Lorkshem,
93.
Há muita diferença nos entendimentos de cada um.
Por exemplo, o Kenneth Grant (OTO Tifoniana) foi expulso por Karl Germer porque estava revisando os rituais sem autorização do OHO, além de ter associado sua Loja Nova Ísis à Fraternitas Saturni, também sem autorização do OHO.
Depois que ele foi expulso (e ignorou a expulsão, dizendo que nunca tinha reconhecido a autoridade de Germer -- podes achar as cartas na internet), ele se nomeou OHO e comçou a desenvolver um trabalho bem diferente do que havia. Ele aboliu a Missa Gnóstica (que segundo Crowley era o rito público central da OTO) e transformou seu sistema em algo mais parecido com a A'.A.', dissolvendo todo caráter maçônico de graus ritualísticos etc. Também incorporou conceitos do Austin Osman Spare (o que eu acho uma boa coisa), mas ao meu ver viajou bastante na maionese com conceitos alienígenas e "transplutonianos". Segundo ele, a entidade LAM seria alguma coisa "espacial"...
Eu diria que o Grant seguiu uma linha bem pessoal dele, o que é interessante, mas realmente com quase nada a ver com a OTO pensada por Crowley, mto menos por Reuss.
O Marcelo Motta criou a SOTO (Society Ordo Templi Orientis), mas acabou se tornando algo insustentável por se basear estritamente na figura do Motta. E se você estudar a história dele vai ver que era realmente alguém difícil.
O Metzger na Suíça: ele tinha contato com Frederic Mellinger e, quando Germer morreu, Metzger se intitulou OHO da Ordem baseado num conclave feito com os seus próprios membros de loja na Suíça, recebendo por isso um belo esporro de Mellinger, que o havia introduzido à Ordem. Mas eu realmente não sei que tipo de trabalho ele desenvolvia/desenvolve lá; acho que falta muita informação a respeito dele.
A OTO que acabou sendo reconhecida e cresceu mais difundidamente, revitalizada pelo Grady McMurtry + Phyllis Seckler, manteve uma proposta mais próxima a do Crowley, que como ele mesmo expressou era o treino sucessivo até a "revelação do segredo central", com a Missa Gnóstica como ritual público etc.
De uma carta Crowley - Germer, explicando esse ideal que vc pergunta:
O Segredo é a base e você precisa selecionar as pessoas certas. Você pode pegar pessoas de fora; mas todos que tiverem qualquer envolvimento conosco devem fazer uma aceitação formal do AL e uma renúncia formal das idéias denunciadas no AL 49–56, Cap. III. Então virá a Nova Ordem Social pelas linhas dadas nos livros LII, CI, CLXI e CXCLV (ver Equinócio III. 1, pp 195–246) e o mesmo em Equinócio III. 2 – esse volume não está em minhas mãos nesse momento. A base geral de associações públicas é a Missa Gnóstica. (...)
Fonte: http://www.otobr.com/oto.php > Sucessão após Crowley.
O texto que contém a versão do Motta para o ocorrido é "Os serviços de inteligência não são inteligentes", facilmente achado na Internet.
No site do Peter Koenig tem algum material de cartas trocadas, e são geralmente num contexto que favorecem o Kenneth Grant. Mas com esse site específico me parece ser preciso especial cuidado porque, como já foi dito, ele omitiu fatos bastante importantes.
Boa leitura.
João do Banjo.