Ego! O que é isso?

Eu sempre achei que o Ego, a Personalidade e o Self fossem todos distintos, mais li anteriormente aqui nesse post que a Personalidade e o Ego são ambas a mesma coisa.

Acredito que não tenha como, até porque o amigo explicou acima que o Ego se "esconde" de certa forma quando um trabalho inciatico inicia (Vale a redundância).

Acredito que a Personalidade seja a formação externa que temos para viver em sociedade e que ela expressar características Egoicas pois é isso que somos em maior parte do tempo.

Poderíamos discutir essas diferenças nas definições acima ? Gostaria muito de compreender essas coisas.

Obrigado !

Persona e Personalidade são denotações diferenetes![;)]

Prezado frateruss

Creio que estou um pouco promíscuo. Copiei estas palavras sem atentar a origem que se caso for do Dalai seria um discurso e não um texto. Pesquisei muito e cheguei até tentar entrar em contato com o dono do post porem nao tive sucesso de obter e verificar a origem de tal e lhe repassar segue o link:

mfm-a-roda.blogspot.com/.../aspectos-positivos-e-negativo...

Na verdade eu estava pesquisando aspéctos positivos do ego e queria ver a opniao de vocês.

Ta difícil de achar aspectos positivos.

Me perdoe. Da próxima vez vou pesquisar a origem da informação.

Prezado Lorkshem;

Nao se preocupe com o plagio do Yung pois vc citou autor e obra.

A proposito as laminas chegaram. Obrigado pela dica.

Prezado frateruss ;

Concordo com a opnião do Lorkshem

"Persona e Personalidade são denotações diferenetes![;)]" no que se refere a persona e personalidade quanto ao ego não é a mesma coisa que personalidade. O ego é que faz a pernonalidade. Isto na minha opnião.

Prezado Guthiere

Com relaçao a indagaçao que possa surgir na passagem do véu do abismo, cito esta parte do o 1 post do Lorkshem

"Mas quem se aproxima dos deuses se afasta dos homens."

Cito algumas passagens de seus posts também:

"caminho místico" em si é repleto de perigos. A não ser o mais forte contra-irritantes são exibidas, o processo é quase certo que tornar-se mórbida. É apenas um passo da chamada de Zeus, ou Apolo, ou Dionísio, que faz identificação da demanda de si eo objeto de sua adoração, a uma forma de auto-adoração, que logo se transforma em uma exacerbação maníaco do Ego, e se um persiste nesta curva involuta, torna-se um "Irmão Negro", ou à partida para o local-bin maluco."

"É verdade que o processo de análise nos leva, finalmente, para a realização de si mesmo como nada mais que um ponto de vista indistinguíveis em si mesma de qualquer outro ponto de vista, mas o Santo Anjo Guardião é precisamente na mesma posição. No entanto próxima pode ser a identidade de milhões de maneiras diferentes, sem identificação completa é sempre alcançável."

A duvida é o seguinte: Se você elimina todos os egos não tem personalidade, voce como Eu nao existe. Sendo assim voce nessecita ser guiado por outro Eu. Seria o SAG?

Forte abraço a todos!

Prezado Lorkshem;

Nao se preocupe com o plagio do Yung pois vc citou autor e obra.

A proposito as laminas chegaram. Obrigado pela dica.

Que laminas? Meu Tarot? Se for ele, chegou sim e a um bom tempo já! Pena que as cartas são maiores do que eu esperava que fossem!^

quote]

Que laminas? Meu Tarot? Se for ele, chegou sim e a um bom tempo já! Pena que as cartas são maiores do que eu esperava que fossem![/quote]

Positivo! As do tarot.

Lembra que você me indicou um link do amazon?

As laminas para mim vieram do tamanho ideal. U$ 16,00 + frete = RS 30,00

Muito bom o tarot. O de Rider Waite parece de criança perto do de Thoth.

Valeu!

Bom dia,

Obrigado pessoal, não compreendo a diferença entre Persona e Personalidade, pois a palavra personalidade vem da palavra Persona, ambas máscaras.

Poderiam explicar-me melhor essa diferença ? Por favor..!

Outra coisa ao eliminar o Ego eliminamos a personalidade ? Se sim, então como vamos nos expressar aqui no plano físico ?

E como Eliminar a personalidade se mesmo entrando no caminho iniciático e eliminando todas essas pragas impertinentes iremos criar uma outra personalidade, entenderam meu raciocínio ?

Grande abraço a todos !

Creio que estou lendo muito sânscrito digitei a pronuncia. É Jung e não Yung.

Aos moderadores:

No post acima eu mencionei algum nome e numeros. Não sei se isso é permitido.

Tentei apagar a menssagem mas não consegui.

Caro Arkenato,

93!

Prezado Guthiere

Com relaçao a indagaçao que possa surgir na passagem do véu do abismo, cito esta parte do o 1 post do Lorkshem

"Mas quem se aproxima dos deuses se afasta dos homens."

Não é bem assim não, estude muito antes de postar alguma coisa como verdade!

Vejo que tão pouco entende o óbvio. Não é somente ler sobre o assunto Telemitas ler, anota, pesquisa, medita para depois discutir!

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei!

Prezado frateruss;

Vou escrever aqui o pouco que conheço sobre psiquiatria, psicologia analitica e sociologia.

Somos seres humanos, possuimos individualidade, até os 07 anos somos pura essencia, dos 07 aos 14 moldamos nossa personalidade pelo meio em que vivemos, pela cultura que nos é apresentada e pelos valores, costumes e crenças da sociedade em que vivemos.

Após o individuo adquirir uma personalidade ele encara o mundo externo. Sua personalidade adquiriu valores e conceitos próprios então ele adiquiri o ego baseado em seus valores, desejos, satisfações, insatisfações, decepçoes, traumas, alegrias, prazeres, etc...

Froyd defendia a tese de que somos movidos quase inteiramente por sexo. Jung trabalhou com Froyd durante um tempo e depois os dois se afastaram por terem conceitos diferentes. Jung defendia a tese, sobrenatural e espiritual alem do sexo.

Pois bem, o individuo tem uma personalidade e encara o mundo externo, estudo, trabalho, vida social entre outros, onde existe padrões de comportamento ai para não entrar em conflito ele faz uma persona como interface ao mundo exterior.

Por exemplos:

Eu trabalho, tenho chefe, Eu o detesto então minha persona cria uma imagem satisfeita e sorridente mesmo depois dele ter me agredido verbalmente, falado em tom agressivo e me pressionado e isso vai alimentando meu ego interno(ira) que depois eu uso valvulas de escape para descarregar. Posso chutar as paredes, tomar um porre ou descontar nos outros porem o ego permanece.

Eu tenho um amigo que tem uma mulher que me é atraente. Eu não digo a ele isso, minha persona esconde pois poderia gerar conflito. Podé ser que para os indigenas isto nao gere conflito pela cultura e valores diferentes.

Resumindo EU depois EGO depois PERSONALIDADE depois PERSONA depois MUNDO EXTERNO.

Realmente a persona é nomeada como máscara e nos bailes éra usada pelos nobres onde escondiam suas verdadeiras identidade e liberavam seus égos e suas fantasias.

Existem tambem pessoas que possuem muito medo mas passam uma imagem de corajosas pois o mundo externo aje sobre seus egos e elas passam uma forma diferente do que elas realmente são para não cair no ridiculo ou serem excluidas.

Isto é o pouco que aprendi. Não sei se estou certo. Se estiver errado gostaria que os colegas de forum me corrijam.

Existe outa forma de ver que é a mística, exotérica, espiritual e religiosa. Ai cada um enxerga da maneira que lhe convier nesta senda.

Posso citar os 7 pecados capitais dos cristãos que seriam os egos negativo porem apesar de a pessoa ser cristã não significa que ele não tenha a luxuria, ou a gula, ou a vaidade ela pode frequentar a igreja 3 vezes por semana e estar usando a persona.

Eu estava e estou buscando egos positivos para a vida ocidental capitalista de acumulos de bens.

Com relação a sua outra indagação eu entendi muito bem seu raciocinio e fiz a mesma indagação. Perguntei inclusive se essa outra personalidade seria o Santo Anjo Guardião.

E minha duvida inicial é TEMOS DE ELIMINAR OU CONTROLAR O EGO?

E você, na minha opnião, esta certo, se eliminamos nossa personalidade temos de criar outra ou ser guiado por outra, ou seguir um rebanho qualquer comandado por um pastor, guru, sacerdote entre outros.

Vamos agrardar e ver se alguem responde ou tem alguma opnião.

Forte abraço!

Prezado Guthiere;

Ok!

Foi mal!

Desculpe!

Perdão!

Misericordia!

Clemência!

Estou apenas na casca quando for realmente(se for) espero ler, anota, pesquisa, medita para depois discutir!

Com relação a "Mas quem se aproxima dos deuses se afasta dos homens."

Até hoje quase todos os grandes iniciados que eu "LI". ou foram para o deserto ou foram para a floresta ou se recolheram de alguma outra forma como eremitas. Acredito que o isolamento e o afastamento do mundo profano seja essencial e um dia pretendo fazer isto tambem.

Enquanto isso vou vivendo nesse mundo capitalista.

Forte abraço e obrigado!

Caro Arkenato,

93!

Não precisa se desculpar e não é minha intenção constrangi-lo!

Com relação a "Mas quem se aproxima dos deuses se afasta dos homens."

Até hoje quase todos os grandes iniciados que eu "LI". ou foram para o deserto ou foram para a floresta ou se recolheram de alguma outra forma como eremitas. Acredito que o isolamento e o afastamento do mundo profano seja essencial e um dia pretendo fazer isto tambem.

Com relação ao grandes Magi estes relatos encontram-se em Liber Aleph!

O retiro mágico por ti citado e a primeira fase do período critico da A.'.A.'. e existe enumeras publicações de como proceder, mas o melhor seria o estudo das publicações e o avanço até o grau de Adeptus Minor, pois assim estara apto a formular seu próprio ritual para invocar seu SAG. Não pense que ira ver pessoalmente o SAG como uma pessoa a sua frente o ritual é feito melhor no Corpo de Luz e vera o SAG no plano astral! A segunda é à atravessia do Abismo, este creio eu que tem Libri o suficiente para o entendimento, que também não vem com poucas leituras, sempre que ler algo antigo percebera coisas novas pelas somas de conhecimentos.

Att,

G.'.

Boa tarde, Obrigado Arkenato

Entendi algumas coisas, porém a Persona e a personalidade continuam sendo a mesma coisa em minha mente intelectual, infelizmente não compreendo.

Concordo contigo em relação as definições exemplos e etc, porém ainda acho que sejam a mesma coisa.

Mas continuaremos esperando alguém explicar com mais detalhes o que existe depois da eliminação do Ego e etc.

Um abraço irmão !

Caro Frater,

93!

Entendi algumas coisas, porém a Persona e a personalidade continuam sendo a mesma coisa em minha mente intelectual, infelizmente não compreendo.

Persona = Pessoa

Personalidade = Característica dessa pessoa

Qual a dificuldade?

Use a analogia: Persona non grata = pessoa não bem-vinda.

E minha duvida inicial é TEMOS DE ELIMINAR OU CONTROLAR O EGO?

DEFINITIVAMENTE ELIMINA-LO!!!! e ele será automaticamente recriado pelo "SELF" ou SAG (Sagrado Anjo Guardiao) de forma que seja um veículo do mesmo.

Agora se o SAG é visto como seu Eu Superior ou uma entidade externa aí é outra questão...

Caro Frater,

93!

Entendi algumas coisas, porém a Persona e a personalidade continuam sendo a mesma coisa em minha mente intelectual, infelizmente não compreendo.

Persona = Pessoa

Personalidade = Característica dessa pessoa

Qual a dificuldade?

Use a analogia: Persona non grata = pessoa não bem-vinda.

Agora ficou claro.

:-)

Abraço !

Ok Lorkshem;

Obrigado pela a resposta. Era isso que eu precisava.

Com relação ao SAG conforme postado por Gutiere

"Por Aleister Crowley

Capítulo XLIII: O Sagrado Anjo Guardião não é o "Eu Superior", mas um objectivo individual"

Com relação ao Self analizei o conceito de Willian James: como "o conhecimento que o indivíduo tem sobre si próprio."

De Socrates: "Conhece-te a ti mesmo".

E de Jung: Segundo Carl Gustav Jung, o principal arquétipo é o Si mesmo (ou Self). O Si mesmo é o centro de toda a personalidade. Dele emana todo o potencial energético de que a psique dispõe. É o ordenador dos processos psíquicos. Integra e equilibra todos os aspectos do inconsciente, devendo proporcionar, em situações normais, unidade e estabilidade à personalidade humana. Jung conceituou o Si mesmo da seguinte forma: “O Si mesmo representa o objetivo do homem inteiro, a saber, a realização de sua totalidade e de sua individualidade, com ou contra sua vontade. A dinâmica desse processo é o instinto, que vigia para que tudo o que pertence a uma vida individual figure ali, exatamente, com ou sem a concordância do sujeito, quer tenha consciência do que acontece, quer não.

Pela tradução do ingles que significa "Eu mesmo" vejo o Self como a principal ferramenta para se eliminar o ego.

Prezado Guthiere;

Vejo que minha Senhora Dona persona caiu. Forum de ego dá nisso. rss . De qualquer forma estou levando como conselhos suas palavras e não como ofensa ou como constrangimento é que eu já tinha me desculpado anteriormente.

Quero ser o homem que sou neste forum com meus pensamentos, sentimentos, reflexões porem não quero parecer agressivo.

Prezado frateruss;

Imagine um computador. Você tem uma imagem é a persona. O que está dentro do computador é a personalidade.

Obrigado a todos!

Dando meus dois centavos de contribuição:

Parece que uma confusão muito grande se faz quando se misturam o modus operanti de Orientais e Ocidentais em relação ao Ego e as facetas da Personalidade (leia-se Arquétipos). Referiria “Comentários ao Segredo da Flor de Ouro” - do Dr. Jung - pra uma melhor observação dessas diferenças.

Quanto ao EGO, minha opinião é que ele é simplesmente o “Eu” tal qual como todo mundo se conhece, isso é, é o complexo por onde a consciência se expressa e cresce em volta. Esse lance de o “Ego” se esconder, do meu ponto de vista, parece mais uma desordem na relação entre os veículos do corpo/instintos e o intelecto (nepesh, ruach, etc) aliado a ’opacidade’ dos ‘véus’ e meu palpite é que a ‘opacidade’ seja causada pela ‘desordem’ e vice versa. Pra exemplificar melhor o que quero dizer vou desenvolver um pouco, um complexo (o Eu ou Ego, por exemplo) é um agregado, por assim dizer, e a função desse especificamente é polarizar, valorar e, de certa forma, decidir frente as questões da consciência de onde ele é o “núcleo“. Tanto é que com o desenvolvimento da personalidade, com a integração dos Arquétipos (integração, leia-se retirada da autonomia de certos conteúdos que, antes inconscientes, assaltavam a consciência), o centro da ’personalidade’ vai se deslocar gradativamente pro que é conhecido como Self (ou Cristo, lápis, e tudo mais que tenha ligação com esse símbolo). Dizendo isso quero concordar com o que já foi dito a cima, o Si-mesmo é o centro e a totalidade da Personalidade ao mesmo tempo, o fato parece ser que através do processo de integração dos conteúdos inconscientes acontece o deslocamento, quero dizer, a energia que antes era autônoma, por exemplo, na figura da Sombra, quando integrada vai se alojar no e ficar a disposição do Si-mesmo (claro, ele é a totalidade). Isso acontece durante todo o processo com todas as formas arquetípicas que formem as ‘bases’ da ‘iniciação’. O Ego desse ponto de vista não é eliminado (sem querer falar de Abismo e coisa do tipo), apenas é ‘resolvido’ e com essa resolução deixa de ser o núcleo por onde a consciência se expressa e passa a ser por onde o Si-mesmo se expressa. Por isso o processo é chamado de 'individuação', mas isso são outros 500..

Personalidade e Persona... Meu outro palpite é que Personalidade pra um autor especifico (Jung) é o AGREGADO TOTAL que compõem a estrutura da psique (alma) ou mais especificamente os arquétipos. (Anima/Animus, Sombra, Persona, Pai, Mãe, Si-mesmo, etc). Não a toa ele fala em “desenvolvimento da personalidade” e trata isso como ‘individuação” ou, usado outros autores, tornar-se aquilo que se é. Persona por outro lado é também um arquétipo e, sendo assim, faz parte da Personalidade (tudo é arquetípico eu acho...), mas ta ligado as funções do Ego, ligado a “Mascara” do teatro antigo e nesse sentido é a forma que os seres humanos assumem socialmente, como já foi dito a cima.. Mas essa definição é muito geral.

Finalizando, escrevo aqui o comentário de AL, I-8:

“Nossas mentes e nossos corpos são véus da Luz Interna. O iniciado é uma “Estrela Escura”, e a Grande Obra para ele é tornar seus véus transparentes “purificando-os”. Esta “purificação” é um realidade “simplificação”; não é que o véu seja sujo; mas a complexidade de suas dobras o torna opaco”. A Grande Obra portanto consiste principalmente na solução de complexos. “

Abraço!

93.

P.S - Com certeza esse post contem muitos deslizes teóricos e por se tratar de teoria Psico-Analítica, que não é minha área, vão me desculpando.

Pois é AJM, palavras como Self, Ego e o que fazer com ele, meio que se perdem por aqui...

Não creio que o SElf ou SAG seja simplesmente "eu mesmo" no sentido vulgar do termo.

E a parte de eliminar o ego creio que seja justamente o que vc chamou de "resolve-lo"...

Muito bom esse comentario que vc postou de Liber AL!

Pois é AJM, palavras como Self, Ego e o que fazer com ele, meio que se perdem por aqui...

Não creio que o SElf ou SAG seja simplesmente "eu mesmo" no sentido vulgar do termo.

E a parte de eliminar o ego creio que seja justamente o que vc chamou de "resolve-lo"...

Muito bom esse comentario que vc postou de Liber AL!

Lork,

Falar de conceitos mais metafísicos como S.A.G e “Eu Superior” é complicado. Até porque na minha maneira de entender a teoria o S.A.G toca os veículos mais grosseiros já na iniciação em Malkuth, melhor, em Tipareth de Malkuth, mas seu lugar é em Kether. É por esse meio que entendo o comentário em Liber LXV onde Frater A. diz que a psicologia profunda consegue investigar apenas o Nepesh e partes do Ruach. Assim, penso eu, talvez consigam vislumbrar inclusive os efeitos da ‘iniciação‘ em tipareth de tipareth, mas reafirmo, isso pra mim é apenas teoria e está longe de ser experiência empírica pra dar mais do que alguns centavos de contribuição ao tópico.

Eu também não creio que o Self ou S.A.G sejam simplesmente o “eu mesmo”, na minha visão a noção de Eu é uma concepção do EGO. O “Si-mesmo” do Jung é um conceito muito abrangente e acho que se aproxima mais do que é o Eu-Superior e do que pode ser o S.A.G. É difícil mexer com qualquer um desses termos e não cair numa armadilha teórica e no pouco espaço pra uma escrita tranqüila de ler e por isso pedi prévias desculpas por qualquer deslize teórico.

Os comentários iniciais dos dois primeiros capítulos de AL são maravilhosos.

Abraço!

93.