem pessoas que possuem muito medo mas passam uma imagem de corajosas pois o mundo externo aje sobre seus egos e elas passam uma forma diferente do que elas realmente são para não cair no ridiculo ou serem excluidas.
Isto é o pouco que aprendi. Não sei se estou certo. Se estiver errado gostaria que os colegas de forum me corrijam.
Existe outa forma de ver que é a mística, exotérica, espiritual e religiosa. Ai cada um enxerga da maneira que lhe convier nesta senda.
Posso citar os 7 pecados capitais dos cristãos que seriam os egos negativo porem apesar de a pessoa ser cristã não significa que ele não tenha a luxuria, ou a gula, ou a vaidade ela pode frequentar a igreja 3 vezes por semana e estar usando a persona.
Eu estava e estou buscando egos positivos para a vida ocidental capitalista de acumulos de bens.
Com relação a sua outra indagação eu entendi muito bem seu raciocinio e fiz a mesma indagação. Perguntei inclusive se essa outra personalidade seria o Santo Anjo Guardião.
E minha duvida inicial é TEMOS DE ELIMINAR OU CONTROLAR O EGO?
E você, na minha opnião, esta certo, se eliminamos nossa personalidade temos de criar outra ou ser guiado por outra, ou seguir um rebanho qualquer comandado por um pastor, guru, sacerdote entre outros.
Vamos agrardar e ver se alguem responde ou tem alguma opnião.
Forte abraço!