Sucessão da O.T.O.

Mas...

Crowley foi "um pouco tendencioso" em seu LIber LII:

O Liber LII: O Manifesto da O.T.O. de Crowley foi baseado quase que palavra por palavra no Manifesto da M.·.M.·.M.·. de 1913. Saudações telêmicas foram adicionadas, referências aos oficiais foram atualizadas, referências aos "guinéus" foram convertidas a seus equivalentes em dólares, os nomes de duas organizações contribuintes foram apagados (a Ordem Rosacruciana e a Ordem Hermética da Golden Dawn); a tabela de taxas e as fotografias de Boleskine foram retiradas e a frase "Ela [a O.T.O.] de forma alguma infringe os justos privilégios de qualquer Corpo Maçônico autorizado" foi adicionada após a listagem de organizações contribuintes, e o anúncio maçônico acima citado foi mudado para:

"A O.T.O., embora uma Academia Maçônica, não é um Corpo maçônico posto não serem os 'segredos' entendidos da mesma forma na qual aquela expressão é normalmente compreendida; e então de nenhuma maneira conflitos com, ou infração dos privilégios justos da Grande Loja Unida da Inglaterra, ou qualquer Grande Loja na América ou de outra parte que seja reconhecida por ela [a G. L. U. da Inglaterra]."

Achei algo "coerente" com o blog do Carlos Raposo meu "amavel, docil e querido espirito do sol"! [:)]

Logo após apontá-lo como seu Vice-Rei para a Austrália, Crowley parece haver correspondido-se com Frank Bennett e discutido com ele suas dúvidas acerca da habilidade de Reuss em, efetivamente, continuar a governar a Ordem. Parece que Reuss descobriu esta correspondência; ele escreveu para Crowley uma furiosa resposta defensiva em 9 de novembro de 1921, na qual ele parecia distanciar-se e à O.T.O. de Thelema, a qual ele havia, como visto acima, abraçado. Crowley respondeu à carta de Reuss em 23 de novembro de 1921 e afirmou em sua carta: "É de minha vontade ser o O.H.O. e Frater Superior da Ordem e espero a sua renúncia — para proclamar-me como tal." ele assinou a carta como "Baphomet O.H.O.". No registro de seu diário de 27 de novembro de 1921 Crowley escreveu: "Eu proclamei a mim mesmo como Frater Superior O.H.O. da Ordem dos Templários Orientais." Reuss morreu em 28 de outubro de 1923 e.v..

Em suas "Confissões" Crowley diz que Reuss "abdicou do título [de O.H.O.] em 1922 em meu favor." Em uma carta a Heinrich Tränker, datada de 14 de fevereiro de 1925, Crowley escreveu o seguinte:

"Reuss era de temperamento incerto, e de muitas formas intratável. Em seus últimos anos ele parece ter perdido completamente seu juízo, chegando a acusar o Livro da Lei de ter tendências comunistas, idéia que não poderia ser mais absurda. Ainda assim parece ter tomado algumas decisões acertadas, como ter apontado a você e a Frater Achad, e designado a mim, em sua última carta, como seu sucessor."

Lembrando: Não entendo muito sobre a OTO e ficaria agradecido se me esclarecesse qualquer confusão de minha parte!^

Por via das duvidas...

O texto referido acima em que "presume-se" que Crowley tenha baseado o LIber LII":

"Manifesto of the Mysteria Mystica Maxima"

http://user.cyberlink.ch/~koenig/2007/reuss/oriflamme1912.htm

Em alemão!

Só mais uma coisa...

Em uma carta a Charles Stansfeld Jones, datada Sol in Capricornius, Anno XX (12/1924 — 01/1925), Crowley disse "na última carta do O.H.O. para mim ele convidou-me a ser seu sucessor como O.H.O. e Frater Superior." A carta de Reuss designando Crowley como seu sucessor como O.H.O. jamais foi encontrada, mas nenhum documento crível surgiu indicando que Reuss havia designado qualquer sucessor alternativo.

http://ancientandilluminated.blogspot.com/2009/07/oto.html

E quanto aos "segredos" da OTO...

VC pode encontrar uma "dissecação" deles na pagina 69 do Liber Null ou na pagina 41 de sua versão traduzida, em um capítulo intitulado ECSTASY ou EXTASE...

Versao online:

http://www.scribd.com/doc/430095/Liber-Null

Versão traduzida para download:

http://www.4shared.com/document/veLbbiw-/Liber_Null_traduzido_pt.htm

Pena ele não ser tão conhecido nem mesmo entre os caoistas...

@ Lorkshem:

'(...) ele escreveu para Crowley uma furiosa resposta defensiva em 9 de novembro de 1921, na qual ele parecia distanciar-se e à O.T.O. de Thelema, a qual ele havia, como visto acima, abraçado.

'"Reuss era de temperamento incerto, e de muitas formas intratável. Em seus últimos anos ele parece ter perdido completamente seu juízo, chegando a acusar o Livro da Lei de ter tendências comunistas (...)'

Seria maravilhoso ver essa carta.

Em nenhum momento está escrito algo como proibir a associação da OTO "original" a qualquer obra thelemica. E para além disso, este episódio que aponta aqui é aconteceu posteriormente à O.T.O. ter aceite o Livro da Lei e o novo Aeon.

Mas se me perguntar se Reuss via Thelema exatamente do mesmo modo que Crowley, acredito que realmente não, até porque o próprio Mestre Therion foi desenvolvendo seu entendimento de Thelema ao longo de sua vida e no inicio o proprio livro da lei era algo que ele 'não engoliu'.

L-L-L-L

S.

mmm.. segredos expostos em livros e textos online. Isso não contraria o próprio conceito de Segredo?

[:)]

L-L-L-L

Sorath

EXATAMENTE por isso "Segredo" entre aspas...

Na verdade são só "principios" de magia sexual visto de uma forma "moderna"...

Acredito que os segredos de antes, não são os mesmos segredos de hje.

Pode parecer uma comparação erronea, mas nossa tecnologia é um exemplo disso...

Talvez isso possa não ser tão evidente, mas os sistemas e conceitos de magia estão sempre em constante transformação, e alguns segredos deixam de ser segredos as vezes "pelo menos ate certo nivel", alguns segredos não podem ser entendidos mesmo que ele esteja bem diante do seu nariz...

Só um ponto de vista meu...

Por segredos diante de leigos, é como por uma enciclopedia diante de um analfabeto.

Por isso a maioria deles continuam sendo "segredos" mesmo estando em "livros e textos online".

A internet é só um novo meio de informação assim como a imprensa.

O fato de um livro esta impresso ou online não o valida ou invalida!

Pra isso existe projetos de digitalização...

A meu ver esse conceito de tirar o credito de publicações online é puro preconceito.

Mas lembrando, é só um ponto de vista meu! [;)]

Achei essa conversa bem esclarecedora até agora.

Acho que as fontes online não são o grande vilão, e acho que não foi isso o que foi dito. O problema é muito mais o "analfabetismo funcional", quando as pessoas lêem e assumem que aquilo é verdade só porque está escrito. E infelizmente isso acontece muito entre os letrados thelemitas...

O Peter Koenig é realmente problemático. Primeiro ele reproduziu um suposto documento do Crowley dizendo que o Grant era o OHO. Depois, esse documento foi desmentido pela própria pessoa que originalmente o havia lançado... no entanto, Peter Koenig deixou este desmentido bem escondidinho em seu site. Por que será? Nada contra o cara ter um posicionamento (o cara visivelmente se acha um paladino anti-OTO, usando qualquer argumento que seja para escrachar). Só é muito problemático ver pessoas dizendo que estão aí para fazer "história", quando suas estratégias são omissão e distorção.

... a OTO foi fundada como uma academia maçônica, mas todos seus rituais foram adaptados para a fórmula do Novo Aeon. Lorkhem, se você diz que não conhece muito da OTO, baseado em que você afirma que Crowley não teve sucesso em realizar essa transição velho - novo Aeon dentro da OTO?

... "segredo". Certamente o grau não é uma explicaçãozinha no papel. É realmente muito ingênuo achar que um "segredo" possa estar na internet, num pergaminho ou num Liber Null (por melhor que seja esse texto). O segredo está no entendimento e prática daquilo, e é muito engraçado ver pessoas tagarelando sobre IX grau na internet, enquanto falar de sucesso em pranayama é uma coisa distante para elas.

... Sobre Motta:

o mais interessante é que no próprio texto do Motta em que ele dá sua versão pessoal sobre a sucessão da OTO ("Os serviços de inteligência não são inteligentes"), fica claro nas próprias palavras dele como foi "construída" sua compreensão de que ele seria o OHO da OTO. Ele simplesmente "resolve assumir o posto" num dado instante, quando passa a considerar que o trabalho não estava sendo bem feito, ao brigar, com todo aquele estilão dele, com Phyllis Seckler e McMurtry.

Isso do "the follower" como sinal de que ele era o sucessor é tão forçação de barra que o próprio Motta ficou anos sem usar essa informação. É muito cômodo pegar um termo místico e impreciso e usar da maneira que convém.

... Sobre Sascha Germer, ela apoiou tanto Motta como "the follower", como apoiou Metzger na Suíça. Ou seja, não é muito claro qual era a dela.

@ João do Banjo:

Gostei dos seus comentários, bem pertinentes.

L-L-L-L

Sorath

... a OTO foi fundada como uma academia maçônica, mas todos seus rituais foram adaptados para a fórmula do Novo Aeon. Lorkhem, se você diz que não conhece muito da OTO, baseado em que você afirma que Crowley não teve sucesso em realizar essa transição velho - novo Aeon dentro da OTO?

Daqui:

No Sistema Original da OTO, da qual Crowley foi líder da facção aceitando a Lei de Thêlema como base para trabalho, apoiava-se sobre uma estrutura inteiramente maçônica. Crowley *não* alterou tal estrutura, muito embora tenha refeito os Rituais dos Graus mais baixos.

No Antigo Aeon, a Morte era o ponto crucial do Sistema; daí as lendas de Osiris, Hiran, "Jesus", Atthis, etc. - A lenda está perfeitamente apresentada na Câmara do Meio (Maçonaria Osiriana), quando Hiran é assassinado por Três Companheiros. Atualmente, sabemos ser a Morte uma ilusão criada pelo ego. Portanto, no Novo Sistema, Vida e Morte são encaradas como um fenômeno contínuo. Este novo ponto de vista deve ser estudado e meditado nos escritos de Crowley e outros autores que conseguiram apreender o problema (Ver especificamente " Pequenos Ensaios Em Direção A Verdade"). Porém, segundo alguns autores a personalidade de Crowley falhou em perceber um Sistema Iniciático (maçônico) fora do perfil postulado pelas Antigas Ordens Iniciáticas; motivo pelo qual ele perpetuou o Antido Sistema descrito em "O EQUINÓCIO" - Vol. III N.1. É também importante verificarmos que Crowley também não conseguiu mudar a "lenda do Terceiro Grau", que continua girando em torno de um assassinato, só mudando o nome do personagem morto.

Karl Germer, também, por sua vez, manteve o Antigo Sistema. Aliás Germer praticamente "esqueceu-se" da OTO em todos os sentidos.

Fonte: http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/ensaios/thor_10_6.htm

... "segredo". Certamente o grau não é uma explicaçãozinha no papel. É realmente muito ingênuo achar que um "segredo" possa estar na internet, num pergaminho ou num Liber Null (por melhor que seja esse texto). O segredo está no entendimento e prática daquilo, e é muito engraçado ver pessoas tagarelando sobre IX grau na internet, enquanto falar de sucesso em pranayama é uma coisa distante para elas.

Concordo plenamente... mas... por que Reuss teria se incomodado tanto com o Liber 333 entao?

E tagarelar sobre o IX grau na internet e pessoalmente ou por escrito via carta, nao difere muito no meu ponto de vista, com excessão do meio utilizado!

E qaunto a falar em pranayama...

Bem no inicio desse topico eu avisei que isso não dava "ibope"![:)]

A maioria das pessoas aqui parece nao estar interessada nesse tipo de assunto!^

Pelo menos nao de discuti-lo aqui! [:D]

"Porém, segundo alguns autores a personalidade de Crowley falhou em perceber um Sistema Iniciático (maçônico) (...)"

  • Opinião desses "autores" (seria interessante que eles fossem especificados, mas falar de modo genérico é bem mais fácil e evita consulta).

Na verdade, esse texto tenta justificar por que Motta começou a refazer os graus da OTO, de acordo com seus próprios critérios.

"Crowley também não conseguiu mudar a "lenda do Terceiro Grau", que continua girando em torno de um assassinato"

Acho que esse trecho é explicado pelo que segue abaixo, que você mesmo nos trouxe:

"Portanto, no Novo Sistema, Vida e Morte são encaradas como um fenômeno contínuo"

... São apenas modos diferentes de se compreender a Morte. Esta força ainda existe - como, por exemplo, é representada na carta do Tarô. Mas o que ela quer dizer? Como o indivíduo a experimenta? Aí que a coisa muda.

Sobre o que dá ou não da IBOPE, acho que assuntos práticos deviam ser mais debatidos sim, mas também não serei eu que vou dizer o que deve interessar ou desinteressar as pessoas, até porque cada um sabe o que faz ou o que deixa de fazer.

93.

João do Banjo.

Opa, tinha esquecido de responder algo:

"Concordo plenamente... mas... por que Reuss teria se incomodado tanto com o Liber 333 entao?"

Sei lá. Pode ter sido só uma historinha pra enfeitar o encontro dos dois.

João do Banjo.

Desculpa, deixei mais coisa sem responder, mas vamos lá:

"No Sistema Original da OTO, da qual Crowley foi líder da facção aceitando a Lei de Thêlema como base para trabalho, apoiava-se sobre uma estrutura inteiramente maçônica. Crowley ***não* **alterou tal estrutura, muito embora tenha refeito os Rituais dos Graus mais baixos."

Ué, isso só significa que ele manteve a estruturação em graus sucessivos. Não indica a presença de uma mentalidade maçônica.

Na verdade, a A.'.A.'. segue basicamente o mesmo esquema que a Golden Dawn, o que significa que a "estrutura" é a mesma desta ordem osiriana. No entanto o conteúdo de ambas é bem diferente, do mesmo modo que se pode constatar com o trecho "embora tenha refeitos os Rituais...", o que muda tudo.

Um abraço.

João do Banjo.

Realmente, dizer que a OTO é uma Ordem Osiriana, facilmente dá abertura a se dizer o mesmo em relação à A:.A:., tanto é que há uma linhagem da A:.A:. que tem uma abordagem diferente em termos de estrutura com a finalidade de melhor refletir os textos dos livros sagrados de thelema, em especial o Livro da Lei.

Em termos de fonte de informação, em relação ao site do http://www.astrumargentum.org tem diversos erros e varios dos textos são de algum modo tendenciosos ao ponto de serem manipulativos em termos de fatos, por exemplo:

'1995

  • Euclydes recebe uma delegação da O.T.O. Californiana (vulgo Califado) para ser iniciado na mesma. A iniciação não se completa, sendo apenas a de Minerval, por motivos de saude e reconhece como um ato mágico a não união com este grupo devido ao atrito dos mesmos com Adjuvo no passado.'

Nem sequer vou comentar aqui a parte escrita que omite e altera o que de fato aconteceu nessa acasião. Apenas vou apontar 1 detalhe:

  • Já reparou na foto que eles colocam da delegação?

http://astrumargentum.org/arquivos/ht/imagens_ht/thor_otoc.jpg

Engraçada né?... mas parece estranha o formato não faz sentido.

E que tal esta?

http://www.scarletwoman.org/scarletletter/v3n2/v3n2_outofmymind.html

http://www.scarletwoman.org/scarletletter/v3n2/images_v3n2/brazil.gif

Pois é, porque haveria alguém de cortar a imagem e colocar online uma manipulação de algo?

Quando alguem faz isto então fica difícil não duvidar de todo o resto.

Sobre a questão da Morte, bem eu nunca fiz esse rito de que fala mas imagino que tendo tão forte opinião já passou por essa iniciação especifica, mas não é porque estamos no Aeon da Criança Coroada que a Morte deixou de existir, apenas o seu entendimento é diferente.

Já agora apesar de não saber o que se passa nesse grau mencionado, pesquisei um pouquinho e no Livro do Lon Duquette 'Magick of Aleister Crowley' encontramos o seguinte:

  • 0º - The Ego is attracted to the Solar System

  • Iº - The Child experiences Birth

  • IIº - The Man experiences Life.

  • IIIº - He experiences Death

Não diz que ele morre e acabou. E tem mais:

  • IVº - He experiences the World beyond Death

  • P.I. - This entire cycle of Point-Events is withdrawn into Annihilation.

Me parece bem diferente do que esse texto do site que colocou, e bem diferente do conceito Osiriano Maçonico.

L-L-L-L

Sorath

Olá Sorath,

Estranho, realmente cortaram a esposa do Euclydes, a menininha e a moça da foto.

Por que fariam isto?

93.

João do Banjo.

Oi João do Banjo,

Vai ver o scanner estragou... LOLOLOL!!! [:lol:]

Pois é, cortaram a esposa de Euclydes e cortaram (pelo que está escrito no site com essa imagem) a Marisol, se não me engano é a atual Representante do Frater Superior no Brasil.

Engraçado, porque alguém iria retirar da foto do primeiro grupo de iniciados da O.T.O. em terras brasileiras, a esposa de Euclydes e a pessoa que hoje é a lider da O.T.O. no Brasil?... dá que pensar.

E lendo o artigo abaixo da imagem, dá para facilmente entender que na verdade foi o Carlos e a Marisol que receberam os Iniciadores em seu apartamento e não Euclydes em sua Casa. Mas pronto, isso é conversa para outro lugar.

L-L-L-L

Sorath

Na verdade, a A.'.A.'. segue basicamente o mesmo esquema que a Golden Dawn, o que significa que a "estrutura" é a mesma desta ordem osiriana. No entanto o conteúdo de ambas é bem diferente, do mesmo modo que se pode constatar com o trecho "embora tenha refeitos os Rituais...", o que muda tudo.

Quer dizer que a diferença entre a Golden Dawn e a A.: A.: é apenas os "rituiais dos graus mais baixos"?